PAIDÉIA, 10 ANOS DE ATOS E FATOS QUE FORTALECEM O COSEMS BAHIA.

Apresentação

O apoio institucional é um modo ou uma ferramenta ou uma estratégia que o COSEMS Bahia adotou desde 2014 e que abrange mais que a atuação de apoiadores, mas sim o conjunto de ações e atividades com o objetivo de qualificar a gestão Municipal da Saúde, ampliando estruturas, adequando processos e alcançando resultados benéficos à população que envolve todos os servidores do COSEMS. Neste sentido, a organização, o método, o modelo de monitoramento dos resultados são basilares orientar o Apoio Institucional do COSEMS Bahia. A necessidade de qualificar a atuação dos Secretários Municipais e apoiá-los para não perderem oportunidades de adesão para estruturar a Rede Assistencial, justificou a implantação do Apoio Institucional de forma Regionalizada. Com isto, verificou-se um melhor fluxo de informações, atuação mais customizadas às necessidades dos Municípios e melhor monitoramento das ações da Gestão. Para àquele momento inicial foi um grande avanço, contudo viu-se necessário uma organização institucional que foi maximilizada pelo Projeto de Rede Colaborativa.

Objetivos

Estruturar o modo de Gestão Organizacional do COSEMS Bahia como apoio institucional aos Municípios.

Metodologia

A organização institucional do COSEMS Bahia para apoiar os 417 municípios (100%) tem como componentes: Assessoria e Consultoria Temática, Apoio Administrativo e Financeira, Secretaria Executiva e Apoio Institucional Regionalizado. Esta organização possibilita com que a atuação se tenha um maior contato com os gestores municipais e suas necessidades, que são tratadas conforme sua complexidade por especialistas de cada área temática, produzindo uma ação considerada de apoio do apoio. Sendo que o processo de trabalho possui demandas mais comuns, baseadas nas necessidades dos Municípios e novas necessidades emanadas por normativas pactuadas tripartite ou adequação à política de saúde. Neste sentido, a Educação Permanente é a metodologia mais adequada para o alinhamento de conhecimentos entre os Assessores, Consultores Temáticos e Apoiadores Institucionais. Com isto, a atuação no território passa a ser mais qualificada e com melhores resultados. Estes últimos são monitorados, tanto pelo Escritório (Assessores, Consultores, e Secretaria Executiva) como pelos Apoiadores Institucionais, mas principalmente pela Presidenta do COSEMS Bahia. Visto que não se pode perder oportunidade de qualificar a Rede e os processos, tendo como finalidade a melhor oferta da Saúde aos Munícipes.

Resultados

A partir da Estratégia de Apoio Institucional do COSEMS Bahia temos como resultados em parceria com os Municípios no último ano: •100% de presença do COSEMS em reuniões das CIR •100% dos Municípios com Conferências de Saúde realizadas nos últimos 10 anos. •100% de adesão no SUS Digital •100% dos contatos e perfis dos Secretários de Saúde monitorados e atualizados em até 72 horas •100% dos Municípios com SIOPS homologados •4.500 participantes no Congresso Norte Nordeste realizado na Bahia, maior já realizado •100% dos Novos Gestores com acolhimento realizado pela Equipe de Apoio Institucional. Além disto, o COSEMS Bahia participou a frente de inúmeras ações que beneficiaram os Municípios na captação de recursos, por meio de orientação ao cadastro de propostas, como exemplo, as 255 obras da Saúde do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, bem como protagonizou ações e orientações junto aos Municípios para o enfrentamento as catástrofes climáticas, Pandemia da COVID 19 e mais atualmente, no enfrentamento da epidemia da Dengue. Acima de tudo, a postura ou modo organizacional adotado pelo COSEMS Ba, tornou a instituição uma referência aos Gestores Municipais para orientação e busca de soluções relativas a política pública da saúde e sua estruturação.

Conclusões

Neste contexto, a adoção do Apoio Institucional como modo ou estratégia de atuação do COSEMS da Bahia, abrange todo o corpo de servidores e diretores, tendo uma coerência institucional aos seus princípios, que são voltados à qualificação dos Gestores Municipais da Saúde na perspectiva de garantir direitos sociais na Saúde e estruturar a Rede Assistencial de Saúde. Os resultados são foram possíveis devido a esta forma de atuação que promove corresponsabilização dos atores envolvidos, comunicação assertiva, análise técnica, vínculo e acolhimento das demandas dos Gestores e da população e protagonismo político. Nesta perspectiva esta experiência reforça o êxito da estrutura e processos adotados pelo COSEMS Bahia e que podem ser comprovados pelos resultados descritos.