DENTISTA NA ESTRADA: LEVANDO SORRISOS ÀS COMUNIDADES RURAIS.

Apresentação

Buritirama, cidade do oeste da Bahia, pertencente à macrorregião de saúde de Barreiras e, à microrregião de Ibotirama, possui cerca de 19 mil habitantes, segundo o último senso do IBGE, desses, a maioria está localizada na Zona Rural do município, que também é a maior em questão territorial, do que a Zona Urbana. Com 6 Unidades de Saúde da Família, das quais, 3 atendem exclusivamente território Rural, foi possível verificar a necessidade de maior abrangência e facilidade no acesso dos usuários aos serviços odontológicos desenvolvidos a partir do Programa de Saúde Bucal inserido na Atenção Primária à Saúde. A partir dessa percepção, surgiu a ideia de se desenvolver uma estratégia, na Zona Rural, de acesso ao serviço odontológico de forma mais efetiva e que fosse acessível à essa população.

Objetivos

A estratégia tem como objetivo principal levar o atendimento odontológico do município de Buritirama para as Unidades Satélites na zona rural. Como objetivos específicos, maior acesso ao serviço odontológico e aumento de ações de promoção à saúde.

Metodologia

As 3 USF que atendem à Zona Rural do município de Buritirama possuem Unidades Satélites de Saúde, que são localizadas em comunidades-chave de seus territórios adscritos, com o intuito de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, tendo em vista que a distância geográfica entre algumas comunidades e sua USF de referência chega a mais de 40 quilômetros. A partir disso, o município fez a aquisição de um Consultório Odontológico Portátil, munido com Caneta de alta rotação elétrica, caneta de baixa rotação e sugador, que é utilizado pelos 3 dentistas alocados nas Unidades de Saúde de referência da zona rural. Esse Consultório Odontológico Portátil passou, então, a ser direcionado para as Unidades de Saúde Satélite do município, permitindo o acesso dessa população mais isolada ao serviço odontológico prestado na Atenção Primária à Saúde de Buritirama. Para tal, de acordo com a agenda de cada USF, o Dentista de referência vai até a Unidade Satélite e realiza o atendimento pré-agendado, com a ajuda dos ACS da localidade e região. No dia do atendimento nas localidades, a eSF também realiza sala de espera e atividades educativas voltadas para a saúde bucal.

Resultados

A experiência Dentista na Estrada trouxe ganhos visíveis para a população da zona rural de Buritirama. A partir da implantação do projeto, em 2023, os Dentistas puderam acompanhar mais de perto a realidade dos usuários que vivem em localidades mais distantes de sede do município, possibilitando traçar condutas terapêuticas adequadas de forma individual, além de aumentar a parte educativa em saúde bucal nessas localidades, levando informação de qualidade para os usuários, família e coletividade. A receptividade do projeto é grande, tanto por parte da população, quanto por parte dos profissionais envolvidos na ação e que notam seus benefícios a curto, médio e longo prazo dentro da saúde bucal dos usuários. Para além da ação prática, a parte de educação em saúde bucal também se mostra muito satisfatória e eficaz, a partir da abordagem assertiva e profissional dos temas relacionados à odontologia.

Conclusões

O projeto Dentista Na Estrada vem se mostrando eficiente no atendimento aos usuários que vivem em comunidades mais distantes da zona urbana de Buritirama. A abordagem humanizada, visando promoção em saúde é um dos diferenciais do projeto, que usa, além da tecnologia dura (o consultório móvel), tecnologia leve e leve-dura, como parte significativa de sua abordagem. O número de atendimentos realizados pelo projeto aumenta a cada nova visita às comunidades, o que também demonstra a confiança e eficácia que os usuários notam no projeto.