GRUPO MULTIDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ASPECTO AUTISTA (TEA).

Apresentação

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento complexo que se caracteriza por déficits na comunicação oral e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos sociais. Pessoas com autismo poderão apresentar prejuízos, tanto na linguagem verbal, quanto na não verbal. Apresentam dificuldades em compreender expressões faciais, gestos, símbolos e metáforas. Possuem três níveis de gravidade, são eles: ➢ Grau leve (Nível 1) ➢ Grau moderado (Nível 2) ➢ Grau Severo (Nível 3) A estimativa brasileira referente ao número de pessoas com autismo indica dois milhões de brasileiros, é importante destacar que a ocorrência de autismo é maior no sexo masculino, com a proporção de 5 meninos para cada menina, dessa forma, calcula-se aproximadamente um caso de autismo para cada 42 nascimentos de meninos, enquanto que para o sexo feminino a relação seria de um caso para cada grupo de 189 meninas.

Objetivos

A equipe multiprofissional trabalha com o objetivo de alcançar a melhora progressiva da qualidade de vida do paciente, definindo as condutas em conjunto e envolvendo a família do autista frequentemente.

Metodologia

O interesse pela realização desse grupo originou-se do desejo de fazer uma intervenção que beneficie a qualidade de vida dos pacientes do município de Esplanada, visando estimular a aquisição de novas habilidades e a minimização de comportamentos inadequados e improdutivos socialmente com essas crianças. Diante disso, uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista e assistente social em que todos os envolvidos pensem juntos e com os mesmos objetivos em mente, focando nas características e necessidades do paciente em questão é essencial, pois certamente trará melhores resultados e ganhos para todos os envolvidos, principalmente para o paciente.

Resultados

Devido a alta demanda de crianças com autismo no município e a preocupação de como ofertar um atendimento que pudesse atender os pais que procuravam o serviço de saúde, o grupo Nasf passou a atender esse publico, em grupos de ate 6 crianças por hora, com musica terapia, estímulos sensoriais, pinturas, trabalho de interação social, emoções e vários outros métodos que são elaborados antes pela equipe multi profissional.

Conclusões

O grupo entra em recesso de acordo com a equipe e aos finais de ano o responsável pelo paciente recebe um questionário para relatar a evolução do paciente e ate mesmo da sugestões de melhoras. Os pacientes favorecidos com a terapia em grupo, mostraram uma evolução significativa na interação social com os colegas de grupo e em casa, melhora em atividades de vida diária e em vários outros aspectos.