A fibromialgia é uma síndrome reumática que atinge principalmente mulheres que se manifesta com dor no corpo, associada a sintomas como cansaço, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais e nem sempre se manifesta de visível a outras pessoas, o que resulta muitas vezes em falta de acolhimento e sensação de solidão. Por esta razão, os pacientes acometidos pela fibromialgia, necessitam de um cuidado amplo, abordando a questão médica e terapêutica convencional, atendimento multidisciplinar, ferramentas alternativas de tratamento, acolhimento social e garantia de direitos. Neste sentido, buscando garantir esses direitos, o Programa Municipal de atenção aos pacientes portadores de Fibromialgia de Alagoinhas foi implantado e busca fornecer cuidado integral, longitudinal e em rede, abordando todas as complexidades multifatoriais inerentes a doença e as diversas necessidades individuais e coletivas dos pacientes. O presente projeto tem como objetivo apresentar a experiência do município, após a implantação do programa e os resultados obtidos na qualidade de vida dos usuários assistidos.
Geral: Ofertar um cuidado humanizado, integral e em rede, com garantia de direitos aos pacientes acometidos com Fibromialgia. Específicos: Melhorar a qualidade de vida dos usuários Promover ações para cuidado físico e mental Implementar terapêuticas não-farmacológicas alternativas para controle de sintomas Tecer uma rede de cuidado e amparo mutuo e coletivo Garantir direitos sociais.
O Programa Municipal de Atenção aos pacientes portadores de Fibromialgia de Alagoinhas, foi iniciado em Junho de 2022, na Policlínica Municipal, com a disponibilização de consultas médicas com o reumatologista. Porém com o reconhecimento das necessidades diversas dos usuários, houve a necessidade de aumentar o escopo de ofertas, visando a promoção de um cuidado de forma integral. Para ofertar o cuidado de forma qualificada, o programa conta com uma equipe composta por psicólogos, psiquiatras, nutricionista, assistente social, ortopedista e reumatologista, além de todo o ambulatório de especialidades e exames da policlínica municipal. O primeiro acesso, acontece através da Central de Regulação Municipal. Após confirmação do diagnóstico, são garantidos os todos os atendimentos e exames, bem como, as consultas de retorno. Para além disto, os pacientes que necessitam de outros serviços que não ofertados na Policlínica, são referenciados para os demais pontos da Rede. Pensando na ampliação das ferramentas terapêuticas, também são ofertados: nutrição integrativa, atendimento grupal terapêutico em psicologia, sessões de auriculoterapia, aromaterapia, eventos coletivos (Dia D), grupo de WhatsApp para compartilhamento de informações, fornecimento da carteira de identificação que garante o direito a atendimento preferencial nas filas e atendimento prioritários, conforme Lei Federal nº 1048/2000 e a lei Municipal nº16/2022, e amparo social para questões de benefícios.
O Programa Municipal de Atenção aos pacientes com fibromialgia no município de Alagoinhas vem se consolidando como uma ferramenta importante de cuidado integral e garantia de direitos. O resultado é promoção da qualidade de vida e, consequentemente, a satisfação dos usuários assistidos pelo programa. Aliado a isto, existe o senso de acolhimento e pertencimento coletivo, mudanças nos hábitos de vida, melhoria na capacidade de realização de atividades da vida diária, rede de apoio mutuo, redução da invisibilidade comum aos portadores da síndrome, entendimento do indivíduo de forma holística, diagnósticos precoces e tratamento médico de qualidade, acolhimento de todos os usuários com suspeita de fibromialgia para encaminhamentos e atendimentos, oferta de consultas nutricionais individualizadas focadas em redução da inflamação corporal, oferta de PICS com ótima aceitação e resultados, demonstrando a integralidade do cuidado. Já foram ofertadas desde o inicio do programa, até o momento, mais aproximadamente 700 consultas com reumatologista, 320 consultas individuais em psicoterapia, 122 consultas em nutrição integrativa com entrega de plano alimentar individualizado, mais de 200 sessões de auriculoterapia, realizados 4 grupos terapêuticos de psicoterapia aliada a PICS, além de eventos grandes como o Dia D, audiências publicas e blitz de conscientização.
Compreende-se que o Programa Municipal de Atenção aos pacientes com fibromialgia no município de Alagoinhas vem se consolidando como uma ferramenta importante de cuidado integral e garantia de direitos, por olhar de forma ampla as necessidades de cada usuários, buscando amparar, cuidar, acolher e confortar. Relatos como: “Queria agradecer primeiramente a Deus! A vocês responsáveis pelo grupo… Eu não tinha mais esperança nenhuma de conseguir minha consulta. Vocês me ajudaram muito. Eu estou com artroplastia na coluna e estava sem remédios, sem tratamento e estava sendo muito difícil pra mim. Hoje eu tenho remédio, tenho um tratamento e até um relatório que nunca tinha conseguido desde os 14 anos de idade, ainda peguei minha carteirinha… O meu sonho era ser curada mas se Deus não quis assim, eu sigo em paz com um acompanhamento digno” da paciente Jaciane Barbosa, reforçam que estamos no caminho certo. O desejo é que o programa permaneça sendo essa luz no fim do túnel para pessoas que estavam invisíveis em meio a sua dor física e emocional, solitárias e sem cuidados. Se não houver cura, que haja conforto.