CUIDADO FARMACÊUTICO PARA MELHOR IDADE: RELATO DE EXPERIENCIA EM PONTO NOVO BAHIA

Apresentação

Ponto Novo está localizado ao norte da Bahia, há 328km da capital Salvador, segundo dados do IBGE 2023, possui 17.938 habitantes. Na estrutura da saúde pública, o município apresenta uma secretaria municipal de saúde, oito unidades básica de saúde, quatro estão localizadas no perímetro urbano e quatro distribuídas perímetro rural além de cinco extensões das unidades básica, um centro de especialidades médicas e odontológicas, uma sede do SAMU, um CAPS um hospital, uma maternidade, um CDI, uma CAF. Na Assistência Farmacêutica, em Ponto Novo foi implantado o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), MS, CONASEMS, PROADI-SUS além do CFF. O Cuidado Centrado no Paciente é uma prática em que o paciente e seus familiares participam das decisões que envolvem sua saúde. Assim, o atendimento profissional passa a ser personalizado de acordo com as vontades e demandas individuais. Este movimento universal, que implica na valorização do papel do paciente no cuidado, tem sido amplamente debatido em estudos, e o Institute of Medicine definiu oito princípios que regem esta prática (respeito pelos valores, preferências e necessidades dos pacientes coordenação e integração do cuidado informação e educação conforto físico auxílio emocional e alívio do medo e ansiedade envolvimento de familiares e amigos continuidade e transação Acesso ao cuidado).

Objetivos

Objetivo geral: Identificar, intervir e prevenir os Problemas Relacionados à Farmacoterapia com intuito de ajudar os pacientes a atingirem suas metas terapêuticas e obterem o máximo benefício dos medicamentos.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência sobre o cuidado farmacêutico, para idosos, realizado no município de Ponto Novo, que teve início em julho 2023 e segue até os dias atuais, a população escolhida foram idosos com dúvidas ou dificuldades em aderir ao tratamento medicamentoso e/ou portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que juntamente com os familiares aceitam a consulta farmacêutica, as quais são agendadas com pacientes vindos de forma espontânea, por encaminhamento ou busca ativa. A consulta farmacêutica é registrada através do método SOAP e através do sistema de informação e-SUS.

Resultados

As consultas farmacêuticas são realizadas à domicílio, os dados subjetivos e objetivos são registrados e depois avaliados para a elaboração do plano de cuidado a ser pactuado com o paciente e o familiar, há dois momentos inicialmente individual com o paciente em seguida coletivo com os familiares do paciente. No período de julho de dois mil e vinte e três até os dias atuais foram realizadas vinte e uma consultas domiciliares, dos vinte e um pacientes atendidos, houve uma média de dois familiares que tiraram suas dúvidas no que se refere ao tratamento medicamentoso e os problemas de saúde. O acompanhamento farmacêutico permitiu a identificação de problemas relacionados à farmacoterapia e a realização de diversas intervenções farmacêuticas. Para realização deste trabalho houve engajamento entre gestão, enfermeiras coordenadoras das unidades de saúde, coordenadores da fisioterapia, atenção básica, vigilância epidemiológica, central de marcação, hospital, agentes de saúde, funcionárias das farmácias das Unidades de saúde, funcionárias da central de abastecimento farmacêutico, centro de atenção psicossocial, técnicos de digitação, técnicos de informação e sociedade civil.

Conclusões

A experiencia vivenciada, mostrou que o cuidado farmacêutico, melhora a qualidade de vida dos usuários, familiares e do próprio profissional de saúde, reduz custos para o Sistema Único de Saúde diminui a demanda de exames laboratoriais de imagem e de especialidades médicas. Os benefícios obtidos são bilaterais onde foco principal que é a melhora na qualidade de vida do paciente, foi alcançado, num período menor de tempo, com menor laboriosidade e menor custo. Os objetivos do trabalho foram alcançados, houve identificação, intervenção e prevenção de problemas relacionados à farmacoterapia e houve clareza por parte de equipe de saúde e gestão sobre a importância do farmacêutico na integralidade do cuidado. Houve maior aproximação e fortalecimento de vínculo entre paciente, familiar e profissional de saúde. Reitero a importância de habilitar todos os profissionais de saúde a desenvolver o cuidado centrado no paciente.