A última sexta-feira de janeiro foi marcada por duas grandes entregas que vão reforçar a Saúde pública da Bahia: a inauguração do 1º hospital público de cuidados paliativos do Brasil e a entrega de 170 ambulâncias para o SAMU 192. A presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, participou das solenidades juntamente com os ministros da Saúde, Nísia Trindade, e da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, dentre outras autoridades.
O Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos, implantado em prédio histórico de 1853, onde funcionava o antigo Hospital Couto Maia, marca um avanço inédito na saúde pública do país, focando na qualidade de vida de pacientes com doenças graves, crônicas ou ameaçadoras da vida. A unidade conta com 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem, laboratório e áreas voltadas à telemedicina e pesquisa.
A entrega de ambulâncias foi a maior já realizada do Nordeste. Dos 170 veículos para o SAMU 192, 80 ficam na Bahia, beneficiando 73 municípios e ampliando o atendimento de emergência em todo o estado, e o restante será entregue para os outros oito estados do Nordeste.
Excelência e humanização
O hospital oferecerá atendimento integral a mais de 2 mil pacientes por mês, incluindo consultas em especialidades como cardiologia, pneumologia, psiquiatria, nutrologia e neurologia, bem como unidades específicas para terapia da dor e apoio ao luto. Com uma abordagem multidisciplinar, o equipamento também atuará como centro de ensino e pesquisa, capacitando profissionais de saúde para atuar na área de cuidados paliativos.
Com o avanço das políticas públicas voltadas à saúde integral, o Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos se torna uma referência nacional. A inauguração consolida o compromisso do Governo da Bahia em liderar iniciativas inovadoras na saúde, colocando a humanização no centro das políticas públicas.