A Vigilância em Saúde estabelece, de maneira sistemática e contínua, o processo de coleta, consolidação, avaliação e divulgação de informações relacionadas aos eventos em saúde pública, a fim de garantir o planejamento e implementação de medidas que visem a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças. Compete à vigilância epidemiológica: acompanhar sistematicamente a evolução temporal e espacial da incidência de doenças e agravos., comparando-a com os índices de infestação vetorial e dados laboratoriais e organizar reuniões conjuntas com equipes de controle de vetores, assistência e todas as instâncias de prevenção e controle dessas doenças, visando à adoção de medidas capazes de reduzir sua magnitude e gravidade (BRASIL, 2017). Em face do exposto, a formulação dessa experiência partiu da criação de um sistema online de notificações de arboviroses frente ao aumento dos casos no município de Porto Seguro Bahia em 2023. O sistema tem como finalidade qualificar as notificações de arboviroses e envio imediato à vigilância epidemiológica para que as ações de prevenção e controle sejam feitas com maior celeridade através da rede integrada de vigilância e atenção à saúde para o decréscimo para dirimir o cenário epidemiológico.
Objetivo Geral Sistema de notificações com georeferenciamento para reduzir o número de casos de arboviroses urbanas e das formas graves de dengue, no município de Porto Seguro Bahia através do envio imediato para que as ações de combate sejam feitas em tempo oportuno. Objetivos Específicos •Qualificação das notificações através da implantação a Central de Inteligência Epidemiológica (CIE) em 100% das Unidades de Saúde •Definir estratégias para minimizar a transmissão, controlando o vetor e seus criadouros através do georreferenciamento do CIE •Realizar a análise da situação epidemiológica do município para tomadas de decisões e ações de combate em tempo oportuno.
O relato de experiência foi iniciado através da necessidade da qualificação das notificações compulsórias de arboviroses e envio imediato à vigilância do município para que as ações do combate fossem realizadas em tempo oportuno. Diante disso, criamos e implantamos um sistema de notificações online, para que as notificações fossem feitas nesse sistema e chegassem de imediato à vigilância epidemiológica do município. Foi realizado um investimento municipal para aquisição de materiais eletrônico e plataformas para implantação do sistema.
Os resultados do projeto evidenciam o fortalecimento das medidas de controle de arboviroses no município de Porto Seguro/BA. Com isso percebemos o aumento das notificações de arboviroses, avaliamos que muitos casos estavam subnotificados no município. Contudo, o município conseguiu garantir o monitoramento e medidas de prevenção em tempo oportuno e assim controlando o vetor no município, através das análises de georreferenciamento de todos casos notificados e confirmados. Hoje contamos com 100% das unidade da rede pública em uso do CIE.
Todos profissionais da rede aderiram a implantação do CIE, onde houve celeridade na inserção das notificações. Hoje o sistema está em pleno funcionamento em todas unidade de saúde, com probabilidade de expansão para todas as doenças de notificações compulsórias. Fica evidente a importância da continuidade do sistema no município.