É de se esperar que um profissional de saúde, que lida diretamente com o bem-estar do outro, adote hábitos saudáveis de vida. Mas nem sempre é assim. A correria dos dias acaba por contribuir para que esse profissional deixe de cuidar de si. Preocupados com a satisfação e o bem estar de todos os seus colaboradores, a secretaria de saúde do município de Teixeira de Freitas Bahia, desenvolveu o projeto “ Minha Nova Versão: A Saúde do Servidor em Primeiro Lugar” com inicio no ano de 2022, com objetivo de traçar o perfil da saúde dos servidores guiando-os em uma jornada para adotarem hábitos saudáveis, incentivando a reeducação alimentar e a prática de atividade física. É importante buscar informações à respeito de fatores, como rotina diária, alimentação, prática de exercícios, entre outros fatores que podem influenciar na relação saúde e doença do trabalhador. Este projeto visa a promoção de um trabalho multidisciplinar, com o propósito de promover saúde, qualidade de vida para todos os servidores e a importância de estimular um desenvolvimento de uma relação saudável com à alimentação, o corpo e a mente.
Geral: O objetivo foi ofertar aos servidores meios para uma mudança de hábitos, incentivando uma nova rotina com adoção de práticas alimentares saudáveis e cuidados com a saúde física e mental. Específicos: •Incentivar uma nova rotina, com ações de autocuidado •Ofertar atendimento continuado com a equipe multidisciplinar, equipe médica e suas determinadas especialidades •Promover práticas de educação alimentar •Desenvolver métodos para prevenção e controle de doenças •Incluir atendimento continuado dos profissionais, com o objetivo de mensuração de resultados.
Os servidores são acompanhados pela equipe de nutricionistas e uma equipe de multiprofissionais biomédicos, psicólogos e fisioterapeutas atuando com Práticas Integrativas Complementares (PICS),como auriculoterapia, acunputura, ventosaterapia e quiropraxia com encontros mensais presenciais. A metodologia se baseia na troca de informações sobre saúde com os servidores com orientação nutricional, incluindo um plano alimentar, verificação de medidas antropométricas como peso, altura , circunferência da cintura, e exames laboratoriais.
Foram avaliados 322 pacientes quanto aos fatores de risco identificados, apresentaram excesso de peso. É aceitável que a alta taxa de excesso de peso observada esteja relacionada com a má alimentação, inatividade física, dormir pouco e hábito intestinal constipado. Em relação aos resultados, foi possível observar através da anamnese e avaliação antropométrica, que a grande maioria dos trabalhadores estavam negligenciando há tempos com a própria saúde, e que haviam alguns com doenças crônicas ou demais comorbidades em razão da falta de atenção a esses cuidados. Por essa razão, cada funcionário teve um plano alimentar, com orientações nutricionais individualizados, e agendamento para reavaliação e readequação da dieta. O empenho dos servidores foi observado individualmente, os objetivos de cada um foram alcançados na medida em que o empenho e a dedicação foram colocados em prática. A maior dificuldade dos servidores estava na mudança de hábitos, principalmente para aqueles que levam uma vida agitada.
Dessa forma, considera-se que o Projeto Minha Nova Versão: A Saúde do Servidor em Primeiro Lugar da secretaria municipal de saúde de Teixeira de Freitas contribuiu para que os trabalhadores percebessem que as práticas de saúde inadequadas são determinantes no seu estado de saúde. O projeto está trazendo mais qualidade para a atenção à saúde dos trabalhadores, por um acompanhamento contínuo proporcionando a oportunidade de aprender sobre à importância de adquirir hábitos saudáveis. Portanto, para continuidade e permanência do Projeto Minha Nova Versão: A Saúde do Servidor em Primeiro Lugar, prosseguimos com o acompanhamento da saúde do trabalhador nas unidades de saúde, fazendo com que o trabalhador esteja sempre amparado e assistido pelo projeto e o serviço de saúde do município.