O município de Ouriçangas enfrenta um grande desafio com os médicos a nível de preenchimento nas declarações de óbitos nos campos de causa base do óbito. Esta falha no preenchimento faz com que este óbito seja investigado, considerando que todo óbito tem uma causa. A partir desta dificuldade, enfrentamos mais um desafio consequente ao primeiro, que é a dificuldade em as equipes da atenção básica fazerem as investigações de óbitos. Diante disso a questão problema se limita à: De que forma podemos amenizar os erros de preenchimento nas declarações de óbitos?
Objetivo Geral: Amenizar os erros de preenchimentos nas declarações de óbitos Objetivos Específicos: Implantar no município a câmara técnica para investigação de óbitos Solicitar apoio para capacitação dos médicos no preenchimento das declarações de óbitos Fomentar o dialogo entre os médicos plantonistas com os médicos da atenção básica.
Como estratégias institucional, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Ouriçangas, convocou diversos trabalhadores de saúde que atuam no município (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem) para uma reunião com as referencias técnicas do Núcleo regional de saúde Nordeste para que eles expliquem a importância da investigação de óbitos e sobre a importância da implantação da câmara técnica da investigação de óbitos no município.
Após os profissionais ampliarem o olhar sobre a importância da atenção ao preenchimento correto das declarações de óbitos, como também das investigações de óbitos. Obtivemos um número menor de declarações com causa base desconhecidas ou mal definidas. Quando acontece de ter D.O com causa desconhecida, a coordenadora prontamente envia para as unidades básicas, para que elas possam investigar, já que a unidade de saúde tem o papel de acompanhar o histórico clinico dos seus pacientes.
O trabalho em equipe é de fundamental importância para o desenvolvimento das ações a nível de gestão em saúde. O dialogo e a força de vontade dos trabalhadores faz com que se resolva os problemas em relação a investigação de óbitos, além de adquirir recursos ao município.