A proposta apresenta uma experiência de ampliação da informatização via prontuário eletrônico na Atenção Primária á Saúde- APS a partir da integração das bases em sistema em rede. A APS no município está estruturada em doze Unidades Básicas de Saúde-UBS, sete estão localizadas em distritos e povoados e cinco localizadas no perímetro urbano, cobertas por quatro equipes da Estratégia Saúde da Família. Em 2016 quando foi iniciada a informatização das unidades via Prontuário Eletrônico do Cidadão -PEC as bases foram instaladas de forma individualizadas e em funcionamento em rede interna . Apenas quatro unidades possuíam acesso ao PEC e as demais unidades faziam preenchimento das fichas de Coleta de Dados Simplificada – CDS, que posteriormente eram digitadas nas unidades informatizadas. Nesse cenário tínhamos: registros não qualificados, dificuldade no acompanhamento do processo de trabalho, integralidade do cuidado e gestão das informações comprometidas e falha na segurança dos dados . Diante do cenário, foi proposto integrar as quatro bases individualizadas, e colocar essa base individualizada em rede externa para que todas as unidades passassem a ter acesso ao PEC.
Objetivo Geral: Apresentar a experiência de ampliação da informatização da APS no município a partir da integração das bases em sistema em rede. Objetivos específicos: Possibilitar a replicação da experiência em outros municípios
O projeto foi estruturado em cinco etapas: 1ª estruturação da rede externa na secretaria de saúde com aquisição de equipamentos para integração das bases (computadores, nobreaks e roteadores) 2ª estruturação das unidades básicas com computadores, rede de internet e impressoras 3ª treinamento das equipes por perfis de acesso (recepção, triagem, vacina, dentistas, enfermeiras, médicos e acs) 4ª fase de teste com uma base. Nessa etapa foi escolhida a equipe de saúde da família com o maior número de unidades de saúde vinculadas para funcionar em rede externa. 5ª Integração de todas as bases e funcionamento em rede. Após a fase de teste será integrado a base teste todas as outras bases. A partir desse processo de integração o acesso de todas as UBS será via rede externa.
Atualmente estamos na quinta etapa da estratégia e até aqui os resultados alcançados foram : – 77% das unidades informatizadas -33% das unidades em processo final de informatização – 50 % das unidades realizam atendimento em rede externa – 30% de aumento da cobertura vacinal nas unidades 100% informatizadas – 22 % de aumento no acompanhamento das gestantes das unidades 100 % informatizadas – aproveitamento de tres profissionais digitadores para outras funções – atualmente os melhores resultados nos indicadores do PREVINE BRASIL são das equipes 100 %informatizadas .
A saúde digital tem sido uma proposta que facilitara o alcance dos objetivos no SUS. No município de Utinga, a proposta de informatização e integração das bases e atendimento em rede na Atenção Básica-AB é apenas o início de implantação da saúde digital. Dentro da AB essa estratégia vai possibilitar a implantação de serviços como telessaúde, teleconsultoria e teleatendimento. Além disso, representa a estruturação de uma base para integração dos demais serviços de saúde, como CAPS, Laboratório, CEO e Hospital. Isso para o usuário deve representar, ampliação na oferta de serviços, ampliação do acesso e reordenamento do usuário na rede.