VIGILANCIA SANITARIA: PARCERIA ESTRATÉGICA NO COMBATE AO AEDES AEGYPT

Apresentação

Esse ano tem uma questão que são os sorotipos circulando ao mesmo tempo, temos maior circulação do 3 e do 4, por exemplo. Isso pega uma população muito desprotegida, porque você tem a entrada de novos sorotipos entre pessoas que estavam há muito tempo sem ter contato com a doença, diz Mauro Teixeira, professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Dengue. A Bahia, também, foi um dos estados brasileiros bastantes afetados com os casos de dengue. De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da SESAB, foram notificados 114.809 casos prováveis de Dengue na Bahia até o dia 7 de abril de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 809,7 casos/100.000 habitantes.Ainda de acordo com a Secretaria cerca de 265 municípios encontram-se em estado de epidemia e 18 em alerta. O município de Rafael Jambeiro está entre os que enfrentam a curva crescente que nos coloca no status de epidemia com a soma, até 09 de abril de 2024, de 209 notificações, sendo 133 casos não encerrados, 34 confirmados e 36 descartados. Essa condição nos impulsionou a fortalecer as estratégias existentes através dos ACE e criar novas possibilidade de enfrentamento a essa condição com a intervenção da VISA- Vigilância Sanitária enquanto parceira das demais vigilâncias.

Objetivos

Geral Informar a sociedade acerca da adoção de condutas e práticas de enfrentamento ao Aedes aegypti. Específicos -Prestar informações técnicas sobre possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti nos domicílios e casas fechadas e/ou abandonadas, terrenos baldios e lixo a céu aberto -Reduzir a incidência de dengue, zika e chikungunya.

Metodologia

Buscando contribuir com a curva crescente dos casos de dengue no município, a equipe da VISA, se somou ao protagonismo da VIEP- Vigilância Epidemiológica a fim de intensificar as estratégias adotadas no combate ao Aedes. O município apresenta característica de população flutuante, que passam parte dos dias trabalhando, sendo o retorno aos finais de semana e por esse motivo um volume de casas fechadas e com quintais precisando de cuidados frente a criadouros do mosquito, além disso foram identificados terrenos baldios com acumulo de lixo facilitando a reprodução e como estratégia foram realizados mutirões informativos , com distribuição de panfletos educativos e visitas da equipe da VISA sinalizando que o monitoramentos seria constante a fim de garantir a saúde da população e após a etapa educativa a notificação que tem caráter inibidor. Outra estratégia que vem surtindo efeito são as visitas a Feira livre, orientando os barraqueiros quando a higiene do local após a finalização das vendas e as causas da dengue que podem evoluir de simples a grave em pouquíssimo tempo.

Resultados

A VISA apresenta uma característica que imprime respeito no bojo da sociedade, sendo essa condição característica importante e estratégica no quesito orientar quando a mudança de hábitos da população que por vezes não alcança a preocupação necessária com as medidas preventivas que combatem o aedes. Essa parceria da VISA com a VIEP amplia a possibilidade de criarmos uma frente de combate ao mosquito além de estimular os cuidados com a saúde e a motivação para a imunização. Merece destaquem o trabalho de monitoramento da equipe de VISA nos bairros , levando de forma incansável informações de combate a dengue e cuidados com a saúde no caso dos sintomáticos . Consideramos positiva a adesão a vacina, onde fomos um dos municípios comtemplados com 504 doses e após ampla mobilização e informação conseguimos ministrar TODAS AS DOSES respeitando a idade preconizada pelo Ministério da Saúde.

Conclusões

A articulação da VISA com a VIEP e a informação na perspectiva, inicialmente, educacional favorece a eliminação de criadouros, redução do número de casos de transmissão da dengue, zika e chikungunya pelo mosquito Aedes aegypti e sensibilização da comunidade para intensificar as ações de prevenção e combate ao mosquito.