GESTÃO INCLUSIVA, PARTICIPATIVA E COLABORATIVA: UM OLHAR NA POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

Apresentação

A construção de um equipamento de saúde que fomente e fortaleça os princípios doutrinários e organizativos do SUS, carece que seja pautada na construção em rede, com estímulo ao protagonismo social em saúde, com valorização da equipe e dos usuários. A intersetorialidade permeada pela dicotomia do acesso e da acessibilidade oportunizam o fortalecimento das ações de saúde e consolidam os direitos assegurados na Constituição. A gestão inclusiva e participativa alicerçada no diálogo colaborativo, permite ao gestor direcionar o equipamento social em saúde de forma a promover o pertencimento e construir um ambiente harmônico, humanizado e inclusivo. O Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu em seu processo de implantação e operacionalização, busca agregar saberes e práticas que permitam refletir uma gestão transparente, ética, responsável e que busca garantir e aperfeiçoar o sistema de saúde.

Objetivos

Apresentar o processo de gestão do Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu e compartilhar experiências exitosas de boas práticas em saúde.

Metodologia

Através do planejamento estratégico e da construção do ciclo do PDCA, a gestão do hospital, de maneira colaborativa e com escuta sensível e qualificada, traça estratégias de gestão e viabiliza a implantação de um modelo operacional participativo e resolutivo. Através de reuniões setoriais, análise de ouvidoria e demais estratégias de controle social, as ações e serviços são avaliados e (RE)visados.

Resultados

Como resultado das ações, o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu vem se destacando na rede Humaniza SUS, com reconhecimento do processo de trabalho e da gestão ampliada e participativa. Para além da publicização junto ao Ministério da Saúde, o HRPP tem seu trabalho reconhecido no território e valorado por usuários e gestores.

Conclusões

Com análise do processo do processo de trabalho e das avaliações internas e externas, é possível inferir a prática exitosa do desenho de gestão e operacionalização do hospital, condição que fortalece as práticas em saúde e enaltece a saúde como direito assegurado e garantido constitucionalmente.