I FÓRUM DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS NO MUNICÍPIO DE CACULÉ-BA: INTEGRAÇÃO NA EQUIPE DE SAÚDE

Apresentação

A estruturação da Assistência Farmacêutica (AF) é sempre um dos grandes desafios apresentados aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), seja pelos recursos financeiros, como a busca contínua de novas estratégias para o seu gerenciamento. As ações envolvidas na área da AF não devem se restringir apenas à aquisição e distribuição de medicamentos, para sua efetuação (BRASILIA, 2007). A AF atualmente é um dos setores com maior tendência de demanda crescente e de maior impacto financeiro para o SUS. Em busca de qualificação, a AF do município de Caculé-BA realizou o I Fórum de Assistência Farmacêutica no SUS, com o tema: A importância do Cuidado Farmacêutico promovido pela Comissão de farmacêuticos inseridos na AF municipal, para profissionais das equipes de saúde e gestores da saúde. O cuidado farmacêutico, tema principal do I Fórum de AF do município, visa promover a utilização adequada dos medicamentos através da provisão de diferentes serviços destinados ao paciente, permitindo ao farmacêutico o gerenciamento integrado de toda farmacoterapia, de modo a gerar o controle mais eficaz das doenças, alcance de resultados terapêuticos concretos e melhoria na qualidade de vida (MINISTERIO DA SAÚDE, 2014). Tal evento foi de suma importância para a AF municipal, o qual gerou grandes frutos, sobretudo valorização e inserção do profissional farmacêutico na equipe multidisciplinar de saúde. Além da compreensão de que a AF é componente fundamental da assistência à saúde.

Objetivos

OBJETIVOS •Objetivo Geral: Apresentar a experiência e resultados alcançados do I Fórum de Assistência Farmacêutica no município de Caculé-Ba. 2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Inserção do profissional farmacêutico na equipe multidisciplinar de saúde •Explanar os papéis da Assistência Farmacêutica na equipe multiprofissional, na clínica e na gestão •Abordar que é possível uma assistência multiprofissional de qualidade no SUS •Disseminação e minicurso do Sistema Hórus (Sistema Nacional de gestão da assistência farmacêutica) e educação continuada •Implantação do Cuidado Farmacêutico no município •Apresentação da estruturação da AF no município e dos seus componentes (Básico Estratégico e Especializado).

Metodologia

O I Fórum de AF elaborado pela Comissão Organizadora composta pelos farmacêuticos inseridos na AF municipal, para discussão da área farmacêutica dentro da equipe multiprofissional, gestão e clínica, além de apresentar o projeto técnico sobre o Cuidado Farmacêutico em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. No evento, convidados através de ofícios-convites, estavam presentes, gestão municipal, toda equipe da atenção básica, coordenadores gerais e profissionais farmacêuticos do município e de municípios circunvizinhos. Com abertura de fala a gestão municipal em seguida, a participação e apoio do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF) e do Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica (GT) iniciando com a palestra “O fortalecimento da AF na atenção integral à saúde” pela Dra. Marjorie e “O Farmacêutico, a gestão e a clínica” pelo Dr. José Fernando. Houve também a palestra “Componente da AF: acesso aos medicamentos do SUS” pela Dra. Paloma Junqueira, farmacêutica responsável pela Base Regional de Saúde do município de Caetité-BA. No segundo momento, foi apresentada a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), a qual mostrou a sua composição e importância dentro do ciclo da AF. Finalizando a programação, aconteceu o minicurso sobre o sistema Hórus para os atendentes de farmácia com o passo a passo da utilização dessa ferramenta. O evento foi realizado em um único dia, com carga horária de oito horas.

Resultados

Mesmo com extensas cargas horárias dos profissionais de saúde, houve a sensibilização destes para presença no evento, foi verificado um número de profissionais significativos, sobretudo a equipe médica, estavam presentes 06 médicos, 10 enfermeiros, 10 dentistas, 09 técnicos de enfermagem, 12 agentes comunitários de saúde, 11 atendentes de farmácias, 2 nutricionistas, 2 fisioterapeutas, 10 farmacêuticos, 6 coordenadores gerais e secretária de saúde. O evento proporcionou grandes resultados para a AF do município. O principal deles foi a inserção do profissional farmacêutico na equipe da multiprofissional de saúde, além da compreensão de quão importante é a contribuição farmacêutica no cuidado à saúde. Outro resultado foi à implantação do cuidado farmacêutico na atenção primária, através das parcerias com a unidade básica para captação de pacientes que precisam desse cuidado. O sistema Hórus, após apresentação e minicurso foi implantado em todas farmácias das unidades de saúde, com atendentes aptos sob supervisão farmacêutica. Além disso, obtiveram-se avanços nos componentes da AF, com parceria com os profissionais prescritores. Como produto de discussões acontecidas no fórum foi criado a Relação Municipal de Medicamentos-REMUME, pela CFT, composta por todas as representações de prescritores do município.

Conclusões

Consideramos que AF é uma obra em constante aperfeiçoamento, e suas ações não deve se restringir apenas à aquisição e distribuição de medicamentos, para sua efetuação. Sendo assim, o município de Caculé-Ba segue buscando inovações, novas estratégias para que garantam eficiência em todas suas ações e serviços, para proverem além de acesso a medicamentos acesso de qualidade à saúde. Por fim, através do I fórum de AF municipal, foi possível alcançar a integração farmacêutica na equipe de atenção primária à saúde. Consagrando-se como evento no âmbito da AF municipal, no qual irá acontecer o II Fórum de AF em maio de 2024 com o tema Uso Racional de Medicamentos.