De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica, Atenção Básica é caracterizada por ações individuais e coletivas, com vistas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida através da coordenação do cuidado e gestão qualificada, sob responsabilidade de uma equipe multiprofissional que assume responsabilidade de uma população em um território adscrito. Além disto, está pautada sobre os princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS). O planejamento é ferramenta indispensável para a gestão da atenção básica, a qual possibilita apropriar-se da realidade, reavaliar processos e traçar caminhos além de definir prioridades, mobilizar recursos e esforços em prol de metas pré-estabelecidas, dentro de uma lógica transparente e dinâmica com o objetivo de orientar os processos do Sistema de Saúde em seus vários espaços. Nesta perspectiva a Secretaria Municipal de Saúde de Sapeaçu vem realizando desde 2018 a Jornada Integrada de Planejamento em Saúde (JIPS) que no ano de 2024 realizou a sua quinta edição. A JIPS configura-se em uma experiência exitosa, pois viabilizou o desenvolvimento de um Planejamento em Saúde essencial para a organização do processo de trabalho e cumprimento de metas de forma mais eficiente, contribuído significativamente na qualidade da atenção prestada aos munícipes.
Neste sentido, este trabalho objetiva relatar a experiência exitosa de uma ação acerca do planejamento integrado em saúde com profissionais da Atenção Básica no município de Sapeaçu-Ba.
Este trabalho é um relato de experiência da organização da JIPS no município de Sapeaçu-BA. A proposta metodológica foi construída com base em uma metodologia participativa, com o envolvimento direto dos profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS). As etapas da JIPES foram: Realização diagnóstico e análise da situação de saúde junto com as equipes de saúde a família Estabelecimento de metas e objetivos a serem alcançados Oficinas com os profissionais para monitoramento das ações e análise dos resultados e desempenho da APS A JIPS constitui etapa de consolidação das informações com apresentação do Planejamento Anual das ações a serem desenvolvidas pelas equipes nos territórios com base no Plano de Governo, Relatório de Gestão, Plano Anual de Saúde e Programa Previne Brasil. A abertura da JIPS acontece com palestra sobre inteligência emocional, posteriormente seguimos com oficinas temáticas de acordo com as necessidades dos trabalhadores e usuários, assim como, apresentação do diagnóstico situacional referente ao cadastro, captação ponderada, indicadores de desempenho por equipe de saúde da família e o indicador sintético final do município. Por fim, realizamos levantamento dos nós críticos, potencialidades e fragilidades para o alcance das metas estabelecidas onde os profissionais elaboram um plano de ação para executar nos territórios de acordo com a realidade de cada equipe considerando o planejamento pré-estabelecido.
Desde a realização da I jornada de Planejamento em Saúde, verificou-se que os profissionais da ESF, encontram-se mais satisfeitos, engajados e motivados com a nova metodologia de trabalho implantada, assim como, o reflexo da JIPS contribui significativamente para o desempenho das equipes pautado nos princípios do SUS. Constatou- se que o trabalho foi fundamental, impactando nos serviços oferecidos a comunidade, com relevante impacto na disponibilidade de serviços, a partir da definição de metas e o acompanhamento dos indicadores mensalmente pela gestão da Atenção Básica. Através da análise e monitoramento dos resultados e ações desenvolvidas foi possível observar uma melhora significativa em relação aos cadastros e indicador sintético final do município. No que se refere ao cadastro individual, em 2021 foram identificados 20.884 cadastros válidos e Indicador Sintético Final (ISF) 5,96. Em 2022 foram identificados 19.964 cadastros válidos e 8,4 no ISF. E em 2023 foram identificados 20.285 cadastros válidos e ISF de 9.8. Vale ressaltar que durante este período além das ações executadas pelos profissionais da APS, a equipe da gestão da AB executou várias tarefas em parceria com as equipes tais como, identificação e unificação de cadastros inválidos e ou duplicados na base de dados e-SUS, construção de planilhas específicas para monitoramento, assim como atualização de cadastros juntamente com os ACS e confronto dos dados SISAB X e-SUS e produção da equipe.
Para o alcance de resultados exitosos entendemos que as ações desenvolvidas na JIPS devem ser contínuas, pois favorecem para o desenvolvimento de estratégias de melhorias destes resultados, tanto para oferta de serviços e procedimentos, quanto ao correto registro das informações assistenciais realizadas, além de se apresentar como espaços potentes para o fortalecimento da APS. Contudo, nota-se que essa prática contribuiu para a troca de experiência, transformação de práticas, melhoria do desempenho da APS, além de favorecer diálogo aberto entre profissionais e gestão, a interação da equipe, a valorização profissional, aspectos que culminam na atenção à saúde igualitária, acolhedora e humanizada.