ARTICULAÇÃO DO COMPONENTE ESPECIALIZADOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO MUNICÍPIO DE CACULÉ

Apresentação

A construção do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF ocorreu de forma articulada com a revisão do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e da RENAME. (BRASIL, 2004). A CEAF foi motivada, principalmente, pela necessidade da ampliação de cobertura para medicamentos já padronizados pela necessidade de incorporar medicamentos, seja para ajustar as linhas de cuidado para as doenças já tratadas ou para ampliar o escopo de doenças a serem contempladas e pela necessidade de ampliar o acesso aos medicamentos. Para garantir a integralidade do tratamento medicamentoso na forma de linhas de cuidado, foram definidas nos Protocolos Clínicas e Diretrizes Terapêuticas para as doenças inseridas no CEAF. O município de Caculé, localizado no Sudoeste da Bahia, é composto por 22.462 habitantes (IBGE) e não conta com Base Regional de Saúde (BRS), sendo direcionada a base da cidade de Caetité-Ba, localizada a (72,6 km) de distância. No ano de 2020, percebeu-se a necessidade de disseminação de informações, competências e acessos aos medicamentos no município sobre os Componentes da Assistência Farmacêutica no SUS, Componente Básico, Componente Estratégico e Componente Especializado. Os quais precisavam ser estruturados a fim de prover acesso aos medicamentos e aos serviços de saúde no âmbito do SUS. No município Caculé-Ba, até o ano de 2019, não havia disseminação de políticas voltadas ao CEAF, se restringindo somente ao Componente Básico da AF.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Realizar a articulação do serviço do componente especializado entre o município de Caculé e a regional de saúde, a fim de facilitar o acesso aos medicamentos especializados e garantir a integralidade do cuidado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: •Disseminar informações dos Componentes da AF não somente para a ampliação do acesso, mas principalmente para a promoção do uso racional dos medicamentos •Ampliar e melhorar o acesso dos usuários aos medicamentos do CEAF •Capacitar as equipes da farmácia para orientação e dispensação.

Metodologia

A articulação para implantação das linhas de cuidado CEAF foi iniciada em 2020, visando garantir o acesso aos medicamentos oferecidos por este componente, que até então era centralizado no município de Caetité, onde é a regional. Iniciou-se com a identificação da necessidade de acompanhamento desses pacientes que possuíam interesse em ter uma representatividade do serviço disponibilidade de uma sala para atendimento desses pacientes, com computador, armários, farmacêuticos disponível para o atendimento e acompanhamento. Nos atendimentos eram avaliados através de relatórios médicos se o paciente se enquadrava no Fluxo por Patologia, quais documentos, anexos e exames eram necessários para o cadastro, além disso, o profissional é responsável por recolher os documentos comprobatórios para o acesso ao medicamento, levando a BRS (base regional de saúde ) acompanhando o fluxo do cadastro e retirando o medicamento para o paciente, em posse da Declaração Autorizadora fornecida pelo paciente e levada ao município. No momento dos atendimentos já é avaliados os pacientes que necessitam de acompanhamento, onde já se faz um agendamento para a realização do cuidado farmacêutico, um projeto implantado no município quem vem melhorando a vida de muitos pacientes.

Resultados

Inicialmente haviam cadastrados 32 pacientes no ano de 2020, sem apoio e ou acompanhamento, o qual foi implantado o apoio ao componente especializado, onde se obteve bons resultados, resultados esses como o aumento de usuários cadastrados e assistidos atualmente em março de 2024, encontram-se 283 pacientes cadastrados ativos. Cabe ressalta que dentre esse cadastros,58% desses pacientes são pacientes de saúde mental onde temos um quantitativo aproximado de 3.280 medicamentos dispensados mensalmente, seguido de Asma com 23% dos pacientes com o quantidade de 180 medicamentos dispensados, pacientes diabéticos seguido 18% ,entre usuários de insulina com dispensação de 125 canetas e medicamento de alto custo com o quantitativo de 450 comprimidos. Dentre esses pacientes, temos também pacientes transplantados e pacientes cardíacos.

Conclusões

O caminho dos atendimentos ao acesso aos medicamentos especializados, iniciada em 2020, apresentou continuidade. Foi garantido também o atendimento dos usuários cadastrados, de forma organizada e segura, por meio de mudanças no procedimento e fluxos de atendimento, até final de 2023. Considerando o grande desafio para implantação e qualificação do serviço, a Assistência Farmacêutica de Caculé iniciou o atendimento com, profissional Farmacêutico habilitado, para oferecer qualidade de assistência prestada aos pacientes que buscavam o serviço, além de comprometer o uso racional dos medicamentos devido participação do profissional farmacêutico nas linhas de cuidado.