PRÉ NATAL: ATENÇÃO QUALIFICADA E ESPECIALIZADA COM REALIZAÇÃO DE ULTRASSOM DURANTE CONSULTA NA ESF

Apresentação

A consulta de pré natal é o cuidado mais importante que a mulher deve tomar ao descobrir uma gestação e a partir desta descoberta este se torna um dos momentos mais esperados em toda a gravidez, pois é onde todas as dúvidas são tiradas e novas descobertas são feitas. Pensando nisso levamos a realização da ultrassom para o atendimento de pré natal com o obstetra.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Realizar consulta de pré natal de qualidade prezando pela humanização com aparato tecnológico da ultrassom que é realizada no momento da consulta com obstetra em conjunto com a enfermeira, na unidade básica de saúde de origem. OBJETIVO ESPECÍFICO: •Realizar acompanhamento do desenvolvimento do bebê no momento da consulta de pré-natal •Diagnosticar possíveis alterações no bebê e em alguns momentos a descoberta do sexo •Fortalecer o vínculo com o binômio mãe – filho.

Metodologia

Com a descentralização dos atendimentos de ginecologia e obstetrícia para as unidades de saúde como estratégia para um melhor atendimento, foi pensada uma maneira de fazer um diferencial nos atendimento às gestantes do município isso foi possível com a experiência do obstetra aliada a sua habilidade em realizar ultrassonografia. Em todos os atendimentos de pré natal é feita no momento da consulta a ultrassom para acompanhamento da saúde do bebê e da mãe, gerando mais satisfação para a paciente e família presente.

Resultados

Com a realização da ultrassonografia durante a consulta de pré natal com o obstetra conseguimos realizar um atendimento de forma humanizada e singular a cada gestante, podendo detectar alterações na gestante e também de forma precoce alterações no feto, o que gera um encaminhamento mais breve para níveis de assistência mais especializados, solicitação de exames mais específicos, além do fortalecimento do vínculo não apenas com o binômio mãe – filho mas também com a família que muitas vezes está presente no atendimento e para além disso em alguns momentos proporcionar a descoberta do sexo da criança.

Conclusões

Com a descentralização do atendimento de ginecologia e obstetrícia houve uma maior adesão das gestantes às consultas de pré natal e também das demais mulheres no atendimento de ginecologia. E ainda a detecção precoce de patologias nos bebês e nas mães.