RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROGRAMA DE FISIOTERAPIA DOMICILIAR INTEGRADO À ATENÇÃO BÁSICA EM AMARGOSA-BA

Apresentação

A concepção e implantação do Programa de Fisioterapia Domiciliar integrado à Atenção Básica pela Secretaria Municipal de Saúde de Amargosa, se deu pelo aumento da demanda por serviços de reabilitação, devido as transições demográficas e epidemiológicas. O envelhecimento populacional gerou o aumento do adoecimento crônico, deficiência e declínio funcional. Além desse contexto, já há evidências clínico-epidemiológicas de que muitas pessoas que foram acometidas pelo COVID-19 apresentarão sequelas, também necessitando de serviços de reabilitação. Essa realidade demanda do poder público a oferta de serviços de reabilitação fisioterapêuticos, que visa possibilitar ganhos funcionais. As ações de reabilitação fisioterapêuticas em domicílio se fazem relevantes, uma vez que a distância entre os serviços de reabilitação e os domicílios se constitui em uma barreira geográfica, que limita o acesso e utilização dos serviços de saúde, pelo fato destes usuários possuírem mobilidade reduzida, com dificuldades no deslocamento até os serviços de reabilitação. A concepção e implantação do Programa de Fisioterapia Domiciliar integrado à Atenção Básica pela Secretaria Municipal de Saúde de Amargosa, se deu pelo aumento da demanda por serviços de reabilitação, devido as transições demográficas e epidemiológicas. O envelhecimento populacional gerou o aumento do adoecimento crônico, deficiência e declínio funcional. Além desse contexto, já há evidências clínico-epidemiológicas de que muitas pessoas q

Objetivos

OBJETIVO GERAL: – Ampliar o acesso às ações de reabilitação, propiciando melhorias na capacidade funcional e impactos positivos na qualidade de vida de adultos, idosos e crianças com diferentes condições crônicas, deficiência ou declínio funcional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: – Atender a população residente na área urbana de Amargosa que necessita de serviços de reabilitação e que apresentem dificuldade de locomoção, em virtude de adoecimento crônico, deficiência ou declínio funcional -Detectar precocemente o comprometimento neuropsicomotor dos usuários atendidos pela Atenção Primária à Saúde de Amargosa, a fim de minimizar os danos e agravos. – Ampliar o acesso às ações de reabilitação da saúde, por meio da disponibilidade de atendimento fisioterapêutico domiciliar à população residente na urbana – Promover melhoria da qualidade de vida, bem-estar e funcionalidade dos indivíduos assistidos pelo Programa de Fisioterapia Domiciliar.

Metodologia

O desenvolvimento do Programa de Fisioterapia Domiciliar Integrada à Atenção Básica, envolve uma articulação entre a Equipe de Saúde da Família (eSF), Equipe Multiprofissional, o fisioterapeuta do referido programa e profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família para promoção do espaço de ensino-aprendizagem no Programa. A eSF identifica os usuários com demanda para reabilitação no território, discute junto a equipe multiprofissional e com o fisioterapeuta do programa, culminando na elaboração do projeto terapêutico singular. O fisioterapeuta do programa então realiza uma visita domiciliar e inclui o usuário no programa. A periodicidade de reavaliação do Projeto Terapêutico Singular e da permanência do usuário no programa irá depender da avaliação da equipe, devido a individualidade de cada projeto. Umas das dificuldades para operacionalização do programa, era a rotatividade do profissional fisioterapeuta. Tal dificuldade foi sanada com a inclusão de fisioterapeuta efetivo no Programa. O programa é financiado com recursos próprios do município e demanda o custo total anual de aproximadamente R$ 91.695,36 mil reais/ano conforme levantamento realizado na SMS. Para a realização desse atendimento em domicílio, o programa conta com 01 fisioterapeuta e 01 motorista além do apoio de 40 Agentes Comunitários de Saúde 09 enfermeiros 09 técnicos de enfermagem e 03 profissionais da Diretoria da Atenção Básica.

Resultados

O Programa de Fisioterapia Domiciliar realizou desde usa implantação 2.501 atendimentos individuais, sendo 154 em 2018, 443 em 2019, 334 em 2020, 975 em 2021 e 595 em 2022. Atualmente, o programa atende a 45 pessoas. Além dos resultados quantitativos, o programa vem trazendo desde sua implantação o alargamento da detecção precoce de comprometimento neuropsicomotor, a partir da ampliação do acesso às ações de reabilitação e culminando na redução de danos. A formatação do programa permite o desenvolvimento de uma atenção fisioterapêutica alicerçada na integralidade, responsabilização e vínculo, melhorando a qualidade de vida, o bem-estar e a funcionalidade dos usuários assistidos pelo programa. No decorrer de sua execução, pôde-se observar a importância da intervenção precoce e de ações preventivas, para melhoria da qualidade de vida e funcionalidade dos usuários que demandam de serviços de reabilitação. Além disso, foi possível perceber a necessidade do atendimento domiciliar, como forma de garantir o acesso à saúde de usuários que possuem dificuldades de locomoção. Assim, a ampliação no número de atendimentos no decorrer dos anos, a conformação do programa e o impacto dos resultados alcançados por este, reflete e assegura a consolidação do programa à nível municipal e o torna uma experiência exitosa a ser disseminada para expansão das boas práticas no Sistema Único de Saúde.

Conclusões

A experiência aqui apresentada trouxe ganhos expressivos para atenção à saúde no que se refere a reabilitação no âmbito da Atenção Primária, impactando positivamente a vida dos munícipes. O cuidado prestado tem demonstrado baixo custo com as intervenções precoces, realizadas a partir de articulações dentro da rede de atenção, de maneira multiprofissional, integral e longitudinal, conformando-se em um cuidado bem-sucedido, tanto na perspectiva de uma atenção qualificada e oportuna quanto na perspectiva de uma boa gestão de recursos no Sistema Único de Saúde. Ao passo em que essa experiência também faz emergir a necessidade de discussões coletivas acerca da importância das ações de reabilitação de maneira contextualizada, considerando o sujeito com suas particularidades, inserido em seu meio social, dentro do seu território. A capilaridade da Atenção Primária à Saúde permite um diálogo horizontal, com escuta qualificada, entre profissional e comunidade, estabelecida por um vínculo criado a partir de um cuidado acolhedor.