Instituído em 2007, o Dia Mundial da Saúde Oral, em 20 de março, foi criado para reforçar o incentivo e aumentar a consciência da população em relação à promoção da Saúde Bucal. E os Cirurgiões-Dentistas têm a batalha diária de fomentar à sociedade a importância das consultas Odontológicas regulares, orientando sobre como manter uma adequada higiene da boca, o que é essencial para a manutenção da saúde geral. Sabe-se que a saúde da boca desenvolve um papel importante no corpo. Sendo assim, cuidar da saúde bucal influência diretamente na saúde geral, pois a boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por ela, o indivíduo pode identificar se o seu corpo está em bom funcionamento ou não. De acordo com a OMS, a saúde bucal em dia eleva a autoestima, já que o sorriso pode deixar uma pessoa desconfortável ou não. É por isso que cada vez mais a odontologia está aliada a outras áreas da medicina, inclusive a psicologia e/ou terapia Com base na qualidade de vida e autoestima do paciente, a coordenação de saúde bucal do município de Rafael Jambeiro, realizou busca ativa de pacientes com dificuldade de interagir, com tristeza aparente e falta de motivação por conta da perda de dentes, impactando no ato de sorrir e inseriu de forma diferenciada no projeto que tem como pilar de sustentação a Política Nacional de Saúde Bucal –Brasil Sorridente.
Geral Promover a inclusão social devolvendo a autoestima e a qualidade de vida através da saúde bucal. Específicos -Realizar palestras informativas sobre a importância de manter a saúde bucal – Acompanhar os resultados da ação do uso da prótese na vida dos pacientes.
Sabemos que o sorriso tem função importante na vida do indivíduo e muitas vezes isso se perde por falta de oportunidade, de conhecimento, de acesso e até mesmo de condições financeiras, com base nesse conceito de entendermos o sorriso como forte aliado da saúde, o conjunto de odontólogos do município, resolveu dar destaque ao Programa “Brasil Sorridente”, desenvolvendo estratégia para garantir a população de Rafael Jambeiro a oportunidade de mudar de vida com a recuperação do sorrido. A nossa motivação foram os relatos de diversos pacientes que falta dos dentes não tinham motivação para uma vida de integração e satisfação, sendo muitas vezes excluídos ou até se excluindo de uma vida de lazer. Feito o levantamento do número de pacientes que apresentam problemas de saúde bucal no que tange a falta de dentes. A porta de entrada para o projeto é através do dentista da equipe de ESF que admite o paciente e realiza toda a adequação do meio (restaurações, limpeza, raspagem, exodontia) e após esse momento o paciente é encaminhado para o serviço de confecção de próteses e enquanto aguarda é submetido a palestras de orientação acerca do cuidado e motivação para estar sendo reintegrado no contexto social. Após o processo de inserção da prótese o paciente passa por período de adaptação, realiza o book fotográfico (opcional) e passa a ser acompanhado pela equipe de saúde bucal relatando quais os impactos positivos na vida após a chegada do “NOVO SORRISO”.
A Política Nacional de Saúde Bucal, que nos respalda através do Brasil Sorridente, também aplicado como estratégia tem modificado a vida de muitos Jambeirenses por meio do acesso a serviços odontológicos de inserção de próteses dentarias através do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados, inicialmente, em Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada do cidadão para o atendimento odontológico. Destacamos que são entregues cerca de 26 próteses ao mês, sendo um total de 790 adaptações positivas até a última entrega. Em relação ao impacto social é notório a satisfação através dos registros fotográficos e relatos dos pacientes que nos emocionam e nos fazem acreditar que o conceito ampliado de saúde vai para além da intervenção clinica passando pelo bem-estar psicológico e social.
Diante do exposto, podemos afirmar que vários fatores estão relacionados a um bom sorriso, entre eles a possibilidade de passar a ideia de estar aberto para dialogo, para novas propostas e relacionamentos, para uma vida com autoestima preservada nos dando a possibilidade de interagir com segurança e ter qualidade de vida e controle de agravos a saúde , uma vez que a boca é porta de entrada de doenças, então a saúde bucal é sinônimo de saúde total.