Nesta quarta-feira,06, chega ao fim a reunião nacional sobre vigilância epidemiológica da sífilis e do HIV no Brasil situação e tendências. A atividade que começou ontem, 05, conta com participação do Cosems/BA, representado pela secretária de Saúde de Porto Seguro, Edna Alves.
O evento tem como objetivo central a discussão e aprofundamento sobre o cenário nacional da transmissão vertical da sífilis e do HIV. A pauta inclui também questões relacionadas às diretrizes nacionais da vigilância epidemiológica e a atualização dos profissionais da área de vigilância e análise básica de informações epidemiológicas.
Edna Alves destaca que nesta quarta-feira a reunião teve como foco a mobilização nacional e aprimoramento da vigilância com a redução da transmissão vertical da sífilis e do HIV. Edna destaca números apresentados na atividade, que dão conta que em 2015, no país, 827 mil pessoas foram infectadas pelo HIV e apenas 455 mil estão em tratamento, sendo que a estratégia do MS é que atingir a totalidade dos infectados com o tratamento.
A secretária lembra ainda que é elevada a taxa de detecção de sífilis em gestantes, bem como a incidência da doença de forma congênita em menores de 1 ano. Para ela, a prevenção é a melhor forma de vencer os desafios, identificar as lacunas, oferecer assistência e mudar essa realidade.