HÓRUS – SISTEMA NACIONAL DE GESTÃO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA É UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA INTRODUZIDA EM 2009 NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO SUS (COSTA, NASCIMENTO JR., 2012). EM SEU MÓDULO BÁSICO, ATENDE DIVERSOS TIPOS DE SERVIÇOS QUE GERENCIAM MEDICAMENTOS E INSUMOS, SENDO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA TECNOLÓGICA UTILIZADA PARA AUXILIAR OS GESTORES DE SAÚDE NA QUALIFICAÇÃO DA AF. CACULÉ É UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA, NO BRASIL. LOCALIZA-SE NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA, MAIS ESPECIFICAMENTE NA MESORREGIÃO DO CENTRO-SUL BAIANO, A SUDOESTE DA CAPITAL DO ESTADO. OCUPA UMA ÁREA DE 610,983 KM² E SUA POPULAÇÃO ESTIMADA EM 2018 ERA DE 23 045 HABITANTES. ATUALMENTE, O MUNICÍPIO DE CACULÉ APRESENTA OITO UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, SEIS NA ZONA URBANA E DOIS NA ZONA RURAL. SÃO A PORTA DE ENTRADA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS), QUE BUSCA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE SAÚDE ENQUANTO AINDA NÃO SÃO GRAVES. É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A PRESENÇA DO FARMACÊUTICO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA APS E O SISTEMA HÓRUS EM FUNCIONAMENTO A FIM DE CONTRIBUIR NA AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS MEDICAMENTOS E DA ATENÇÃO À SAÚDE PRESTADA À POPULAÇÃO, AUXILIANDO NO CONTROLE DA DISPENSAÇÃO E ESTOQUE, CONTRIBUINDO PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS.
OBJETIVO GERAL: IMPLANTAR O SISTEMA HÓRUS NAS FARMÁCIAS SATÉLITES DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE A FIM DE ATINGIR A INTEGRALIDADE DE REGISTROS DE TODAS AS DISPENSAÇÕES DE MEDICAMENTOS BÁSICOS EM TODA REDE DE SAÚDE MUNICIPAL. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: QUALIFICAR A GESTÃO E OS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DESCENTRALIZAR AS OFERTAS DE SERVIÇOS DE ACORDO COM AS DIRETRIZES DO SUS, IDENTIFICAR AS AÇÕES E BENEFÍCIOS OBTIDOS PELO REGISTRO DAS DISPENSAÇÕES NO HÓRUS.
FOI REALIZADA, PELA FARMACÊUTICA, UMA ANÁLISE DETALHADA DAS NECESSIDADES DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, IDENTIFICANDO OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA USO INTERNO NA UNIDADE E PARA PACIENTES COM RECEITA MÉDICA. PARA O GERENCIAMENTO DO FLUXO DE DISPENSAÇÃO, O SISTEMA HÓRUS FOI ESCOLHIDO COM BASE EM UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES IDENTIFICADAS, CONSIDERANDO ASPECTOS COMO USABILIDADE, FLEXIBILIDADE, CAPACIDADE DE PERSONALIZAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO OFERECIDO PELO SISTEMA, ALÉM DE SER UMA FERRAMENTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. HOUVE A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DETALHADO DE IMPLANTADO. O INÍCIO DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HÓRUS FOI DIVULGADO NO I FÓRUM DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO MUNICÍPIO DE CACULÉ PARA A EQUIPE DA ATENÇÃO BÁSICA, E APRESENTADA O FLUXOGRAMA DE DISPENSAÇÃO REFORMULADO. FOI REALIZADA CAPACITAÇÃO COM BASE NO MANUAL HÓRUS, MATERIAL ESPECÍFICO PARA OS PROFISSIONAIS QUE UTILIZAM O SISTEMA, ATRAVÉS DO MINICURSO OFERTADO NO FÓRUM. DANDO CONTINUIDADE AO TRABALHO FOI SOLICITADO O ACESSO À PLATAFORMA DE TODAS A UNIDADES, O QUAL FOI LIBERADO PELA GESTORA MUNICIPAL O SISTEMA FOI IMPLANTADO NAS UNIDADES, COM REGISTRO DOS MEDICAMENTOS E LOCAIS DE ARMAZENAMENTO, NO TURNO VESPERTINO, EVITANDO PROBLEMÁTICA NO FLUXO DE DISPENSAÇÃO. COM CAPACITAÇÃO PRESENCIAL PARA OS ATENDENTES DE CADA UNIDADE, REFORÇANDO A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA.
O HÓRUS FOI IMPLANTADO SATISFATORIAMENTE EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, COM DESTAQUE DA ZONA RURAL, DE MAIOR DEMANDA DE DISPENSAÇÕES. ALÉM DO SISTEMA HÒRUS, A PRESENÇA DO FARMACÊUTICO DENTRO DA UNIDADE DE SAÚDE PARA COORDENAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS E DE CUIDADO AO PACIENTE. COM A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA HÓRUS, OS PROFISSIONAIS DA FARMÁCIA PUDERAM ACESSAR E COMPARTILHAR INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL, DOS HISTÓRICOS DAS DISPENSAÇÕES AOS USUÁRIOS, BEM COMO DADOS SOBRE PACIENTES, DATAS DE AGENDAMENTO DAS PRÓXIMAS DISPENSAÇÕES, E INFORMAÇÕES COMO VENCIMENTO E DOSES CORRETAS PERMITINDO UMA MELHOR COORDENAÇÃO DO CUIDADO. ISSO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DA QUALIDADE ASSISTENCIAL, EVITANDO DUPLICIDADE DE RECEITAS, MELHORANDO O GERENCIAMENTO DE MEDICAMENTOS E PROPORCIONANDO UM CUIDADO MAIS INTEGRADO E EFETIVO, VOLTADO PARA ATENÇÃO À SAÚDE DO PACIENTE (RIBEIRO ET AL., 2018). AS FARMÁCIAS DAS UNIDADES POSSUEM ATUALMENTE UMA PESSOA RESPONSÁVEL E UM SISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA DE MEDICAMENTOS O QUE ERA REALIZADO ANTERIORMENTE APENAS EM ANOTAÇÕES MANUAIS, DIFICULTANDO ASSIM O CONTROLE DE ESTOQUE. ALÉM DISSO, APÓS O ATENDIMENTO O PACIENTE NÃO PRECISA SE DESLOCAR ATÉ A FARMÁCIA BÁSICA, SENDO A UNIDADE RESOLUTIVA NESSE SENTINDO.
COM OS RESULTADOS ALCANÇADOS, AS POSSIBILIDADES DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, CONTROLE DE ESTOQUE VIRTUAL E FÍSICO, ORGANIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO, E MUITOS OUTROS BENEFÍCIOS QUE, JUNTAMENTE COM A PRESENÇA DO FARMACÊUTICO, CONTRIBUÍRAM PARA A MELHORIA DO SETOR DE FARMÁCIA SATÉLITES DAS UNIDADES E DO SERVIÇO PRESTADO À POPULAÇÃO. POSSIBILITOU AINDA A APRESENTAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES QUE CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA UM MELHOR SERVIÇO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CACULÉ. PORTANTO, A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA, ASSIM COMO DA PRESENÇA DO FARMACÊUTICO NAS UNIDADES, SÃO AÇÕES QUE JÁ TRAZEM BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE E PARA AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE.