Segundo o Ministério da Saúde o Brasil é o 5º país do mundo em incidência de Diabetes Melitus, com estimativa de 21,5 milhões de diabéticos até 2030, e 560 mil utilizam insulina para controlar adequadamente os níveis de glicose no sangue. O crescente número de pessoas sedentárias e com sobrepeso, bem como hábitos alimentares não saudáveis vem contribuindo para incidência de DM e consequente aumento de comorbidades como nefropatia diabética, retinopatia diabética, neuropatia periférica, IAM, AVE. Em Vera Cruz segundo dados do SISAB (2024) temos cerca de 3.315 pessoas portadoras de diabetes das quais 505 fazem uso de insulina de caneta, sem contar os casos subnotificados e um número de pessoas que não sabem que são diabéticas. Assim, foi criado um sistema de entrega de insulinas express, onde o paciente recebe a insulina de caneta em casa, levada por um profissional da atenção farmacêutica do município em uma bag climatizada. Junto a isso, realizamos a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde sobre o cuidado à pessoa com diabetes, para que eles possam orientar os pacientes corretamente sobre a doença, os níveis adequados da glicemia sanguínea, cuidados com os pés, alimentação e uso correto dos medicamentos. Nos grupos de HiperDia das unidades de saúde da família promovemos rodas de conversa sobre diabetes e vida saudável, além de consultas com profissionais da equipe multiprofissional da atenção primária.
Objetivo geral Promover a qualidade de vida ao portador de diabetes melitus, melhor o controle da doença e prevenir complicações. Objetivos específicos Proporcionar educação em saúde para a pessoa diabética Promover autoestima, autocuidado e bem-estar Oferecer melhor acesso aos serviços de assistência à saúde Estabelecer uma linha de cuidado especifica para a pessoa com diabetes.
Com o grande quantitativo de diabéticos insulinodependente sendo registrado pela atenção farmacêutica para solicitação de insulina de caneta, notou-se a necessidade de fazer a entrega dessas insulinas em domicílio, pois, muitos pacientes não possuem condição financeira para ir até a farmácia central para retirar o medicamento, então, em 2023 foi criado a insulina express, para que esses pacientes pudessem receber a insulina na residência, com isso, notamos a necessidade de criar uma linha de cuidados voltada para os pacientes diabéticos do município. Dessa forma, buscamos no banco de dados do SISAB o quantitativo de pessoas com diabetes cadastradas no sistema do município e com a atenção farmacêutica o quantitativo de usuários que são registrados para recebimento da insulina de caneta. Posteriormente, realizamos a capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde, para que eles promovam educação em saúde ao diabético e as famílias da sua área de abrangência. Com os grupos de HiperDia, fortalecemos o vínculo com os participantes, realizando rodas de conversa, buscando a promoção do bem-estar, autocuidado e autoestima. Realizamos agendamento para consulta com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro dermatoterapeuta, médico clínico e educador físico. Em junho será realizado uma caminhada para conscientização sobre o diabetes em referência ao dia nacional do diabetes, e em novembro a corrida pela saúde, no dia internacional do diabetes.
Por conseguinte, as ações desenvolvidas desde a implantação da insulina express, promoveu um olhar mais minucioso sobre os pacientes diabéticos do município, a partir desse apanhado pudemos promover melhores cuidados, bem-estar, supervisão do tratamento mais apurada, melhor adesão a terapêutica prescrita, melhor controle da glicemia, prevenção e redução de amputações, infecções, hospitalização e outras complicações. A equipe multiprofissional foi fundamental para o desenvolvimento em todas as esferas do cuidado ao paciente a promoção da saúde, cuidando da alimentação correta, atividade física, prescrição medicamentosa adequada, avaliação da pele e dos pés. O trabalho em equipe promoveu melhor adesão ao tratamento, acelerou a recuperação dos agravos e manteve uma vigilância mais adequada do autocuidado aos pacientes.
O controle do Diabetes Melitus é um desafio para as pessoas que desenvolvem essa doença e para o sistema de saúde, ter uma equipe multiprofissional voltada para os cuidados desses pacientes é um avanço significativo para o município, pois não contamos com um grupo de especialistas, então, utilizemos os recursos disponíveis. O sucesso desse trabalho é saber que reduzimos as complicações decorrentes do diabetes, promovemos saúde e bem-estar, e uma vida mais longeva e saudável para os portadores dessa doença que tem impactado tantas vidas.