A cidade de Serrolândia é um município baiano com aproximadamente 13.490 habitantes (IBGE 2010) pertencente à microrregião de Jacobina no Centro Norte, composta por 19 municípios. Atualmente o município dispõe de 05 equipes de Saúde da Família e 02 unidades satélites na zona rural perfazendo um total de 100% de cobertura deste programa. Devido a Pandemia, não conseguindo atingir 95% da meta de imunização que é preconizado pelo Ministério da Saúde, a gestão municipal, entendendo a importância do processo de imunização no território que se encontrava fragilizado e com baixas coberturas nos centros de imunização, resolveu articular com as esferas da administração, utilizando o planejamento estratégico, desenvolver várias ações através da elaboração do Plano de Ação Municipal de Imunização integrado que pudessem melhorar os índices de coberturas vacinais no município. No primeiro quadrimestre do ano 2021 o município atingiu a nota ISF 7,04, porém, com ações realizadas, a partir do terceiro quadrimestre de 2023 o município vem se destacando nos indicadores do Previne Brasil alcançando a nota ISF 10,00, ficando em primeiro lugar no Núcleo Regional de Saúde da região Centro Norte por cumprimento e alcance de metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. DADOS EXTRAIDOS DO SISAB -PREVINE BRASIL E-SUS AB Q1/ 2021 ISF: 7,04Q1 2022 ISF:9,06 Q1/ 2023 ISF: 9,94 Q2 /2021 ISF:8,65Q2/2022 ISF:9,69 Q2 /2023: ISF: 9,37 Q3/ 2021 ISF:8,65Q3/ 2022 ISF:9,79Q3 /2023: ISF: 10,00
Objetivos: Geral: Elaborar o Plano de Ação Municipal de Imunização integrado a partir das ações estratégicas em parceria com a Atenção Básica. Objetivos específicos: 1)Realizar planejamento estratégico para elaboração do Plano de Ação Municipal de Imunização a partir dos indicadores do Previne Brasil, em articulação e parcerias com as esferas da administração municipal. 2)Socializar os resultados obtidos e compreender os impactos das coberturas vacinais e dos indicadores da Atenção Básica 3)Melhorar os índices de coberturas vacinais a partir do Plano de Ação Municipal de Imunização e consequentemente no acesso da população a vacina ofertada no município.
Como procedimento metodológico foram adotadas reuniões periódicas intersetoriais com a participação da rede de saúde, educação CMS-Conselho Municipal de Saúde para realizar um diagnostico situacional sobre a cobertura vacinal a partir do indicador do Previne Brasil e buscar uma solução resolutiva. Durante das reuniões foram elencados todos os dados e índices de coberturas por faixa etária e indicadores de imunização do Previne Brasil, pontos chaves para pensar e melhorar os números mapeadas as áreas de menor acesso e a partir dos dados mapeados durante os encontros com as equipes de apoio foi elaborado o Plano Municipal de Imunização integrado. Uma das situações identificadas foi em relação às necessidades das equipes de saúde referente às melhorias das condições de trabalho. Como estratégia a demanda foi levada para o gestor que acatou as ações de melhorias no alcance das metas descritas a seguir: Aquisição de equipamentos e ferramentas de trabalho, fardamento e Tablets para os ACS e ACE, Aquisição de 01 veiculo para a imunização, educação permanente em Saúde, ampliação do quadro de ACS por Concurso Público, contratação de técnicos em Enfermagem, contratação de duas imunizadoras para cada sala de vacina, Busca ativa dos faltosos, vacinação nos usuários acamados, e que não conseguem chegar às unidades físicas. Por fim, foi socializado o Plano de Ação Municipal de Imunização integrado para todas as equipes de saúde, outras secretárias , para usuários e poder publico .
Através da elaboração do Plano de Ação Municipal de Imunização integrado e com as atividades propostas e extramuros entre as equipes, com o uso tecnológico, e socialização das informações foi possível alcançar 100% da população cadastrada no sistema pelos ACS e pelas equipes de Saúde e conseguir reorganizar o processo de trabalho que era muito inconsistente e perdia muitos dados quando eram enviados ao Ministério da saúde. Observa-se um resultado efetivo com a implementação das ações através do planejamento estratégico. A execução, monitoramento e avaliação, além do uso dos dispositivos tecnológicos e das ferramentas de trabalho passaram a ser um elemento importante para o alcance das metas, o que ficou mais evidente diante dos diversos obstáculos enfrentados e evolução percebida Vale destacar que ações empreendidas para melhorar os índices de coberturas vacinais por meio de campanhas e melhorar os índices ISF do Previne Brasil foi o ponto crucial para alta adesão por parte da população nas campanhas de vacinas apresentadas. As metas foram atingidas todas apresentando índices superiores a 100% em todas as vacinas do calendário vacinal e no IFS o alcance foi 10. Para esse êxito, a parceria com as equipes envolvidas, líderes comunitários de associações, administração publica, sindicato dos trabalhadores Rurais e os ACS/ACE tiveram um papel significativo e fundamental, fortalecendo a parceria da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica.
Com o apoio intersetorial e dos parceiros, o município de Serrolândia avançou no sentido de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar sobre a importância da vacinação, contribuindo para a adesão às campanhas, afim de reduzir a morbidade e a mortalidade Espera-se que a elaboração do Plano de Ação Municipal de Imunização integrado com as estratégias apresentadas continue contribuindo no alcance de 100% do público alvo de todas as campanhas referente ao processo de imunização, tendo em vista as dificuldades enfrentas e as questões geográficas para acessar as populações de forma equânime. Além disso, é preciso desconstruir os mitos e estigmas sobre a eficácia das vacinas e a necessidade de todos terem os seus esquemas vacinais completos. Nesse sentido, espera-se que haja um aumento em campanhas educativas que intensifiquem a promoção da saúde apresentando os resultados e criando a cultura que a vacina é vida. Após essas estratégias e com o apoio da gestão e esforços dos profissionais houve um crescimento significativo dos índices apoiado pela rede intersetorial e da intensificação de todos os envolvidos para prestação de serviços aos nossos usuários.