EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE LIDERANÇA: RELATO DAS OFICINAS DE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Apresentação

Visando contemplar as demandas do cenário atual que exige líderes capacitados não apenas em gestão técnica, mas também em habilidades interpessoais, capazes de motivar, engajar e liderar suas equipes em direção à excelência no serviço público a partir de um modelo de liderança adaptável, resiliente e inspirador, proporcionamos atividade de educação permanente em saúde, por meio de um treinamento experiencial com metodologias ativas de imersão dos participantes em situações reais e simuladas que provocaram aprendizados profundos e transformações significativas nos participantes. Essas atividades intitulada Semana de Treinamento para Desenvolvimento de Líderes e Estratégias de Acolhimento e Comunicação Assertiva no SUS, surgiram de uma nova maneira de pensar a formação dos profissionais, criando programas voltados para a atualização e formação capazes de despertar no profissional mudanças em suas práticas de trabalho, por meio problematização e simulação de resolutividade dos problemas no contexto em que o profissional está inserido, objetivando proporcionar cuidado humanizado, acolhimento e resolutividade às demandas das pessoas, famílias e comunidade. Essa oficina trouxe a qualificação de lideranças da saúde trazendo vantagens como a melhoria da assistência do Sistema Único de Saúde, estimulando também profissionais da rede à reflexão com relação a prática no serviço de saúde humanizado.

Objetivos

Fortalecer as habilidades técnica e interpessoais de liderança fomentando uma integração robusta entre as equipes de saúde do SUS.

Metodologia

Com a oficina Treinamento para Desenvolvimento de Líderes e Estratégias de Acolhimento e Comunicação Assertiva no SUS foi possível inovar os processos de formação dos trabalhadores da saúde rompendo os modelos tradicionais e cartesianos de formação em que promoviam capacitações descontextualizada e baseada na transmissão de informação, dificultando o entendimento do quão complexo é o processo saúde-doença e de trabalho. A metodologia experiencial adotada neste treinamento se destacou por oferecer uma semana de aprendizagem imersiva e interativa, onde os conceitos de liderança foram vivenciados na prática através de atividades, jogos, simulações e dinâmicas em grupo. Essa abordagem assegurou que os participantes não apenas entendessem teoricamente os princípios de liderança, mas também os experimentassem, refletissem sobre suas ações e aprendessem a partir de suas experiências e do feedback de seus colegas e facilitadores. Um dos diferenciais dessa experiência foi a possibilidade de se adaptar aos diversos setores e possíveis necessidades e estilos de aprendizagem dos participantes

Resultados

A gestora municipal empenhada em melhorar os processos de fazer saúde com qualidade, fez análise e levantamento das necessidades de ações educativas dos trabalhadores, e essa surgiu não apenas pela dimensão técnica e teórica das práticas e procedimentos, mas também pela dimensão comunicativa e de articulação das ações de cuidado ao paciente. Nesse contexto vem proporcionando continuamente estratégias de fortalecimento do cuidado aos usuários e trabalhadores do SUS, para isso, defendeu a necessidade de por meio de simulação e problematização em uma oficina prática trabalhar criticamente nos espaços da saúde, transformando as práticas profissionais a partir dos problemas existentes, levando em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já possuem. Durante todos os dias foram apresentadas situações problemas de forma que os profissionais se colocassem no centro do processo de aprendizagem, o treinamento experiencial estimulou o desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos e tomada de decisão sob pressão. Finalmente, promoveu impacto nos participantes, pois as lições aprendidas e as competências desenvolvidas foram reais e diretamente aplicáveis aos desafios diários que essas lideranças enfrentam na saúde, sendo que em todos os setores já se observa mudanças e melhoria nos processos de gestão, ao ponto de ser afirmado e compartilhado entre os profissionais e a própria população assistida.

Conclusões

Esta abordagem promoveu não apenas a aquisição de novas habilidades, mas autoconhecimento, reflexão crítica e capacidade de adaptação, sendo realizado durante uma 1 semana de treinamentos diários experiências destinados aos líderes, o foco foi no desenvolvimento de competências de liderança, melhoria das relações interpessoais e na integração efetiva entre as equipes, visando a difusão e o aprofundamento da cultura organizacional com ênfase no engajamento, motivação e autorresponsabilidade. Este impacto foi ampliado pela reflexão e pelo compartilhamento de experiências eu aconteceram na realidade após a oficina e que foi possível perceber que os setores tiveram sua capacidade de resolutividade melhorada, potencialidades foram despertadas, incentivando a formação de uma rede de apoio entre os líderes de modo que problemas de relacionamento interpessoais foi visivelmente reduzidos, por meio de uma análise qualitativa, e também por meio de autoanálise os profissionais relatam suas mudanças de comportamentos. Somado a isso, observa-se empiricamente que a tomada de decisão está hoje fortalecida de forma inteligente, sensata, humana e profissional. Para isso, os facilitadores da oficina fizeram avaliação do perfil comportamental.