UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NO CUIDADO DA SAÚDE MATERNA

Apresentação

A gravidez é uma fase natural do ciclo de vida do desenvolvimento humano, sendo um período marcado por mudanças no campo social, biológico, financeiro, psicológico e familiar, que gera a necessidade de reajustamentos em várias dimensões. Assim, a gestação e a maternidade demandam um processo adaptativo que ao ser vivenciado pode ser um fator de vulnerabilidade para o surgimento ou agravo de problemas de ordem física, psicológica ou social, necessitando de cuidados e atenção. (ARRAIS, MOURÃO e FRAGALLE, 2014). Perante isso, existem políticas públicas voltadas para a saúde da mulher, que estabelecem uma assistência humanizada do acompanhamento da gestação por meio do pré-natal, que tem como objetivo assegurar o desenvolvimento saudável e um parto com menor risco para a vida da mãe do bebê, bem como o desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção de agravos dos aspectos biopsicossocial da gestante. No entanto, persiste no sistema de saúde um acompanhamento do pré-natal voltado apenas para os aspectos biológicos da gestação, havendo uma lacuna no cuidado integral da saúde materna (ARRAIS ARAUJO, 2016).Diante disso, foi realizado no município de Dom Basílio, região de saúde de Brumado, um grupo de educação em saúde ,dentro de uma abordagem multidiciplinar ,voltado para o acompanhamento das gestantes no município, no período de abril a dezembro de 2023, com periodicidade mensal.

Objetivos

Ampliar a atuação multidisciplinar no cuidado a saúde materna durante o acompanhamento pré-natal.

Metodologia

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, vivenciada pelos residentes do Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família da Escola de Saúde Pública da Bahia. Com o objetivo de ampliar á atuação multidisciplinar no cuidado a saúde materna no municipio utilizando a estrategia de educação em saúde voltado para mulheres no perído gestacional, na forma de grupos. Os momentos de reuniões do grupo foram intitulados de “Encontro de gestante” sendo realizados na Secretaria de Saúde, no período de abril a dezembro de 2023, com frequência mensal e participação multidisciplinar na condução dos temas abordados. O local foi escolhido como estratégico para que as gestantes e parceiros se familiarizassem com a ambiência, abordando temáticas relacionadas aos cuidados pré-natais, aspectos psicológicos da gestação, aleitamento materno, cuidados odontológicos, boas práticas de atenção ao parto e nascimento preconizados pelo Ministério da Saúde/Rede Cegonha, além de sensibilizá-las para identificar os sinais do trabalho de parto. Durante a execução do grupo, foi aplicada técnicas de dinâmica de grupo, rodas de conversas, exposição dialogada como também utilizadas ferramentas audiovisuais, gráficas, matérias para a simulação de situações vivenciadas na gestação e pós-parto (bonecos, roupas de bebês, itens de higiene, seios de crochê…) proporcionando um ambiente de a aproximação da gestante com a maternidade e o seu processo gestacional.

Resultados

Essa metodologia de trabalho multidisciplinar no cuidado a saúde materna contrubui para assistencia ampliada e integral da saúde da mulher, por meio do acompanhamento pré-natal que amplia as suas ações para além das questões fisiólogicas considerando os aspectos socias e psicológicos que estão presentes no ciclo gravídico-puerperal. Além disso, a abordagem de educação em saúde por meio de grupos proporciona uma ambiente de troca de experiências (acolhimento para a expressão significativa de suas emoções e espaço para dialogar limitações/dificuldades, tanto individuais quanto coletivas.), compartilhamento de saberes, formações de vínculos e identificação com pessoas que estão vivenciando processos semelhantes auxiliando na construção de estratégias individuas para a adaptação biopsicossocial no enfretamento de situações estressoras.

Conclusões

Conclui-se que o grupo de educação em saúde para gestante revela-se como uma prática de intervenção complementar ao pré-natal biomédico, visando oferecer apoio emocional, social, profissional , instrumental e informacional, contribuindo para o bem-estar das usuárias, caracterizando como uma ação de baixo custo, prevenindo possíveis agravos e promovendo a saúde materna.