A INTERCONSULTA NO ATENDIMENTO DO PROGRAMA DE PUERICULTURA: UM OLHAR MULTIPROFISSIONAL.

Apresentação

A Atenção Primária à Saúde- (APS) possui uma forte preocupação com o nascimento, crescimento e desenvolvimento sadio da criança. Neste contexto, na Estratégia de Saúde da Família (ESF), através das Unidades de Saúde da Família (UBS), é promovido o acompanhamento da saúde das crianças sendo desenvolvido pelo programa de puericultura, que engloba um conjunto de medidas e cuidados preventivos capazes de orientar a promoção da saúde e do bem-estar, bem como possibilitar a resolução de problemas que as afetam as crianças desde o seu nascimento. Logo pensando na Questão da expansão territorial surgiu a necessidade de formalizar e executar este cuidado integrado as crianças, com um olhar multiprofissional na perspectiva da interconsulta. O município de Rafael Jambeiro possui 10 Unidades de Saúde da Família, e 11 Unidades satélites afim de contemplar toda população quanto acesso devido à saúde. Ao analisar o perfil epidemiológico temos no Município um total de 515 crianças menores de cinco anos, logo confrontando estes dados com adesão destas crianças no acompanhamento do programa de puericultura, analisamos que estava abaixo da margem preconizada, na qualidade deste serviço. Sendo assim, em partilha com todas as enfermeiras, com a mesma problematização das UBS, criamos essa linha do cuidado afim de concretizar a assistência à saúde da criança de qualidade, com uma abordagem ampliada e compartilhada, afim de garantir a integralidade do cuidado.

Objetivos

Objetivo Geral: fortalecer a integralidade do cuidado as crianças de maneira holística da Unidade Básica de Saúde através da Interconsulta no atendimento do Programa de Puericultura com um olhar multiprofissional Objetivos Específicos: •Destacar a importância da Interconsulta multiprofissional no acompanhamento de Puericultura •Melhorar adesão no programa de Puericultura •Garantir a integralidade do cuidado a todas as saúde das crianças no território de abrangência.

Metodologia

Após reunião com todas enfermeiras, fizemos um levantamento dos dados referente adesão destas crianças ao programa de puericultura confrontando com o número de cadastramento. Selecionamos a “UBS do Paraguaçu como pioneira” para execução da nossa linha de cuidado, tendo em vista as particularidades pertinentes desta localidade, envolvendo desde a dimensão econômica, social, ambiental, educacional e cultural. Após este levantamento, traçamos de qual forma iríamos sistematizar este cuidado holístico, envolvendo todos os colaboradores da referida UBS conforme supracitado, além de alguns profissionais que compõem a nossa Rede de Atenção a Saúde, tais como: Pediatra, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo. Em relação aos atendimentos, estabelecemos para acontecer do cuidado multiprofissional, de forma trimestral, afim de todas UBS, serem contempladas, vale ressaltar que neste espaço acontecera o monitoramento destas crianças nas UBS, pela equipe.

Resultados

A partir do mês de novembro de 2023, quando foi iniciada, da UBS Paraguaçu com a presença dos seguintes profissionais: Enfermeira, Médico, Cirurgião Dentista, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Pediatra, no período em questão foram atendidos 26 crianças, no mês de fevereiro de 2024 os registros apresentaram 35 crianças assistidas, vele ressaltar que esta UBS, tem 66 crianças cadastradas. Sendo assim, ao comparar os dados com esses dois encontros foi possível analisar que esse modo de consulta proporcionou um atendimento mais dinâmico e equânime, com uma melhor avaliação clínica das crianças, agilizando o atendimento, identificando necessidades específicas e proporcionando a correção de condutas em tempo oportuno, garantindo um acompanhamento em nível de adesão ao programa.

Conclusões

Notou se que essa linha de cuidado, proporcionou uma adesão das crianças ao programa, tendo em vista o cuidado de forma especifica a cada particularidade da criança ao cuidado multiprofissional, a qual garante o atendimento multidisciplinar, a troca de saberes e a responsabilização mútua.