2 – APRESENTAÇÃO: Até 1500 CARACTERES O Programa Municipal de Atendimento ao Idoso com Limitação (PAMDIL), faz parte da Rede de Atenção à Saúde em Vitória da Conquista, a execução das atividades do Programa é realizada em ambiente domiciliar, seguindo uma abordagem gerontológica que busca permitir que a pessoa idosa permaneça na sociedade de forma autônoma e independente pelo maior tempo possível. Ele oferece suporte multidisciplinar para pessoa idosa com 60 anos ou mais que têm dificuldades em acessar os serviços de saúde, seja por incapacidade funcional ou por condições sociais adversas. Relatar sobre Programa Municipal de Atendimento ao Idoso com Limitação (PAMDIL), é crucial por diversas razões, este relato pode oferecer insights valiosos sobre a eficácia e o impacto do programa na vida dos idosos atendidos, bem como nas famílias e na comunidade em geral. O PAMDIL representa uma iniciativa estratégica desenvolvida pelo município de Vitória da Conquista, estabelecendo-se em 2009 como uma resposta eficaz para complementar os serviços já existentes na Rede de Atenção à Saúde da pessoa idosa no município. Atualmente, aproximadamente 600 usuários são atendidos pelo programa Sua implementação emergiu após uma minuciosa coleta de dados conduzida pelos Agentes Comunitários de Saúde, visando mapear a população idosa dentro das áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde tradicionais.
3 – OBJETIVOS: até 1000 CARACTERES OBJETIVOS Geral: Desenvolver um programa municipal de atendimento domiciliar ao idoso, integrado à Rede de Atenção à Saúde do município de Vitória da Conquista, de maneira a garantir a integralidade do cuidado aos idosos com limitações de mobilidade, acamado ou domiciliado, residente na área de abrangência de UBS sem equipes de ESF. Objetivos específicos: •Assistir o idoso com dificuldades de acesso físico ao atendimento ambulatorial, objetivando promover independência e autonomia mediante manejo adequado de condições agudas e/ou crônicas, promoção de saúde e prevenção de novos agravos e reabilitação recuperação e/ou manutenção clínica •Realizar um gerenciamento efetivo da saúde do idoso visando à prevenção de agravos através de intervenções precoces •Capacitar cuidadores e familiares para o cuidado com o idoso, sob a orientação e supervisão da equipe do programa •Proporcionar assistência humanizada e especializada em saúde do idoso
O Programa opera de maneira integrada com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não possuem a Estratégia de Saúde da Família, garantindo assim um atendimento especializado para os idosos com limitações. Atualmente, aproximadamente 600 usuários são atendidos pelo programa. As consultas domiciliares para pessoa idosa são agendadas pela Equipe de Trabalho, levando em consideração as demandas individuais e a disponibilidade de vagas. A equipe da UBS é previamente informada sobre a data e o horário das consultas para permitir uma comunicação adequada e um acompanhamento eficaz, contando com o auxílio fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde. As consultas são sempre realizadas no ambiente domiciliar, o que possibilita uma avaliação das condições de cuidado, higiene e segurança da pessoa idosa. Quando necessário, exames laboratoriais também são realizados no domicílio. Exames complementares e consultas especializadas são encaminhados conforme a necessidade identificada durante as consultas domiciliares, contando com o suporte da Ambulância Social, garantindo assim uma abordagem abrangente e integrada ao cuidado do idoso com limitações. O PAMDIL faz parte, portanto, da RAS do município de Vitória da Conquista e conta com uma Coordenação, dois médicos (as), um enfermeiro (a), dois técnicos (as) de enfermagem, dois fisioterapeutas, um motorista. A carga horária é de 40 horas semanais para as modalidades profissionais que compõem as equipes, com exceção do fisioterapeuta que trab
Nos últimos doze meses, foram realizados mais de 600 atendimentos e 250 coletas laboratoriais a domicilio, em idosos residentes no município de Vitória da Conquista-BA. Entre esses idosos, metade foi identificada como apresentando alta vulnerabilidade clínico-funcional, necessitando de assistência total para realizar atividades básicas da vida diária. Esse cenário evidencia uma significativa parcela da população idosa demandando cuidados especializados. Destaca-se uma alta prevalência de idosos com limitações, frequentemente enfrentando polifarmácia, comprometimento cognitivo, distúrbios de humor e múltiplas comorbidades. Além disso, é preocupante o elevado índice de insuficiência familiar, acentuando a vulnerabilidade desses idosos. Apesar das limitações, o PAMDIL tem se mostrado eficaz, reduzindo as visitas à unidade de emergência e internações desnecessárias, reduzindo os encaminhamentos para fisioterapia, tendo em vista o acompanhamento da equipe, melhorando a qualidade da assistência aos idosos com limitações, oferecendo suporte ao cuidador familiar e promovendo a capacitação tanto da população quanto dos profissionais no reconhecimento das principais síndromes geriátricas.
Compartilhar a experiência do PAMDIL, objetiva-se em ilustrar o êxito das ações do Programa, documentar e disseminar os resultados alcançados, promover a conscientização sobre a importância do cuidado domiciliar a pessoa idosa e inspirar ações futuras voltadas para o bem-estar dessa população em situação de vulnerabilidade. O PAMDIL promove uma abordagem abrangente e centrada no paciente, visando a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa com limitações. Mais do que apenas tratar doenças, o programa busca devolver a autonomia aos idosos, permitindo que eles possam realizar suas atividades diárias de maneira independente. Além disso, ao promover a saúde e o bem-estar da pessoa idosa, o PAMDIL também contribui para melhorar a qualidade de vida de suas famílias. Ao aliviar o fardo emocional e físico associado ao cuidado de um familiar idoso com limitações. Em seus quinze anos de existência, o PAMDIL nos permite realizar reflexões sobre o cuidado na melhor idade, a empatia para com os nossos usuários, nos possibilitando ampliar o olhar para o cuidado integral dessa população, e vivenciar diversas autonomias devolvidas, elevando a confiança da pessoa idosa, de maneira segura e, presenciando a satisfação das famílias.