O bom funcionamento da Regulação em Saúde demanda organização do acesso aos serviços de assistência à saúde. Planejamento estratégico, tecnologia em saúde, contratualização dos serviços e normatização dos processos de trabalho compõem papéis regulatórios do SUS. A implantação de um Núcleo de Regulação, nesse caso denominado Núcleo de Regulação de Leitos (NRL), com serviço de Teleconsultoria Especializada no seu rol de recursos negocia diretamente com esses papéis regulatórios e foram iniciados em Camaçari-BA em novembro de 2023. A grande taxa de ocupação, o alto volume de atendimentos, a dificuldade de resolução clínica e cirúrgica dos casos e a dificuldades de giro de leitos é uma rotina nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em todo país. A atuação a nível municipal traz grandes desafios. As UPAs não foram concebidas e nem preparadas para absorver internamentos, mas, na prática, funcionam como hospitais, tornando-as instituições complexas com culturas organizacionais bastante heterogêneas. O processo de tentativa de correção dessa distorção iniciou com a implantação de Núcleos Internos de Regulação (NIR) e posteriormente com um Núcleo Centralizado (NRL). A construção de uma central utilizando recursos da rede local, filtrando suas maiores demandas e com suporte de um avanço tecnológico inevitável como a Telemedicina trouxe grandes desafios, mas com um impacto potencial e já comprovado capaz de plantar a semente de uma cultura de eficiência.
•Apresentar o impacto da estratégia de implantação de um Núcleo centralizado de regulação com suporte de serviço de Teleconsultoria Especializada como iniciativa da Regulação Municipal •Validar o aumento na eficiência com aumento do giro de leitos, menor tempo dos pacientes em tela de regulação estadual e menor tempo de internação •Identificar as fragilidades e potencialidades na implementação da estratégia
A estratégia iniciou com a implantação dos NIR, ainda que originalmente descritos para unidades hospitalares, e posteriormente com um Núcleo Centralizado (NRL). Os NIR foram heranças preservadas do período da pandemia do COVID-19 com Agentes de Regulação (AR) da Prefeitura instalados dentro das UPAs. Em novembro de 2023, os NIR das UPAs foram agrupados em um Núcleo central, chamado Núcleo de Regulação de Leitos (NRL). A estrutura administrativa e assistencial do Núcleo ativou a construção de protocolos com agentes da rede municipal efetiva e contratualizada para permitir acesso rápido a serviços diagnósticos e terapêuticos (tomografia, ressonância, ecocardiograma, oftalmologia…). Paralelamente, utilizou dados das solicitações à Central Estadual de Regulação para identificar as especialidades e recursos mais solicitados, permitindo identificar a alta demanda de leitos clínicos e as especialidades mais exigidas. Considerando a geografia local com unidades dispersas em áreas muito abrangentes e a escassez de acesso a maioria desses especialistas foi pactuado Projeto Piloto de Teleconsultoria com 7 (sete) especialidades clínicas e cirúrgicas permitindo o acesso quase imediato a avaliação com especialistas diversos (cardiologia, neurologia, cirurgia vascular, ortopedia, urologia e infectologia). O impacto dessas ações foi avaliado no período de novembro e dezembro de 2023 e comparado ao período de janeiro a outubro de 2023.
No período de 10 meses anteriores a implantação do NRL foram identificadas as seguintes demandas vinculadas a CER: leitos clínicos (942), ortopedia (657), neurologia (490), cirurgia geral (391), UTI (338), vascular (189), cardiologia (148), urologia (66). Foram ativados ou reativados ações com pelo menos 12 especialidades incluindo recursos da rede local estatutária e contratualizada (como o fluxo de pacientes psiquiátricos e hematológicos, acesso a policlínica, acesso ao Centro de Cirurgias Eletivas e o Programa Fila Zero, acesso a prestadores de exames complementares). O Projeto Piloto atuou na UPA Gleba A (a maior e com maior fluxo do município). O NRL foi implantado em novembro de 2023 e o serviço de Teleconsultoria em dezembro de 2023 respondendo por 53 solicitações de teleconsulta dos 96 pedidos vinculados a CER (55,21% do total). Os dados coletados na mesma fonte da CER mostram um impacto animador nas estatísticas estudadas. A média de dias em tela caiu de 2,6 dias para 1,69 dias após a implantação do NRL (queda de 34,5% dos dias em tela). A média de dias na unidade caiu de 3,47 dias para 1,98 dias após a implantação do NRL (queda de 42,9% dos dias na unidade). Comparado às outras unidades do município, a UPA Gleba A tornou-se a mais eficiente nos parâmetros estudados.
A estratégia Núcleo de Regulação de Leitos (NRL), com os recursos previamente informados em sua composição, foi capaz de trazer impactos numéricos e que levam a uma melhora da qualidade da assistência. Os benefícios pensados teoricamente tiveram validação com números coletados a partir do sistema da CER e estimulam a investir na sua otimização e crescimento. Houve redução do tempo de dias em tela aguardando regulação e do tempo de internação dos pacientes. Tais resultados provavelmente estão relacionados a melhor eficiência quantitativa e qualitativa do uso dos nossos recursos.