Situado na região Nordeste da Bahia, Campo Formoso é um município que abrange uma área de 7.161,83 km² com população de 71.754 habitantes, em que 37,32% está áreas urbanas e 62,68% em áreas rurais, incluindo 173 povoados subdivididos em 8 regionais. A assistência farmacêutica possui uma equipe de seis farmacêuticos sendo um coordenador e gestor, três na farmácia básica, pois possui atendimento farmacêutico, um no Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e um na ponta da assistência. O município possui 21 unidades de saúde com Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus) operante para gestão de estoque, levando a uma alta demanda por medicamentos em toda a região. Devido a diversidade geográfica, o município enfrenta desafios na oferta de medicamentos do componente básico. Para enfrentar esses desafios e fortalecer a assistência farmacêutica no SUS, foi desenvolvido o projeto intitulado “Farmácia Cinco Estrelas”. Através de um roteiro de visitação, busca-se fiscalizar e padronizar todas as farmácias as unidades de saúde do município, visando melhorar a logística de pedidos, dispensação, armazenamento e adequação dos ambientes nas farmácias das unidades de saúde, garantindo acesso adequado aos medicamentos e contribuindo para a saúde e qualidade de vida da população de Campo Formoso.
Implementar melhorias na gestão da assistência farmacêutica das unidades de saúde de Campo Formoso visando alcançar o nível de excelência e eficiência, com o objetivo principal de tornar as farmácias municipais referência de qualidade, garantindo o abastecimento regular de medicamentos essenciais do elenco básico do município e promovendo a satisfação e bem-estar da população.
O projeto “Farmácia cinco Estrelas” adotou uma metodologia estruturada em etapas. Inicialmente, foi realizada uma análise do perfil de cada unidade de saúde. Com base nessa análise, foi elaborado um roteiro de visitação dividido em três partes: avaliação das condições de temperatura e umidade inspeção da estrutura física, em que é avaliado a limpeza do ambiente, organização e validade dos medicamentos avaliação do sistema Hórus (ajuste de estoque, cadastramento de receita e logística de pedido). Cada quesito avaliado recebe uma pontuação de 1 a 5, sendo 1 ruim e 5 excelente. Ao final da visita, calculou-se a média das pontuações para determinar a classificação final da farmácia. O documento é validado com a assinatura do farmacêutico responsável e do atendente da farmácia. Após a avaliação é determinado o procedimento a ser tomado em cada unidade de saúde, parabenizando o êxito e/ou fazendo as devidas alterações para que a farmácia se adeque a padronização proposta pelo projeto, garantindo o fornecimento eficiente de medicamentos essenciais e alcançando o objetivo de tornar as farmácias municipais referência de qualidade em Campo Formoso.
Após 4 meses de execução, o projeto “Farmácia 5 Estrela” já apresenta resultados significativos. Na primeira visita, o farmacêutico orientou os 21 funcionários responsáveis pelas farmácias nas unidades de saúde sobre o funcionamento do projeto, adequando todas as unidades para receberem nota máxima. Foram realizadas readequações estruturais, como a disposição das prateleiras minimizando a ação de luz e umidade. Durante esse processo, identificaram-se diversas dificuldades, como ajuste de estoque no sistema Hórus. Com o estoque ajustado, o reabastecimento de medicamentos tornou-se mais eficiente, resolvendo problemas de logística de pedidos e abastecimento. O contato entre atendentes e profissionais farmacêuticos facilitou a gestão do estoque mínimo, garantindo o fornecimento contínuo de medicamentos à população. Além disso, foram identificados e estão sendo resolvidos problemas como logística reversa para redistribuição de medicamentos com pouca saída ou validade próxima, e o cadastramento de receitas de pacientes, fundamental para a logística de pedidos de medicamentos pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Essas ações já demonstram melhorias significativas na assistência farmacêutica, refletindo o compromisso do projeto em garantir o acesso e a qualidade dos serviços de saúde em Campo Formoso.
O projeto “Farmácia 5 Estrelas” representa um marco na assistência básica do SUS em Campo Formoso, destacando a importância da presença do farmacêutico nas unidades de saúde. O objetivo de padronizar as farmácias do setor público do município visa proporcionar uma assistência mais eficiente aos pacientes dependentes do Sistema Único de Saude (SUS) para seus tratamentos. Além disso, o projeto promove a valorização dos colaboradores, concedendo às farmácias um selo de excelência, contribuindo para a prevenção de perdas e melhorando a logística de distribuição de medicamentos a nível municipal. A população é diretamente beneficiada, tendo acesso garantido a todos os medicamentos do componente básico ofertados pelo município e recebendo orientações diretas do profissional farmacêutico, que compreende a realidade de cada unidade de saúde. Essas medidas demonstram o compromisso em proporcionar uma assistência farmacêutica de qualidade, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade de Campo Formoso.