CURATIVO ESPECIAL: ACESSIBILIDADE A POPULAÇÃO DE AMARGOSA ASSISTIDA PELO PROGRAMA MELHOR EM CASA.

Apresentação

O Programa Melhor em Casa através do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) consiste numa modalidade de atenção à saúde complementar às já existentes, caracterizada por ações de promoção, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. O município de Amargosa conta com uma população estimada em pouco mais de 36.000 habitantes, desde a implantação do Programa em 2021 foram admitidos 126 pacientes, realizados pouco mais de 10.000 atendimentos pelos profissionais das equipes multiprofissionais do programa. Atualmente, 22 pacientes são assistidos pele serviço e diante da prevalência das úlceras venosas de perna, Lesões por Pressão e úlceras do pé diabético, pensando na qualidade de vida e bem-estar do usuário e redução de custos, o município de Amargosa aderiu ao uso dos curativos com coberturas especiais, para tratamento de feridas dos pacientes que fazem parte do Programar Melhor em Casa. O SAD no município vem mostrando grande versatilidade e apostando no uso de tecnologias na construção das práticas cuidadoras, particularmente os curativos com coberturas especiais e a laserterapia. Assim, considerando a sua inserção cada vez mais próxima da comunidade, potencializamos a oferta de ações em saúde, numa lógica humanizadora e com o firme objetivo de atender as pessoas na sua integralidade, de acordo com suas necessidades no conforto de seus lares e com total segurança.

Objetivos

Assim, este trabalho visa compartilhar a experiência desenvolvida do Programa Melhor em Casa da cidade de Amargosa-BA, especialmente no que se refere à eficácia dos tratamentos realizados através da laserterapia e dos curativos com coberturas especiais. Nesse sentido, o referido programa propôs a reestruturação da modalidade de Atenção Domiciliar do município de Amargosa, com a incorporação da utilização dos curativos com coberturas especiais e laserterapia no tratamento de feridas, com vistas a valorizar novos espaços e novas formas de organização das tecnologias como estratégia para a diminuição dos custos hospitalares, na medida que promove novas práticas centradas no processo saúde – doença, e bem-estar dos usuários do serviço. O tratamento oferecido ao paciente é assegurado em sua totalidade até cicatrização total da lesão.

Metodologia

Este é um trabalho de natureza qualitativa, por preocupar-se, fundamentalmente, com os dados qualificáveis do fenômeno tratado a partir das percepções dos sujeitos envolvidos (Gil, 1999). Constitui-se num relato de experiência que, por sua vez, é um tipo de produção de conhecimento cujo texto aborda uma vivência acadêmica e/ou profissional, tendo como característica principal a descrição da intervenção, acompanhada de reflexões críticas (Mussi Flores Ameida, 2021). O público alvo foi 100% dos pacientes que apresentaram feridas crônicas de difícil cicatrização elegíveis para uso de curativos com coberturas especiais e/ou laserterapia cadastrados no Programa Melhor em Casa de Amargosa-BA, que se enquadravam em algum de seus critérios de inclusão: Cuidados intensificados e sequenciais, como tratamentos parenterais ou reabilitação apresentassem afecções crônico-degenerativas que demandasse atendimento no mínimo semanal necessitasse de cuidados paliativos com acompanhamento clínico semanal, além dos casos de prematuridade. O paciente que não possuir perfil de elegibilidade permaneceria sendo assistido na atenção primária à saúde do município. Por conseguinte, 20 pacientes se enquadraram no grupo analisado neste trabalho. Por fim, o presente relato de experiência se refere às ações desenvolvidas de janeiro de 2022 até abril de 2024.

Resultados

Com a utilização dos curativos especiais e laserterapia no atendimento aos pacientes com feridas, cadastrados no Programa Melhor em Casa no município de Amargosa-BA, podemos identificar os inúmeros benefícios com melhorias no que tange ao acesso ampliado, atendimento humanizado, qualificado e holístico para os pacientes e seus familiares/cuidadores. Atualmente, 95% dos pacientes cadastrados no programa possuem lesões que necessitam de curativos diários e algumas feridas de difícil cicatrização são um desafio para o paciente, o profissional de saúde e também para os sistemas de saúde. Assim, o município passou a adotar os curativos com coberturas especiais, para tratamento de feridas, que favorecem um processo de cicatrização mais rápido do que coberturas convencionais ou antiquadas para os dias de hoje. No Serviço de Atenção Domiciliar no Município de Amargosa, além dos curativos especiais o município vem inovando em relação à terapêutica no tratamento de feridas através do uso da laserterapia. Sendo que, entre os anos de 2022 até o presente momento em 2024 muitos foram os resultados positivos na cicatrização de lesões cronificadas de usuários do SUS . Destes, 38 usuários possuíam feridas cronificadas, sendo que 15 foram elegíveis para o uso dos curativos especiais e 05 para o tratamento com laserterapia. Havendo, neste tempo de implementação de aproximadamente 02 anos, 12 cicatrizações de feridas por curativos especiais e 03 feridas cicatrizadas pelo uso da laserterapia.

Conclusões

O presente serviço está em plena execução e já demonstra que os investimentos e as buscas por técnicas inovadoras para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos usuários e de seus familiares/cuidadores são relevantes e trazem resultados positivos tanto no contexto social quanto nos aspectos relacionados à eficiência dos gastos públicos com a saúde. Nesse sentido, a implantação do Projeto de Serviço de Atenção Domiciliar está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em vista que busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Cabe registrar que esse tipo de terapia na rede privada, geralmente, tem um custo muito elevado, por conseguinte, não seria acessível a maioria dos pacientes atendidos pelo programa em Amargosa-BA. Portanto, é importante destacar a oferta gratuita de um serviço oneroso e relativamente moderno no SUS. É fato que um acompanhamento sistematizado e minucioso dos resultados das intervenções aqui descritas pode trazer mais e melhores elementos para avançarmos na avaliação, o que poderá ser feito em trabalhos posteriores. Entretanto, os dados aqui apontados são animadores e sugerem a manutenção dessas condutas.