A execução das atividades da Caravana Amor por Nossa Gente foi realizada em Várzea da Roça – Bahia, município que apresenta abrangência populacional estimada de 14.135 habitantes e extensão territorial de 468,407km² (IBGE, 2021). As ações foram desempenhadas num contingente de 6.208 pessoas residentes da zona rural, com estatística de 3.256 domicílios destas localidades, que pertence à microrregião de Jacobina, macrorregião Centro-Norte. O Município conta com seis Unidades de Saúde da Família (USF’s) e quatro postos satélites, compostos por equipe multidisciplinar, quais fizeram parte do projeto da Caravana e levaram para as comunidades rurais serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de Várzea da Roça através da Secretaria de Saúde. As ações da Caravana foi um sucesso nas localidades que foram realizadas. Os atendimentos foram executados com o propósito de acolher as demandas de saúde da população, levando os serviços para mais perto dos moradores, promovendo promoção em saúde e visibilizando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).
Relatar a experiência acerca da Caravana Amor por Nossa Gente no município de Várzea da Roça, com a colaboração das equipes das USF’s e demonstrar de que forma as ações e atendimentos foram executadas.
Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a Caravana Amor por Nossa Gente, executado pelas equipes das USF’s do município, com abordagem qualitativa, através das ações ofertadas para o público, tendo a população das comunidades rurais como protagonistas. Os atendimentos foram realizados por demanda espontânea, minimizando assim eventuais demandas reprimidas. A Caravana foi divulgada através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e meios de canais de comunicação, como cards nas redes sociais, carro de som e rádio.
As ações foram realizadas com periocidade mensal, em diferentes comunidades rurais, abordando as reais necessidades da população. Os serviços ofertados pela Caravana Amor por Nossa Gente foram: atendimento de enfermagem, atendimento médico, atendimento de enfermagem, atendimento médico, atendimento odontológico, atendimento nutricional, atendimento psicológico, atendimento com fonoaudiólogo, avaliação antropométrica, vacinação, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, orientações de combate às endemias, realização de testes rápidos para Hepatites e ISTS, testagem de COVID para casos sintomáticos, avaliação de fisioterapia, confecção e atualização de cartão do SUS e cadastramento para realização de mamografia. Os serviços oferecidos tiveram uma boa aceitação da população, que oportunizaram o momento para esclarecer eventuais dúvidas sobre os atendimentos fornecidos. Certificando assim que a Caravana apresentou um resultado positivo, considerando que após o acesso as ações e informações, foi possível contribuir com a minimização de doenças e riscos de agravos.
Por intermédio das experiências vivenciadas, observou-se que através das atividades da Caravana Amor por Nossa Gente foi possível contribuir para o bem-estar físico, mental e social da população. As medidas de promoção em saúde ressaltaram a relevância do SUS, evidenciando a responsabilidade da gestão do município pela situação de saúde do território. Desse modo, pode-se afirmar que a implantação das ações da Caravana exigiu esforços no que concerne ao planejamento e manutenção das atividades executadas, sendo assim, torna-se relevante a continuação do projeto por todo o território do município, sendo imprescindível desenvolver estratégias inovadoras que impactem positivamente na ampliação do projeto.