A garantia da acessibilidade a saúde, foi o ponto focal para que a gestão do Munícipio de Lapão no ano de 2021 iniciasse o planejamento para a estruturação de uma unidade odontológica móvel, por meio da recuperação de um ônibus desativado. Ao longo de um ano entre processo licitatório, execução, aquisição de equipamentos e materiais permanentes e a entrega em setembro de 2022, muita expectativa foi alimentada. A intenção, a motivação e o desejo de tornar realidade a entrega de uma UOM equipada com 03 três consultórios odontológicos e mais um consultório médico/enfermagem, tornou – se uma realidade. O Lapão Sorridente, em Lapão, município com população estimada de 25.736 mil habitantes, segundo ultimo censo e que apresenta uma extensão territorial de 605,078 Km², inserido no polígono das secas, onde sua economia vem da irrigação de legumes como cenoura e cebola, da agricultura de subsistência e dos recursos do funcionalismo público, busca garantir a acessibilidade da população aos serviços de saúde ofertados dentro dos espaços físicos das unidades básicas, em horários alternativos ao seu funcionamento, tendo como instrumento de trabalho a unidade odontológica móvel. São atendimentos em saúde bucal, clinica médica, saúde da mulher, atualização vacinal, oferecidos a população em horários noturnos, durante a semana e/ ou diurnos no fim de semana, proporcionando ao cidadão (ã) que por motivo do seu laboro, principalmente o trabalhador (a) rural, não buscavam atendimento.
Apresentar experiência exitosa a cerca do atendimento em saúde proporcionado por meio da Unidade Odontológica Móvel, em horários alternativos. Objetivo especifico: §ampliar a assistência odontológica aos usuários de difícil acesso às USF que residem nas zonas rurais e urbana do município §proporcionar atendimentos em horários alternativos para cobertura de usuários que não alcançam o serviço das unidades de saúde em virtude de suas atividades laborais, principalmente o trabalhador rural.
A identificação da necessidade de oportunizar estratégias para garantir acessibilidade ao usuário, deu –se por meio da avaliação do território adscrito pertencentes as áreas de cobertura de equipes saúde da família, com auxílio dos agentes comunitários na identificação da ausência do usuário na unidade de saúde e de buscar entender o perfil epidemiológico de cada comunidade, oportunizando assim a organização do atendimento em saúde realizado com o deslocamento da unidade odontológica móvel até a localidade em horário alternativo levando atendimento médico e/ou enfermeiro (a), 03 cirurgiões dentistas, 03 auxiliares de consultório dentário, 02 recepcionistas, 01 técnico de enfermagem, 01 apoio e agentes comunitários da área. A UOM é equipada com um consultório com maca, mesa, armário e negatoscópio e três cadeiras odontológicas completas, 03 aparelhos de ultrassons para procedimentos profiláticos, 01 raio x periapical, 3 aparelhos de fotopolimerizador e demais equipamentos e instrumentais e materiais permanentes. Dois dias anterior a programação de ida da UOM até a localidade é veiculada através de redes sociais, grupos de WhatsApp e carro de som na localidade a informação do atendimento. Sendo, portanto, no dia acolhido e atendido todos que se apresentar ou a depender da demanda a UOM permanece mais um dia na localidade. Garantindo assim o objetivo da ação que é levar saúde a todos, ofertando consulta médica e/ou enfermagem e odontológica com realização de procedimentos.
Ao longo do ano de 2023 foram realizados na UOM, entre consultas médicas, enfermagem e procedimentos odontológicos, 10.034 atendimentos, em distritos, povoados e em bairros da sede do município. A estratégia oportunizou fortalecer as ações de saúde voltadas para a prevenção, a exemplo da ampliação do atendimento a saúde da mulher por meio da realização do exame citopatológico, bem como a ampliação da cobertura vacinal, além da assistência odontológica por meio da realização de exodontias, restaurações, limpezas e raspagens, além de procedimentos, impactando assim na qualidade de vida do usuário assistido. Levar atendimento até o usuário nos faz enxergar diversas necessidades, trazendo uma provocação a gestão a buscar cada vez mais organizar sua rede local de saúde. Dentre os atendimentos realizados em odontologia, com necessidade de encaminhamentos identificou –se a necessidade de adolescente para a realização de endodontia (canal), sendo iniciado na própria UOM e dando continuidade na USF, detecção de câncer de boca, sendo realizado encaminhamento para a rede contratualizada junto ao município, com garantia da realização da biopsia. Extraindo, portanto, das ações a empatia, a necessidade da integralidade e a humanização associada a busca da resolução. Um projeto que nos faz enxergar que a saúde pública precisa cada vez mais ser fortalecida e transformadora.
A transformação de um ônibus desativado em uma unidade odontológica móvel oportunizou fazer com que a gestão por meio da equipe volante pudesse chegar mais próximo do cidadão, fortalecendo vínculos, conhecendo o meio onde vive e identificando suas necessidades, tendo como consequência a garantia do acesso a um serviço humanizado e qualificado com objetivo definido e processo de trabalho estabelecido por meio da organização de fluxos, comunicação e resolutividade. O Projeto Lapão Sorridente, busca a integralidade do acesso, redução de agravos e a garantia do sorriso do lapoense, demonstrado por meio de relatos de pacientes: “Nossos agradecimentos à gestão municipal por esta iniciativa, muito importante esta disponibilizando este momento ímpar, porque são famílias com base na agricultura familiar que não dispõe de tempo e nem condições financeiras para fazer o tratamento de saúde bucal, então os nossos sinceros agradecimentos e a comunidade ficou contente com esta iniciativa.” Ressaltou a usuária do serviço, Eliana da comunidade de Lagedo de Eurípedes.