A estruturação da Assistência Farmacêutica (AF) é sempre um dos grandes desafios apresentados aos gestores do sistema único de saúde (SUS), visto que é um dos setores com maior demanda e impacto financeiro no SUS. O medicamento tem se destacado como um insumo terapêutico essencial no cuidado da saúde da população (WHO, 2006). O Cuidado Farmacêutico é um conjunto de ações e serviços realizados pelo farmacêutico, levando em consideração as concepções do indivíduo, família e equipe de saúde com foco na prevenção e resolução de problemas de saúde (BRASIL, 2019). A construção do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica- CEAF foi motivada pela necessidade da ampliação de cobertura para medicamentos, garantindo a integralidade do cuidado (BRASIL, 2004). Caculé é um município do interior da Bahia, localizado na região nordeste do Brasil, com população estimada de 22.462 habitantes conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). No município, uma estruturação na gestão da assistência farmacêutica impulsionou a implantação da clínica farmacêutica, articulação da linha do componente especializado e expansão do sistema HÓRUS nas unidades de saúde da família.
Este trabalho visa abordar o processo de estruturação da assistência farmacêutica no município de Caculé, Bahia. Objetivos Específicos Inserir o profissional farmacêutico na equipe multidisciplinar de saúde, sensibilizando a equipe através da realização de um fórum farmacêutico Abordar o processo de implantação do atendimento clínico pelo farmacêutico nas unidades de saúde e farmácia básica, promovendo o cuidado farmacêutico na atenção básica do município Realizar a articulação do serviço do componente especializado entre o município de Caculé e a regional de saúde, a fim de facilitar acesso aos medicamentos especializados e garantir a integralidade do cuidado Expandir a implantação do sistema HÓRUS para todas as unidades básicas de saúde a fim de atingir a integralidade do sistema, com a presença do farmacêutico Consolidar a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT).
A estruturação da AF começou com um diagnóstico situacional e a elaboração de um planejamento para que a gestão e clínica fossem integralizadas. A primeira estratégia foi a realização do I Fórum de Assistência Farmacêutica do Município, que contou com a participação da gestão municipal e equipe de saúde. A equipe foi sensibilizada através de palestras onde foi explanado o papel, fluxo e os projetos futuros da AF municipal. Os farmacêuticos conduziram uma pesquisa de campo realizada pelos agentes de saúde, como base epidemiológica para a implantação do cuidado farmacêutico. As consultas ocorreram nas unidades de saúde e farmácia básica, onde foi estabelecido um consultório farmacêutico. Utilizando o método clínico centrado na pessoa e a ferramenta SOAP, os dados foram registrados no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Sessões clínicas, salas de espera, consultas compartilhadas foram estratégias realizadas para o aperfeiçoamento clínico. A articulação para a implantação das linhas de cuidado CEAF acontece através de atendimento individualizado, os documentos e relatórios são avaliados de acordo ao fluxo da patologia, encaminhados a regional de Caetité e posterior retirada desses medicamentos pelo farmacêutico seguindo com acompanhamento farmacoterapêutico. A fim de seguir a estruturação, o sistema HÓRUS foi implantado em todas as unidades de saúde, sob supervisão de farmacêutico e a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) se fez atuante com reuniões contínuas.
A estruturação da AF em Caculé foi um marco na melhoria do serviço. O fórum farmacêutico cumpriu com sua proposta de inserir o farmacêutico na equipe multiprofissional de saúde, além da compreensão do quão importante é a contribuição farmacêutica no SUS. A implantação do serviço de atendimento clínico pelo farmacêutico foi realizada satisfatoriamente, dentro das unidades de saúde e farmácia básica. Foram atendidos 113 pacientes diabéticos, com melhoria das condições clínicas de 75% de pacientes atendidos, com diminuições de níveis glicêmicos significativos. O maior Problema Relacionado à Farmacoterapia (PRF) encontrado foi o de adesão, uso incorreto de medicamento, sendo assim as ações técnico-pedagógicas foram intensificadas, tais como sala de espera nas unidades básicas de saúde com orientações aos pacientes diabéticos. Outro resultado relevante foi à articulação entre o município de Caculé e a regional de saúde de Caetité, possibilitando que 292 pacientes tenham acesso aos medicamentos especializados, diferente de antes da articulação que eram apenas 32 pacientes. Saúde mental, doenças cardiorrespiratórias e diabetes são as morbidades mais assistidas no programa. O sistema HÓRUS foi implantado nas unidades de saúde, com inserção de farmacêutico na equipe e a REMUME foi consolidada pela CFT. A integralidade do cuidado, redução de danos e custos para o sistema único de saúde foram resultados expressivos com a estruturação da AF.
A estruturação da Assistência Farmacêutica de Caculé e sua inserção dentro da atenção integral trouxeram resultados satisfatórios na gestão e clínica farmacêutica e o Fórum Farmacêutico foi consolidado no calendário da saúde. A integração do atendimento clínico com a equipe de atenção básica e atividades pedagógicas resultaram em melhorias significativas, evidenciadas pela melhoria de 75% das condições clínicas dos pacientes. Como parte do plano de continuidade, o serviço será expandido para incluir todos os pacientes com doenças crônicas, ampliando o alcance e os benefícios. O maior número de usuários com acesso a medicamentos especializados, sistema informatizado em todo o ciclo de medicamentos, CFT atuante, REMUME consolidada e aumento no quadro de farmacêuticos são exemplos de uma AF qualificada dentro de um município de pequeno porte. A contribuição da assistência farmacêutica na atenção primária resulta em benefícios tanto para os pacientes, que recebem um cuidado integral e humanizado, quanto para o SUS, com redução de custos e melhorias nos indicadores de saúde.