IMPORTÂNCIA DA AGILIDADE E MULTIDISSIPLINARIDADE EM CASOS DE CÂNCER DE BOCA NA SOBREVIDA DO PACIENTE

Apresentação

O câncer de boca representa o sexto tumor mais prevalente em todo o mundo. Apesar de não ter uma única etiologia, as que mais prevalecem nesse tipo de câncer são o álcool e o fumo. Segundo Neville et al (2009) o carcinoma de células escamosas (CCE) corresponde a 94% das malignidades orais. Nesse sentido, com essa incidência relevante, compreende-se a necessidade de uma busca cada vez mais eficaz por estudos que englobam a atuação do cirurgião dentista na prevenção, diagnóstico e tratamento dessa patologia, pois este tem um papel expressivo no diagnóstico precoce de câncer oral, principalmente na elaboração de ações e políticas preventivas contra malignidades que possam acometer e prejudicar o prognóstico. Sabe-se que durante todo o processo de tratamento, após a identificação da enfermidade, o paciente é exposto a uma grande fragilidade física e psicológica que o acomete juntamente com a doença e o tratamento. Nesse sentido, os relatos de casos que obtiveram sucesso no tratamento precoce, buscavam proporcionar ao paciente não somente o tratamento físico e com terapias coadjuvantes, mas sim a agilidade da equipe e, principalmente, o atendimento humanizado. A capacitação e entendimento do odontólogo na identificação desse câncer são razões primordiais que influenciam severamente no êxito da intervenção terapêutica, já que o desconhecimento profissional está intimamente relacionado ao diagnóstico tardio.

Objetivos

Objetivo Geral Ratificar a importância do cirurgião dentista estar apto na avaliação bucal dos pacientes frente aos casos de câncer de boca, juntamente com uma equipe multidisciplinar, buscando agilidade no diagnóstico e no tratamento, aumentando assim a sobrevida e conforto do paciente. Objetivos Específicos: Conscientizar e capacitar a equipe de atenção básica na identificação de casos de câncer de boca, principalmente o cirurgião-dentista e trazer a importância da atuação destes profissionais e de uma equipe multidisciplinar para a eficiência de um diagnóstico rápido, aumentando a chance de sobrevida dos pacientes. Apresentar um caso clínico onde a agilidade citada acima mostrou um resultado muito promissor na sobrevida da paciente.

Metodologia

Foi abordado com toda equipe do psf a importância do diagnóstico precoce nos casos de CA de boca, principalmente com os dentistas das demais unidades de saúde. Após a realização do treinamento da equipe foi identificado em uma paciente uma lesão na região retromolar direita, a lesão possui sangramento espontâneo e característica erosiva. Após a análise, constatou-se a necessidade de uma biópsia incisional para melhor avaliação do quadro clínico apresentado, pois, durante o exame, com os conhecimentos histopatológicos necessários, a dentista responsável notou uma alteração patológica importante. Para confirmar e concluir a hipótese diagnóstica, foi realizada uma biópsia incisional que foi enviada para o laboratório. A conclusão do exame histopatológico foi de papiloma escamocelular invasivo, com grau histológico diferenciado: (G1)irregular com tecido acastanhado e elástico. Esses dados confirmam o fato da importância de uma equipe bem treinada e reforça o pensamento do quão fundamental é o estudo e conhecimento aplicados corretamente na vida dos pacientes, o quanto o diagnóstico precoce aumenta as chances de sobrevida e como o tratamento multiprofissional por fisioterapeutas, psicólogos, médicos e dentista dar conforto e recuperação para a mesma. Após a conclusão diagnóstica, a paciente foi encaminhada para a médica e gestor local para assim ser direcionada para o hospital referência em tratamento oncológico e finalizou o seu tratamento.

Resultados

O treinamento realizado com toda equipe das UBS tem mostrado resultados positivos e tem trazido para os pacientes de Pindaí tratamentos eficazes em casos de câncer de boca identificados precocemente. A referida paciente foi diagnosticada, assim como outros casos, com câncer de boca, a mesma recebeu apoio psicológico antes de iniciar o tratamento, visto que essa realidade abala muito o paciente podendo interferir negativamente no prognóstico. O gestor vigente entrou em contato em tempo hábil com o hospital de referência para dar seguimento ao tratamento. O apoio por médico, dentista, psicólogo e fisioterapeuta trouxe resultados promissores e mostrou muito eficaz no tratamento do caso. A partir dos resultados obtidos, é notório que a influência que uma equipe multidisciplinar, no que tange um atendimento digno e completo, tem total relação com os resultados dos terapêuticos positivos de câncer oral, pois, sabe-se que um tratamento completo envolve inúmeras vertentes que ultrapassam o diagnóstico e que devem ver vistas e consideradas, para que um tratamento tenha sucesso. Com isto, objetiva-se que a ampliação de métodos de abordagem terapêutica, conscientização e conhecimento, bem como o aumento de campanhas preventivas do câncer de boca são fundamentais para a conscientização da população.

Conclusões

O treinamento realizado com toda equipe das UBS tem mostrado resultados positivos e tem trazido para os pacientes de Pindaí tratamentos eficazes em casos de câncer de boca identificados precocemente. O apoio multidisciplinar frente aos casos de câncer de boca se mostrou impressindivel na sobrevida do paciente, visto que este se sente incapacitado e abalado psicologicamente. Sendo assim a ampliação de métodos de abordagem terapêutica, conscientização e conhecimento, bem como o aumento de campanhas preventivas do câncer de boca são fundamentais para a conscientização da população.