CINE SUS JANDAÍRA: INFORMAÇÃO, DIVERSÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA COMUNIDADE.

Apresentação

O município de Jandaíra-Ba, está localizado a cerca de 200 Km de Salvador-Ba e 140 Km de Aracaju-Se, pertence à Macrorregião de Saúde Nordeste, possuindo 9.285 habitantes (IBGE, 2022). O sistema de Saúde local é formado por 04 Unidades de Saúde da Família (USF), sendo 02 na Zona Rural (USF Agnaldo França e USF Alcides de Aguiar Leite) e 02 na Zona Urbana (USF Maria do Carmo dos Santos e USF Mãe Benzinha), contando também com 06 unidades satélites e 01 equipe E-multi e 04 salas de vacinas que estão localizadas nas Unidades de Saúde da Família. A inclusão da estratégia do Cine SUS como ferramenta de cuidado, além de permitir o alcance do seu caráter instrutivo e de promoção sobre temáticas de defesa e discussão no Sistema Único de Saúde, também despertou curiosidades e promoção de lazer em uma comunidade em que poucas pessoas possuem a cultura e/ou não conhecem a comunicação transmitidas em grandes telas. Desse modo, esta proposta integradora surge do despertar quanto a necessidade de ampliar a comunicação em saúde para a comunidade Jandairense.

Objetivos

Este relato tem como objetivo descrever a experiência de comunicação e promoção da saúde sobre questões relevantes, por meio da inclusão e uso de ferramentas estratégicas do tipo cinema, que ficou conhecido como Cine SUS do munícipio de Jandaíra-Ba.

Metodologia

O projeto Cine SUS foi planejado e elaborado, coletivamente, durante as reuniões de gestão, ocorridas com o secretário municipal de saúde e as respectivas coordenações envolvidas na rede de saúde do município. A definição das temáticas foi elaborada de acordo com a relevância epidemiológica, o cenário de saúde pública e, principalmente, a dinamicidade e características do território. Após aprovação, a proposta foi apresentada para apreciação, bem como desenvolvida em parceria com diferentes atores do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Educação.Ao todo foram realizadas 02 sessões entre o período de março de 2023 a abril de 2024. A divulgação e os convites, para a comunidade em geral, foram entregues por meio da divulgação em redes sociais e pelos Agentes Comunitários de Saúde. Para que a ideia se aproximasse com cenário de cinema, as sessões foram realizadas, estrategicamente, em espaços abertos e com pouca luminosidade vedadas com tecidos, exposição de tela com projeção ampliada e disposição de cadeiras enfileiradas, bilheteria com acesso gratuito para todas as pessoas interessadas, bem como a oferta de pipoca. As temáticas apresentadas foram sobre a história das políticas públicas no SUS e a Dengue, sendo esta, no atual cenário da saúde pública, urgente, relevante e necessária Após a exibição dos filmes, foi garantido o tempo para mediação de diálogo e compartilhamentos das temáticas entre profissionais de saúde e os participantes.

Resultados

A primeira edição contou com cerca de 102 participantes, e ocorreu durante o primeiro dia da Conferência Municipal de Saúde, o documentário escolhido foi “Políticas de Saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde”, que retrata a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), e os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas. Após a exibição do filme, observou que a comunidade participou ativamente na definição das prioridades de saúde, com mais autonomia para discutir e deliberar sobre questões de saúde. O documentário e a discussão enfatizou a importância da participação social, além de incentivar a população a exercer seu papel nas tomadas de decisões em nível de gestão dos serviços de saúde, estimulando o controle social no SUS. Já em sua segunda edição, com participação de aproximadamente 70 pessoas, o documentário escolhido foi “Mosquito: Uma ameaça no ar”, abordando a questão das arboviroses, destacando a importância da prevenção e do combate a doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, a zika e a chikungunya. Levando em consideração que o Brasil, atualmente vive uma epidemia de dengue, e o município de Jandaíra no ano de 2023, notificou 172 casos suspeitos, sendo declarado epidemia pelo Estado. O documentário contribui muito para a conscientização da população sobre a importância do cuidado diário nos domicílios, para eliminação dos possíveis criadouros e evitar a sua proliferação, evitando assim o aumento nos números de casos.

Conclusões

O Cine SUS demonstrou ser uma ferramenta poderosa para promover a conscientização, a participação e o empoderamento da comunidade em questões de saúde pública. Como a cidade não possui cinema, esse projeto preencheu durante sua realização uma lacuna cultural do município, como algo inusitado, oportunizando as pessoas a experienciar a vivência diferenciada do cinema. A ação passará a fazer parte do cronograma das atividades da secretaria de saúde, além da parceria para realização nas atividades de Programa Saúde na Escola.