Visando contemplar as demandas do cenário atual que exige líderes capacitados não apenas em gestão técnica, mas também em habilidades interpessoais, capazes de motivar, engajar e liderar suas equipes em direção à excelência no serviço público a partir de um modelo de liderança adaptável, resiliente e inspirador, proporcionamos atividade de educação permanente em saúde, por meio de um treinamento experiencial com metodologias ativas de imersão dos participantes em situações reais e simuladas que provocaram aprendizados profundos e transformações significativas nos participantes. Essas atividades intitulada Semana de Treinamento para Desenvolvimento de Líderes e Estratégias de Acolhimento e Comunicação Assertiva no SUS, surgiram de uma nova maneira de pensar a formação dos profissionais, criando programas voltados para a atualização e formação capazes de despertar no profissional mudanças em suas práticas de trabalho, por meio problematização e simulação de resolutividade dos problemas no contexto em que o profissional está inserido, objetivando proporcionar cuidado humanizado, acolhimento e resolutividade às demandas das pessoas, famílias e comunidade. Essa oficina trouxe a qualificação de lideranças da saúde trazendo vantagens como a melhoria da assistência do Sistema Único de Saúde, estimulando também profissionais da rede à reflexão com relação a prática no serviço de saúde humanizado.
Fortalecer as habilidades técnica e interpessoais de liderança fomentando uma integração robusta entre as equipes de saúde do SUS.
Com a oficina Treinamento para Desenvolvimento de Líderes e Estratégias de Acolhimento e Comunicação Assertiva no SUS foi possível inovar os processos de formação dos trabalhadores da saúde rompendo os modelos tradicionais e cartesianos de formação em que promoviam capacitações descontextualizada e baseada na transmissão de informação, dificultando o entendimento do quão complexo é o processo saúde-doença e de trabalho. A metodologia experiencial adotada neste treinamento se destacou por oferecer uma semana de aprendizagem imersiva e interativa, onde os conceitos de liderança foram vivenciados na prática através de atividades, jogos, simulações e dinâmicas em grupo. Essa abordagem assegurou que os participantes não apenas entendessem teoricamente os princípios de liderança, mas também os experimentassem, refletissem sobre suas ações e aprendessem a partir de suas experiências e do feedback de seus colegas e facilitadores. Um dos diferenciais dessa experiência foi a possibilidade de se adaptar aos diversos setores e possíveis necessidades e estilos de aprendizagem dos participantes
A gestora municipal empenhada em melhorar os processos de fazer saúde com qualidade, fez análise e levantamento das necessidades de ações educativas dos trabalhadores, e essa surgiu não apenas pela dimensão técnica e teórica das práticas e procedimentos, mas também pela dimensão comunicativa e de articulação das ações de cuidado ao paciente. Nesse contexto vem proporcionando continuamente estratégias de fortalecimento do cuidado aos usuários e trabalhadores do SUS, para isso, defendeu a necessidade de por meio de simulação e problematização em uma oficina prática trabalhar criticamente nos espaços da saúde, transformando as práticas profissionais a partir dos problemas existentes, levando em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já possuem. Durante todos os dias foram apresentadas situações problemas de forma que os profissionais se colocassem no centro do processo de aprendizagem, o treinamento experiencial estimulou o desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos e tomada de decisão sob pressão. Finalmente, promoveu impacto nos participantes, pois as lições aprendidas e as competências desenvolvidas foram reais e diretamente aplicáveis aos desafios diários que essas lideranças enfrentam na saúde, sendo que em todos os setores já se observa mudanças e melhoria nos processos de gestão, ao ponto de ser afirmado e compartilhado entre os profissionais e a própria população assistida.
Esta abordagem promoveu não apenas a aquisição de novas habilidades, mas autoconhecimento, reflexão crítica e capacidade de adaptação, sendo realizado durante uma 1 semana de treinamentos diários experiências destinados aos líderes, o foco foi no desenvolvimento de competências de liderança, melhoria das relações interpessoais e na integração efetiva entre as equipes, visando a difusão e o aprofundamento da cultura organizacional com ênfase no engajamento, motivação e autorresponsabilidade. Este impacto foi ampliado pela reflexão e pelo compartilhamento de experiências eu aconteceram na realidade após a oficina e que foi possível perceber que os setores tiveram sua capacidade de resolutividade melhorada, potencialidades foram despertadas, incentivando a formação de uma rede de apoio entre os líderes de modo que problemas de relacionamento interpessoais foi visivelmente reduzidos, por meio de uma análise qualitativa, e também por meio de autoanálise os profissionais relatam suas mudanças de comportamentos. Somado a isso, observa-se empiricamente que a tomada de decisão está hoje fortalecida de forma inteligente, sensata, humana e profissional. Para isso, os facilitadores da oficina fizeram avaliação do perfil comportamental.