PROJETO NEURO MOVI-MENTE, O SUS ESTREITANDO LAÇOS NA NEURO REABILITAÇÃO, EM IRECÊ-BA.

Apresentação

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade, foram registrados 98.843 óbitos por doenças cerebrovasculares no país em 2020, condições que impactam significativamente no Sistema Único de Saúde, tendo registro de 164.200 internações por AVC em 2021, com valor anual de R$ 250.962.127,21, conforme dados do Sistema de Informações Hospitalares. Pessoas com alguma condição de sequela neurológica costumam sofrer impactos negativos em vários aspectos da vida, como o social, o pessoal e o profissional. Este projeto é desenvolvido para os pacientes que já passaram pela reabilitação na fisioterapia ambulatorial e atua com foco na autoestima e na independência destes pacientes. É realizado no anexo da Unidade Básica de Saúde Centro 1 desde 2022 e está voltado para os usuários que já receberam alta do tratamento fisioterapêutico ambulatorial decorrentes de condições neurológicas por diversas patologias que acometeram o sistema nervoso. Desta forma ele busca minimizar todos esses impactos devolvendo a melhora da autoestima muitas vezes perdidas assim como promover a melhora nas diversas atividades tais como: pegar objetos, erguer os braços, escrever à mão, digitar no celular, levantar-se e sentar-se com maior independência entre outros. Assim, esta ação faz parte da segunda etapa da intervenção fisioterapêutica e tem como finalidade potencializar o processo de neuroplasticidade, com intuito de restaurar o máximo possível da autonomia do paciente.

Objetivos

Geral: Proporcionar o máximo da funcionalidade, devolver a autoestima e encorajar o paciente neurológico ao retorno do convívio social. Específicos: Orientar sobre exercícios para melhorar a coordenação motora trabalhar o realinhamento postural e restaurar funções como o equilíbrio, a força e os movimentos. Desenvolver ações sobre as formas da saúde coletiva, favorecendo o atendimento em grupo principalmente relacionadas com a função neuro muscular. Compartilhar experiências do dia a dia que sirvam de exemplos e incentivo a todo grupo.

Metodologia

O projeto neuro MOVI-MENTE acontece semanalmente as terças feiras no espaço Mais Saúde anexo da UBS Centro 1 com duração mínima de 50 minutos. É composto por adultos de ambos os sexos em grupos formados de até seis pessoas acompanhados de perto pela profissional fisioterapeuta. Os usuários participantes foram acometidos por patologias neurológicas e já fizeram o atendimento fisioterapêutico ambulatorial. Estes são encaminhados para o projeto quando recebem alta do atendimento ambulatorial. A prática é dividida em roda de conversa com relatos das experiências vividas, educação em saúde e cinesioterapia em grupo. Os usuários são reavaliados a cada 10 encontros, respondendo a um questionário e observados através do olhar clínico onde são avaliados principalmente os parâmetros da sua funcionalidade e da autoestima para a possibilidade de alta e consequentemente a entrada de novos participantes. Dentre as patologias temos: Doença de Parkinson, TCE, TRM e AVC. São utilizados materiais a exemplo de: faixas de theraband, bolas simples, arco de pilates, garrafinhas com areia, bola suíça, bastões dentre outros que possam auxiliar as práticas corporais. A cada alta dada o usuário é convidado a prestar seu depoimento sobre os encontros e estimulado a continuar se exercitando de forma rotineira.

Resultados

Entre 2022 e 2024 foram realizados 498 atendimentos sendo 60% por sequelas de AVC, 10% TCE, e 30% outros. O grupo tem sido formado na sua maioria por pacientes do sexo masculino chegando a um média de 80%. Ao final de cada ciclo no último encontro antes da ALTA, vários relataram que a sua autoestima foi recuperada e que se sentiam mais encorajados de conviverem em sociedade. Também foi observado parâmetros quanto a sua funcionalidade na independência da marcha, equilíbrio e realinhamento postural. Essa ação é de fácil acesso aos usuários do SUS especificamente os que foram atendidos no ambulatório do Centro de Fisioterapia de Irecê. Desde o seu início vem contribuindo para oferta de um cuidado fisioterapêutico integral, oportunizando aos pacientes acometidos por patologias neurológicas a possibilidade de ingressarem neste projeto através de uma experiência exitosa para nossa população porém, a maior relevância é devolvermos aos nossos usuários uma promoção da saúde e sua inserção no convívio social com a melhora significativa da qualidade de vida.

Conclusões

Com a constância dos encontros através deste projeto evidencia-se a melhora da postura e da consciência corporal, da força muscular, do equilíbrio e da mobilidade dos pacientes o que contribui para potencializar também os ganhos adquiridos na fisioterapia ambulatorial realizada anteriormente. Com continuidade dos exercícios através da cinesioterapia melhora a mobilidade articular, favorece o recrutamento da musculatura, corrige-se a postura e melhora o equilíbrio. Assim, comprovamos que os encontros semanais combatem significativamente os impactos negativos que as sequelas de patologias neurológicas causam ao paciente, devolvendo mais qualidade de vida através da funcionalidade reestabelecida e da melhora da autoestima. A finalidade do projeto: MOVI-MENTE é propiciar a todos — paciente e família — uma vida com mais autonomia e bem-estar, já que busca desenvolver o máximo de funcionalidade e independência da pessoa acometida. A partir disso, o paciente readquire sua identidade e tem maior possibilidade de ser reinserido de forma mais participativa na sociedade.