O SUS QUE ACREDITO É O SUS QUE PRATICO CUIDAR É PRECISO!

Apresentação

O PRESENTE RELATO TRATA-SE DA HISTÓRIA DE UMA PROFISSIONAL SONHADORA, QUE DESDE A ADOLESCENCIA SEGUE EM BUSCA DE TRANSFORMAÇÃO NA SAÚDE, NO SUS. É NORMAL OUVIRMOS DIZER QUE AGUARDAR HORAS PARA SER ATENDIDO, ATENDIMENTO DESUMANIZADO, PROFISSIONAIS ADOECIDOS, PACIENTES TODOS OS DIAS NAS UNIDADES COM AS MESMAS QUEIXAS, AUSÊNCIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE MENTAL, DENTRE OUTROS RELATOS É TUDO CULPA DO SUS. CRESCI OUVINDO ISSO, MAS SEMPRE ACREDITEI NO VERDADEIRO SUS. O SUS QUE ACREDITO É AQUELE QUE COLOCO EM PRÁTICA NAS MINHAS VIVÊNCIAS COMO PSICÓLOGA. VAI ALÉM DO FALAR E SIM DO FAZER, ESTÁ NA ESCUTA, NO ACOLHIMENTO, NAS MICROINTERVENÇÕES CONTEXTUALIZADAS QUE ACONTECE DE ACORDO COM DIAGNOSTICO QUE REALIZO JUNTAMENTE COM AS EQUIPES EM CADA REGIÃO. O SUS QUE ACREDITO É AQUELE EM QUE REALIZAMOS MOMENTOS COM AS EQUIPES, ONDE CADA UM RELATA SUAS VIVÊNCIAS, SE CAPACITA E AUTOAVALIA, TUDO COM PLANEJAMENTO E OBJETIVOS. É NECESSÁRIO EXTERNALIZAR ESSE CUIDADO ALÉM DO ATENDIMENTO CLÍNICO, COM AÇÕES NA COMUNIDADE, NAS ESCOLAS, ABRANGENDO TODO O TERRITORIO, GARANTINDO OS PRINCIPIOS E DIRETRIZES DO SUS DE FORMA INTEGRAL E HUMANIZADA. O SEGREDO É OLHAR PARA O OUTRO DE FORMA INDIVIDUAL E NÃO GENERALISTA. POIS CADA UM CARREGA UMA HISTÓRIA QUE DEVE SER ACOLHIDA E RESPEITADA. MINHA EXPERIÊNCIA EM MARCIONILIO SOUZA INICIOU DE FORMA VOLUNTARIA, ONDE A COORDENADORA DA ATENÇÃO BÁSICA ME CONVIDOU E EU ACEITEI. A PARTIR DESSE CONVITE CONSEGUI COLOCAR TUDO MENCIONADO EM PRATICA E MOSTRAR QUE É POSSIVEL.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: DEMONSTRAR UM MODELO DE ATENÇÃO A SAÚDE FOCADO NA ETICA, HUMANIZAÇÃO E AUTOCUIDADO. OBJETIVOS ESPECIFICOS: FORTALECER E ARTICULAR TODAS AS INICIATIVAS EM SAÚDE EXISTENTES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PROPORCIONAR MOMENTOS DE AUTOREFLEXÃO A FIM DE LEVAR OS PROFISSIONAIS A SE QUESTIONAR SOBRE SUA ATUAÇÃO. DEMONSTRAR ATRAVÉS DA MINHA EXPERIÊNCIA QUE É POSSIVEL TRANSFORMAR VIDAS E REALIZAR UM TRABALHO EFICAZ.

Metodologia

REALIZEI UM CURSO PRESENCIAL NA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA BAHIA (ESPBA) | SESAB. QUE FEZ COM QUE EU PERCEBESSE QUE TUDO O QUE EU SONHAVA PODERIA SER COLOCADO EM PRÁTICA. AO RECEBER O CONVITE PARA TRABALHAR DE FORMA VOLUNTARIA NO MUNICIPIO VI QUE ALI ESTAVA A CHANCE DE REALIZAR O TRABALHO QUE DESEJAVA. SER A PRIMEIRA PSICÓLOGA DA SAÚDE DESTE LUGAR E DE FORMA VOLUNTARIA FOI O INICIO DE TUDO. OS RECURSOS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM SLIDES, DINÂMICAS, CARRO DE SOM, APRESENTAÇÃO DE MÚSICA E POEMAS COMPOSTO PELA POPULAÇÃO, ATIVIDADES ATRAVÉS DE CORES PARA AUTOAVALIAÇÃO, PALESTRAS EM VÁRIOS AMBIENTES, INCLUSIVE NAS SALAS DE ESPERA, ATIVIDADES NAS ESCOLAS, CAMINHADAS, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE, VISITAS DOMICILIARES, HOSPITALAR.

Resultados

O RESULTADO DA EXPERIÊNCIA VAI ALÉM DO QUE PODE SER DESCRITO AQUI. PROFISSIONAIS MOTIVADOS. RISCO DE SUICIDIO REDUZIDO, PACIENTES COM NIVEL DE ANSIEDADE BAIXO, PACIENTES QUE FAZIAM USO DE DROGAS ILICITAS PASSOU A PROCURAR A UNIDADE DE FORMA VOLUNTARIA EM BUSCA DE ACOMPANHAMENTO PARA DIMINUIR E ATÉ EXTINGUIR O USO E MUITO MAIS. IDOSOS ASSITIDOS NA UNIDADE BÁSICO COMO EM SEU DOMICILIO.

Conclusões

O PRESENTE RELATO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEMONSTRAR ATRAVÉS DA PRATICA DE UMA PROFISSIONAL QUE É POSSIVEL TRABALHAR SEGUINDO OS PRINCIPIOS E DIRETRIZES ADAPTANDO À REALIDADE QUE CADA UM ESTÁ INSERIDO. PRETENDO LEVAR PARA OUTROS PROFISSIONAIS ESSE MODELO DE ATENÇÃO A SAÙDE ONDE É PRECISO ESTARMOS BEM PARA CUIDAR DO OUTRO, POIS O SUS QUE ACREDITO É O SUS QUE PRATICO. CUIDAR É PRECISO! A ATENÇÃO BÁSICA É O LOCAL REPLETO DE OPORTUNIDADES EM CUIDADO. PRINCIPALMENTE CUIDADO PREVENTIVO.