SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICIAR: ALTA EM GRANDE ESTILO

Apresentação

Programa Melhor em Casa veio como modelo de atenção integrado à rede, como substitutivo ou complementar aos demais serviços e tem como objetivo principal atender pacientes com quadros que requerem cuidados mais especializados, específicos e com uma frequência maior de visitas por equipe multiprofissional, cuja finalidade é evitar hospitalizações desnecessárias e com isso promover o gerenciamento de leitos nas unidades hospitalares. A equipe multiprofissional do Programa Melhor em Casa no município de Olindina-BA, vem realizando suas atividades desde Setembro 2023 e foi habilitado pela Portaria GM/MS Nº. A Equipe é caracterizada por: EMAD/EMAP tipo 1. O programa possui uma Coordenação e a EMAD é composta por 01 Médico, 01 Enfermeira e 03 Técnicos de Enfermagem, 01 Fiisioterapeuta. A EMAP é constituída por 01 Assistente Social, 01 Nutricionista e 01 Fisioterapeuta. Atualmente, com 07 meses de funcionamento, o serviço vem fazendo a diferença na vida dos pacientes que são acompanhados pela equipe, com resultados significativos. Foram admitidos 45 pacientes, foram realizadas mais de 2.194 visitas/atendimentos domiciliares das equipe multidisciplnares EMAD e EMAP, conseguimos garantir o acesso aos serviços de saúde, apesar do municipio contar com uma APS atuante, o programa realiza além da rebilitação, desospitalização, evita hospitalizações desnecessárias, otimizando recursos, reduzindo a permancênica dos pacientes no leitos hospitalares.

Objetivos

Apresentar a experiência da equipe do serviço da atenção domiciliar, bem como incentivar serviços de outros muncipios do Brasil. Objetivos específicos: Demonstrar as ações realizadas pela equipes, aumentando a visibilidade de um serviço que tem apresentado resultados significativos para a população, cuja a humanização é o carro chefe.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência, que demonstra as ações realizadas pela equipe de atenção domiciliar no atendimento e acompanhamento da paciente MGS——66,anos,domiciliada, hipertensa,cardiopata, portadora de Erisipela Bolhosa, Paciente sem condiçoes adequadas de higiene no domicilio, filho usuário de droga, familia totalmente conturbada que nada ajudavam na recuperação dela. O inicio do trabalho da equipe se deu apartir da realição de educação permanente em saúde, para orientações importantes, como o cuidado compartilhado poderia promover a evolução da paciente naquele momento. Na admissão da paciente, observou-se emagrecimento, lesão infectada, presenca de forte odor com necessidade de curativo diário. Após 3 dias da admissão paciente apresentou piora do quadro evoluindo para hipotensão PA: 60×40, sudorese, pele fria, lesão com presenca de exsudato purulento, necessitando de intervenção da Equipe SAD, que realizou discussão de caso clínico e optou por encaminha-la para internação hospitalar.Paciente resistente a conduta. Equipe decide tentar tratamento no domiclio. Estratégia adotada: Visita domiciliar diária com EMAD e EMAP Construção de PTS Ajuste de medicações e realização de exames laboratoriais Monitoramento dos sinais vitais, orientações quanto segurança do paciente no domicilio, acompanhamento nutricional e fisioterápico Acompanhamento do Serviço Social. Estratégia adotada: Implementação do PTS Avaliação médica contínua Asist da equipe de Enfermagem

Resultados

Percebeu-se que durante todo o atendimento mudança significativa no quadro clínico da paciente, uma vez que já possuia uma doença de base progressiva. Para além do bem estar físicio, observou-se melhoria na conduta da família, melhoria do ambiente, inclusive limpeza. As condutas tomadas pela equipe foram determinantes no processo de reabilitação. Houve melhora do desconforto respiratório, evolução significativa da lesão, melhora do apetite e os sinais vitais mantiveram-se estáveis. Em nenhum momento houve necessidade de encaminhar a paciente para unidade hospitalar, mesmo diante de algumas intercorrências. Percebemos melhora no convívio famíliar, redução do nível de estresse do cuidador e mudança de comportamento de todos os componentes do núcleo familiar. A família passou a ter confiança total na equipe, uma vez que todos os procedimentos e condutas que eram realizados na paciente, eram esclarecidos para os familiares. Além disso, é notória a satisfação, a confiança e a credibilidade que a equipe tem levado para pacientes e familiares no conforto do lar. E o resultado de maior relevância e a promoção de qualidade de vida aos nossos pacientes, pois estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.

Conclusões

A alta em grande estilo de Maria das Gracas foi linda, de forma humanizada. Equipe levou a paciente para um salão de beleza, elevando a alto estima e promovendo bem estar. Uma vez que a paciente realatava que sempre foi muito vaidosa, e antes quando tinha vida ativa, amava se arrumar. Nossa equipe sente-se realizada em poder ofertar qualidade de vida, cuidado humanizado, promovendo mudança significativa na vida não só dessa paciente, mas nas demais experiências vivenciadas pela equipe, que apesar das dificuldades, continuam na busca de fazer melhor a cada dia, trazendo a humanização como principal caracteristica, e promovendo o cuidado integral, humanizado e em rede.