A partir dos novos arranjos de cuidado em saúde mental, provocados pela luta dos movimentos sociais, entende-se que a organização dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) devem se direcionar a promoção de saúde mental na perspectiva de atender e superar dificuldades, assim como frente às demandas diárias das relações que se estabelecem e que o sofrimento se expressa. Neste sentido, a Política Nacional de Humanização (PNH) com objetivo de efetivar os princípios do SUS, traz como estratégia a Clínica Ampliada, a qual rompe com a prática clínica centrada na doença, dando espaço para singularidade, para valorização dos diferentes saberes e atuação para além dos pedaços fragmentados. O projeto “Conto das Emoções” surge como uma possibilidade de cuidado em saúde mental que leva em consideração o conceito de clínica ampliada, buscando valorizar o sujeito e sua singularidade, seguindo uma abordagem mais humanizada em que as histórias e contos dos participantes têm um lugar de protagonismo.
Descrever à atuação do profissional psicólogo residente em saúde da família no desenvolvimento do Projeto “Conto das Emoções” cujo objetivo está em articular atividades em torno das emoções e sentimentos através das Equipes de Saúde da Família e de Atenção Ambulatorial Especializada, na perspectiva da Clinica Ampliada e intersetorialidade, ampliando o cuidado em saúde mental para pessoas em sofrimento psíquico.
O presente trabalho configura-se como um relato de experiência, relacionado à atuação do residente psicólogo através da criação de um grupo de usuários em sofrimento psíquico, atendidos ou não em atenção ambulatorial especializada. Os encontros ocorreram entre os meses de Junho de 2023 a Dezembro de 2023 nos períodos da manhã e tarde, sendo o total de dez encontros realizados. Os momentos consistiam em psicoeducação sobre temas relacionados às emoções e sentimentos, como também sobre uma emoção ou sentimento específico, a partir disso, eram elaboradas atividades com utilização de estratégias dinâmicas e de gamificação que produziram histórias e contos com base nas experiências vivenciadas pelos participantes levando em conta uma emoção apresentada. Os temas desenvolvidos estavam em conceito e diferenças de emoções e sentimentos, características e classificação das emoções, responsabilidade afetiva, acolhendo e cuidando das emoções, emoções e pensamentos, partes da emoção e desenvolvendo inteligência emocional. As emoções apresentadas em cada encontro foram: alegria, medo, surpresa, saudade, raiva, superação, tristeza, compaixão, decepção e gratidão.
Os encontros realizados foram capazes de promover acolhimento e escuta sensível aos participantes que, no ambiente, puderam expressar emoções e sentimentos, resgatando memórias e possibilitando através dos seus contos e histórias a compreensão sobre seus afetos. Além disso, o desenvolvimento do projeto foi fundamental para a promoção de protagonismo, autonomia dos sujeitos, assim como valorização da subjetividade, permitindo a ressignificação de suas histórias e a consciência sobre o processo saúde-doença que vivenciam, causando impacto positivo em sua saúde mental.
As práticas educativas no campo da saúde são entendidas como recursos fundamentais para qualidade de vida dos sujeitos, estas são capazes de fortalecer o autocuidado, além de permitir o conhecimento e desenvolvimento de habilidades e técnicas que promovam melhoria nos aspectos relacionados à saúde. A psicoeducação se configura como uma estratégia de educação em saúde, sendo caracterizada como uma tecnologia breve, estruturada, semidireta e focada na resolução de problemas, em que instrumentos psicológicos e pedagógicos são integrados com objetivo de ensinar o sujeito sobre o processo de adoecimento que enfrenta, oferecendo possibilidades terapêuticas. (Ravaioli, 2019) Assim, percebe-se que o andamento do projeto foi uma experiência positiva para os participantes, assim como para os profissionais que mediavam às propostas, por proporcionar espaço de cuidado em que as dificuldades manifestadas nas histórias e contos passavam por um novo processo de elaboração e ressignificação.