PROGRAMA SAÚDE EMOCIONAL NA ESCOLA

Apresentação

Projeto de intervenção socioemocional na Atenção Básica para crianças e adolescentes realizado entre 29 de março de 2022 à 30 de novembro de 2023 em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação do município nas escolas de ensino fundamental I e II da rede pública. Ao todo foram beneficiadas 06 (seis) unidades escolares sendo 02 (duas) escolas da sede e 04 (quatro) da zona rural totalizando aproximadamente 1.500 alunos participantes. As oficinas foram ofertadas a todos os alunos matriculados e quando necessário foram realizadas adaptações durante as atividades, promovendo inclusão, fortalecimento de vínculos e promoção de saúde. Partindo do princípio de que somos seres humanos dotados de emoções que estão presentes em todos os momentos da nossa vida, independente da idade ou situação, ninguém nasce com habilidades de inteligência emocional, contudo aprender a identificar, nomear e expressar sentimentos e emoções deve fazer parte da educação diária de toda criança, pois uma criança que expressa seus sentimentos de maneira adequada e eficaz tem maior probabilidade de se tornar um adulto emocionalmente saudável.

Objetivos

Este programa teve como objetivo desenvolver habilidades de inteligência emocional em grupos de crianças e adolescentes da rede pública de ensino do município, possibilitando a todos os alunos participantes um espaço de reconhecimento, pertencimento, reflexão e ressignificação de sentimentos, emoções e experiências vivenciadas, posto que, os sentimentos despertam emoções às quais levam o indivíduo a emitir determinados comportamentos. Com isso, objetivou-se também dar voz a criança e/ou adolescente de modo a proporcionar reflexões coletivas através de relatos reais em momentos de roda de conversa e acolhimento, e quando necessário foram realizadas triagens de saúde mental afim de acolher e encaminhar o aluno para profissionais de áreas da saúde e da educação de acordo com sua demanda.

Metodologia

O Programa Saúde Emocional na Escola foi desenvolvido para crianças e adolescentes a partir de demandas de vulnerabilidade social e sofrimento mental de usuários dos serviços da Unidade de Saúde da Família. Foram utilizados como instrumentos dinâmicas breves e mediação com a psicóloga responsável e uma monitora auxiliar durante as oficinas. Para cada turma beneficiada foi ofertado 08 (oito) encontros, sendo 01 (um) encontro para apresentação da proposta de intervenção para pais e mestres, 05 (cinco) encontros somente com os alunos com oficinas relacionadas as emoções primárias (amor, alegria, tristeza, raiva, medo e nojo) através de dinâmicas, rodas de conversa e acolhimento, 01 (um) encontro para finalização do programa com os alunos para retrospectiva e entrega dos certificados e por fim, 01 (um) encontro com pais e mestres para devolutiva final a respeito do programa.

Resultados

A análise dos resultados foi realizada através das oficinas e mediação com psicóloga responsável e mediadora auxiliar com ênfase em momentos de resgate e ressignificação de experiências relacionadas as emoções trabalhadas nas oficinas. O compartilhamento de relatos reais vivenciados possibilitou aos alunos a troca de experiências, conscientização, reflexão, inclusão e sobretudo, empatia. Deste modo, as crianças e adolescentes aprenderam a nomear, identificar e expressar suas emoções e sentimentos com coerência, promovendo o desenvolvimento da interação social, estabelecimento e fortalecimento de vínculos entre seus pares, assim como comprovarem a importância do outro em nossas vidas para atenuar nossos barulhos internos através do amor, da amizade, da paciência e do respeito às diferenças.

Conclusões

O Programa Saúde Emocional foi concluído com êxito em localidades diferentes divididas entre sede e zona rural, alcançando os objetivos propostos apresentando resultados significativos na vida das crianças e adolescentes tanto durante às intervenções no período de oficinas, quanto no contexto educacional e familiar através do trabalho em rede (Programa Saúde Emocional – Escola – Familia) colaborando para benefícios a longo prazo de maneira direta ou indireta para todos os envolvidos como melhora dos relacionamentos, equilíbrio e autorregulação emocional, desenvolvimento da empatia, aumento da autoestima e confiança, e desenvolvimento da resiliência.