A E_MULTI E UM NOVO OLHAR PARA AS DOENÇAS CRÔNICAS

Apresentação

Acajutiba é um município do interior e leste do estado da Bahia, de pequeno porte, com uma população de 15.214 habitantes em 2021 e uma área de 181,475 km². A rede assistencial conta com 07 ESF, 01 Centro de Especialidades, 01 Laboratório municipal e 01 Unidade Mista de 24h. As doenças crônicas são caracterizadas por serem doenças que possuem um lento desenvolvimento e uma longa duração, muitas delas ainda não possuem cura. São categorizadas por dois tipos: doenças crônicas não transmissíveis e as transmissíveis. As DCNT’s, segundo IBGE, representam 70% das mortes no Brasil, esses tipos de doenças estão em sua maioria associadas a idade elevada ou ao estilo de vida da pessoa, como má alimentação, estresse e sedentarismo, aspectos presentes na sociedade atual. No município, as principais DCNT’s são hipertensão, Diabetes e Sobrepeso, que corresponde a 24,66% da população, destes: 953 diabéticos, 2061 hipertensos e 739 com sobre peso. Neste sentido, buscando estratégias para qualificar o acesso e cuidado para esse público, através da e_multi, iniciou o Projeto “Um Novo Olhar para as Doenças Crônicas” para as citadas acimas. Dito isto, apresentamos as ações desenvolvidas pela equipe e_multi e nutricionistas municipais como uma forma de melhorar as condições de saúde e qualidade de vida dos pacientes diabéticos, hipertensos e com sobrepeso, com o olhar do nutricionista e do educador físico para reeducação alimentar e sedentarismo.

Objetivos

Integrar a e_Multi para atuar de maneira complementar e integrada à Atenção Primária a Saúde, com atuação corresponsável pela população em apoio as UBS Implementar ações integradas e sustentáveis para o cuidado integral e os fatores de risco, realizando a atenção a saúde e fomentando a mudança de hábitos como estratégias de promoção, proteção e recuperação da saúde, voltando aos índices considerados padrão para os pacientes acompanhados na atenção primaria Estabelecer ações em promoção à saúde em grupos populacionais doentes e saudáveis para prevenir, controlar e tratar doenças crônicas não transmissíveis. DIABETES: promover a saúde e o bem-estar por meio de atividades educativas e de promoção de hábitos saudáveis, evitando agravos da doença – HIPERTENSÃO: auxiliar pessoas hipertensas a controlar a pressão arterial, através de atividades educacionais e de promoção de hábitos saudáveis – OBESIDADE: auxiliar pessoas com excesso de peso a alcançarem um estilo de vida mais saudável.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência, através das ações realizadas pela equipe e-Multi. Inicialmente foram realizadas reuniões da e_multi com os agentes comunitários de saúde, divulgação do projeto, na seleção do público houve triagem realizada pelo responsável do projeto e os agentes comunitários de saúde, que já haviam realizado busca ativa com entrega de convite físico Ocorreu a reunião com pacientes para acolhimento e explicação de como iria funcionar as atividades, a formação dos grupos nas unidade de saúde e cronograma da equipe. As ações ocorrem da seguinte forma: O nutricionista realiza encontros semanais para as verificações antropométricos e índices corporais, rodas de conversas e oficinas estimulando a alimentação saudável e como alimentar-se adequadamente para a patologia, com o alimento que tem em sua residência. O educador físico realiza aulas de zumba de segunda a sexta feira nas localidades das unidades de saúde, as 06h da manhã, incentivando a saída do sedentarismo e assim contribuir no controle das referidas doenças. Oferecendo nas atividades, seja individual ou em grupo os seguintes serviços: •Aferição de Pressão e Glicemia •Educação em Saúde •Prescrição de Exames •Avaliação Antropométrica •Entrega de Plano Alimentar •Educação dm Mentalidade Positiva •Lanche Saudáveis •Encaminhamento para Atendimentos Individuais As atividades são realizadas semanalmente em cada localidade previamente agendada.

Resultados

Com a implantação do projeto foi observado: a Adesão e manutenção dos pacientes nos grupos com o nutricionista e com o educador físico, uma melhor adesão ao tratamento medicamentoso e alimentar, melhoria dos hábitos alimentares, com adoção de uma dieta mais saudável e balanceada Aumento da prática de atividades físicas, contribuindo para a redução da obesidade e melhoria do controle da diabetes e hipertensão Melhoria do controle da glicemia e da pressão arterial, com redução de riscos de complicações e melhoria da qualidade de vida Maior adesão da população aos serviços da atenção primária Feedback positivo da população em relação as atividades ofertadas pela equipe Diminuição dos números de atendimento na unidade de urgência/emergência por complicações das doenças crônicas. Para o município teve um aumento dos Indicadores do Previne Brasil Padronização dos serviços de saúde na atenção primaria em todo território municipal e contratação de profissionais de nível superior de acordo com as demandas identificadas pelo e-Multi. Além do resultado qualitativo, tivemos um resultado quantitativo significativo nesse primeiro ciclo do projeto que aconteceu nos meses de junho a outubro de 2023. Uma Média pessoas de 400/mês, envolvendo 8 comunidades e uma média de 50 pessoas por comunidade. No total dos 04 meses de projeto tivemos: – 1600 atendimentos. – 1500 planos alimentares e lista de compras entregues ⁠1500 avaliações antropométricas – ⁠1200 prescrição de exames.

Conclusões

Cremos que a retomada das equipes multiprofissionais é uma estratégia para promover o cuidado integral da população, contribuindo para ampliar o escopo de práticas e a resolubilidade da APS. A intervenção no cuidado ao paciente hipertenso, diabético e sobrepeso, através de reuniões semanais, o acolhimento humanizado, a troca de experiências e o entender a vivencia de condições financeiras e hábitos culturais, mostrou-se uma ferramenta efetiva gerando uma maior participação dessa população, promovendo o autocuidado através da troca de experiências entre os participantes e profissionais da saúde. Em conclusão, destaca-se o valor da condução de cada caso, com importância devida a cada indivíduo e seus relatos de vivência levou a adesão, manutenção e implementação dos grupos de doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida dos portadores destas doenças.