A presidente do COSEMS Bahia, Stela Souza, participou nesta quinta-feira (25) do lançamento do Aplicativo Cegonha, no Ministério Público da Bahia, no CAB, em Salvador. A presidente celebrou a iniciativa e ressaltou a importância de transformar dados em informações que empoderem mulheres, fortaleçam as políticas públicas e qualifiquem a gestão do SUS.
Gratuito e de fácil acesso, o Aplicativo Cegonha oferece às gestantes informações sobre os exames e consultas essenciais durante o pré-natal, conforme o tempo gestacional e as diretrizes do SUS. A ferramenta também envia notificações sobre direitos durante a gestação e abre um canal direto com o Ministério Público para denúncias, incluindo casos de violência obstétrica, fortalecendo a rede de proteção às gestantes.
Iniciativa do MPBA, o aplicativo Cegonha é uma ferramenta digital que poderá ser utilizada por gestantes da rede pública e privada para o acompanhamento de vacinas, consultas, exames e informações essenciais durante a gestação, parto e pós-parto. A proposta é fornecer autonomia e segurança às gestantes, evitando complicações e mortes decorrentes da falta de assistência adequada durante a gravidez.