Pilates na Parede como Prática Integrativas e Complementares e Promoção de Saúde funcional caracteriza-se por trabalhar o corpo na sua integralidade como método ao acondicionamento físico, favorecendo aos músculos que se tornem mais fortes, alongados e flexíveis, integrando o corpo e a mente. Pode ser realizado por pessoas de todas as faixas etárias, tanto para quem busca uma atividade física, quanto para reabilitação de algumas patologias, levando a uma mudança na qualidade de vida. A atividade realizada no setor Siast (Saúde do Trabalhador) em Hospital Especializado Lopes Rodrigues de saúde mental, ministrada pela fisioterapeuta, promove o Pilates na Parede utilizando a parede como apoio para corporificar os exercícios de alongamento, flexibilidade, alinhamento biomecânico, capacidade cardiorrespiratória, reabilitação, integração entre equipes com ambiente agradável e sistema proprioceptivo devidamente estimulado ao menor risco de quedas e lesões. Apesar dos diversos estudos científicos existentes, notório uma escassez sobre os efeitos em contextos laborais, atividade sendo realizada desde mês de novembro de 2023 como exercício utilizando o próprio peso corporal e de baixo impacto no hospital de saúde mental como os colaboradores .
Avaliar , promover e reabilitar atividade física do Pilates na Parede como qualidade de vida e saúde de um grupo de colaboradores e servidores do Hospital Especializado Lopes Rodrigues em Feira de Santana – Bahia.
Este método de avaliação caracteriza-se como uma atividade física que proporcione benefício tanto para o corpo quanto para a mente na variação podendo avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde dos colaboradores e servidores .Participaram desta atividade 10 colaboradores e servidores do Hospital Especializado Lopes Rodrigues em buscas de benefícios ao corpo e mente e reabilitação como acondicionamento físico apresentado pelo setor Saúde do Trabalhador (Siast), sendo (09) do sexo femenino e (01) do sexo masculino. Foi aplicado avaliação de condicionamento físico com fortalecimento muscular, flexibilidade e controle da respiração em abordagem de integridade de membros superiores e inferiores . Explorando em detalhes os princípios do Pilates na Parede, seus benefícios para o corpo e como prática integrativa e complementar podendo ser uma opção eficaz para melhorar sua saúde e preservação físico e mental aos praticantes como atividade funcional e reabilitação. Participantes possui frequência de exercícios físicos 2 x por semana em dia alternados em um tempo de 50 minutos. Diferentemente do convencional, no qual são utilizados equipamentos específicos, o Pilates na Parede utiliza apenas o peso do próprio corpo e a resistência proporcionada pela parede, o que torna a prática acessível a todos, sem a necessidade de equipamentos.
A prática de exercícios regulares constitui um elemento importante para garantir um estilo de vida saudável prevenindo assim qualquer tipo de doença física e /ou mental. A rotina profissional cercada de compromissos e responsabilidades pode fazer com que algumas pessoas não proporcionem a prática de exercícios físicos, como prioridade, deixando assim um espaço aberto para o estresse e deteriorização da saúde. Participantes do método de Pilates na Parede lesionados relataram 80% na melhora aos sintomas da lesão na prática, ajuste no equilíbrio e satisfação no âmbito de trabalho. No exercício profissional de fisioterapeuta e analisando os sujeitos participantes de um modo geral pôde perceber que a prática de atividade do Pilates na Parede proporcionou uma melhora bastante considerável no nível de dor e bem estar, bem como em relação às limitações que cada um apresentava devido as suas atividades laborais e estresses do dia-a-dia.
Tais achados possibilitam uma maior compreensão acerca da atividade física, saúde e qualidade na melhora de força, vitalidade, bem estar em âmbito das tarefas profissionais, fazendo necessário a realização de novas atividades com evidência científica, atribuindo a participação maior da unidade e presença de grupo do sexo masculino e de servidores que estão em via de aposentadoria, concluindo que a participação vem em menor integração. Com o apoio da gestão possibilitando e proporcionando que a atividade funcional venha a ser utilizado com mais frequência dentro da fisioterapia aliviando quadros álgicos e reabilitação e também fortalecendo uma prática voltada ao lazer e ao bem-estar dos praticantes, torna se eficaz a realização da atividade em colaboradpres e servisores portadores de doenças crônicas com capacidade física, na qual os componentes do sedentarismo, ansiedade, estresse, dor crônica pouco responsiva ao tratamento medicamentoso e com influência emocional.