DA MATA À CAATINGA, O CUIDADO PARA ALÉM DAS DISTÂNCIAS: A ATENÇÃO À SAÚDE NA ZONA RURAL DE JEQUIÉ/BA

Apresentação

O município de Jequié/BA possui uma extensão territorial de 2.969,039 km2 (IBGE 2022). Destes, uma extensa área encontra-se compreendida na Zona Rural, contemplando os biomas de mata atlântica, mata cipó e caatinga. Subdividida em 08 distritos, conta ainda com aproximadamente 60 povoados, havendo que distam aproximadamente 70 km da sede. Na saúde pública, a distância georgráfica configura-se como uma barreira de acesso, na zona rural soma-se a outros fatores, como chuvas, difícil acesso, ausência de transporte público, os quais corroboram para dificuldades na busca pelos serviços. Assim, de maneira a transpor barreiras e vencer os desafios, visando assistir aproximadamente 10.000 pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a expansão das Equipes da Zona Rural, compostas por enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos e auxiliares, bem como agentes comunitários, a fim de promover o atendimento de saúde às populações residentes nestas regiões. Tais comunidades contam com o atendimento das equipes itinerantes, com a prestação de serviços de: exame pré-natal, preventivo, CD, HIPERDIA, vacinação, distribuição de medicamentos, além de coletas laboratoriais, onde as equipes possuem processo de trabalho itinerante que permite o alcance periódico de tais comunidades, havendo aindo os ACS residentes nas localidades, atuando como elo entre a comunidade e os demais profissioanis de saúde, possibilitando a assistência e o cuidado em saúde de maneira efetiva e equânime.

Objetivos

Geral Transpor as barreiras de acesso a fim de viabilizar a assistência à saúde das populações residentes nas diversas áreas da zona rural do município de Jequié/Ba. Específicos Ampliar o número de equipes de saúde itinerantes da zona rural, a fim de promover a ampliação dos atendimentos e expansão do alcance às localidades Assegurar a periodicidade dos atendimentos realizados nas localidades mais remotas do município, de maneira a promover a equidade, garantindo a continuidade do cuidado em saúde Viabilizar a logística operacional de modo a dotar as equipes das condições necessárias ao seu deslocamento, permanência e execução das ações de saúde propostas, nas localidades pré-estabelecidas.

Metodologia

No município de Jequié, a rede básica presta os serviços de atenção primária à saúde da população, e está distribuída de forma a cobrir as áreas urbanas e rurais do município. Na zona rural, até 2021 contavam com 04 equipes, contudo, a partir da imprescindível necessidade de ampliação do alcance, este número foi ampliado para 07 equipes. Dentre os 08 distritos e demais povoados, a municipalidade conta com a existência posto de saúde em 19 localidades. Contudo, nas outras áreas onde não há estrutura física, as equipes contam com a cooperação interinstitucional, a partir da qual têm estruras de salas anexas à escolas municipais, associações de moradores e/ou espaços particulares, os quais são disponibilizados para a realização das consultas e procedimentos de saúde. As equipes contam ainda com a existência de duas unidades móveis de saúde, próprias, do tipo ônibus, sendo: um Expresso da Saúde, veículo dotado de um consultório médico e um consultório ginecológico, ambos estruturados de mobílias e equipamentos necessários aos atendimentos e segundo o Odontomóvel, veículos dotado de dois consultórios odontológicos devimente equipados. Sobremaneira, tais unidades móveis possibilitam os atendimentos e procedimentos de saúde nas localidades onde as equipes não contam com a existência de estruturas físicas. Há ainda uma unidade odontológica móvel tipo van, que possui um consultório, a qual é deslocada para as localidades de dificíl acesso, onde não há trafegabilidade do ônibus.

Resultados

A partir do reconhecimento de que o número de equipes era insuficiente, dificultando o alcance das áreas mais remotas, bem como compromento a continuidade do cuidado em razão da ausência de periodicidade regular dos atendimentos, houve o entendimento do gestor saúde da imprescindível necessidade de ampliação do número de profissionais ao seguimento da zona rural, Assim, houve a ampliação para 07 o número das equipes, bem como a reestruturação das equipes pré-exitentes, dotando-as das essenciais condições para a prestação de serviços de saúde às comunidades rurais. Concomitantemente fora assegurado a disponibilidade de equipamentos eletrônicos (tablets) aos agentes comunitários de saúde (ACS) e notebooks aos demais profissionais, de maneira a assegurar os adequados registros dos atendimentos realizados, garantindo a fidedignidade dos relatórios da produção de serviços, permitindo assim melhor avaliar o alcance bem como as reais necessidades de saúde de tal população. Como resultados, para além da elevação dos níveis de satisfação da população quanto ao serviço de saúde, foram observados significativas melhorias das condições crônicas de saúde de tal população, melhoria nos indíces de efetividade do planejamento familiar, ampliação da qualidade da atenção ao pré-natal, aumento dos índices de vacinação, dentre outros, vindo a potencializar a produção de serviço das equipes, refletidas nas avaliações quadrimestrais.

Conclusões

A Prefeitura de Jequié disponibiliza, através da Secretaria de Saúde, o atendimento de saúde à Zona Rural, com a equipe do PACS/ZR, enfrentando os desafios da distância e acessibilidade, com a missão de cumprir às visitas domiciliares levando procedimentos e serviços de saúde diversos à exemplo exames médicos, preventivos, orientações e palestras educativas, fortalecendo elos entre a comunidade e os serviços de Saúde que o município dispõe, resgatando a cidadania e a qualidade de vida desses moradores.