“UPINHA”: UBS 24H EM MUNICÍPIO PEQUENO SEM UNIDADE HOSPITALAR

Apresentação

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) INSTITUÍDO NOS ANOS 90, PROPORCIONOU O ACESSO UNIVERSAL A UM SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE, QUE ATENDE MAIS DE 190 MILHÕES DE PESSOAS ANUALMENTE, DE FORMA INTEGRAL E GRATUITA. CONSIDERADO UM DOS MAIORES E MAIS COMPLEXOS SISTEMAS DE SAÚDE PÚBLICA DO MUNDO, ABRANGE DESDE SIMPLES ATENDIMENTOS ATÉ ASSISTÊNCIA DE SAÚDE ESPECIALIZADA E DE MAIOR DENSIDADE TECNOLÓGICA. OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO SUS SÃO AGRUPADOS DE ACORDO COM O GRAU DE COMPLEXIDADE PARA ATENDER AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO E ORGANIZADOS EM NÍVEIS DE ATENÇÃO E ASSISTÊNCIA À SAÚDE SENDO ELES: ATENÇÃO PRIMÁRIA, ATENÇÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA. NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, PORTA DE ENTRADA PREFERENCIAL DOS USUÁRIOS DO SUS, A MAIORIA DOS PROBLEMAS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO PODEM SER RESOLVIDOS E QUANDO NECESSÁRIO ENCAMINHADOS PARA TRATAMENTO NA REDE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA, NOS NÍVEIS SECUNDÁRIOS OU TERCIÁRIOS. O MUNICÍPIO DE RODELAS, LOCALIZADO NO NORTE DO ESTADO DA BAHIA, COM UMA POPULAÇÃO ESTIMADA ENTRE 10.189 A 13.584, NÃO DISPÕE DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) E UNIDADE HOSPITALAR, O QUE LEVOU A BUSCAR FORMAS, DE GARANTIR ASSISTÊNCIA DE SAÚDE AS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS, PRINCIPALMENTE APÓS O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF). DESSA FORMA, IMPLANTOU UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE COM ATENDIMENTO AMPLIADO DE 24 HORAS, DE DOMINGO A DOMINGO, CONTENDO ANEXO COM SALA DE PARTO PARA REALIZAÇÃO DE PARTOS DE GESTANTES QUE CHEGAM EM PERÍODO EXPULSIVO.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: OFERTAR ATENDIMENTO 24 HORAS AS URGÊNICAS E EMERGÊNCIAS DA POPULAÇÃO RODELENSE DURANTE A SEMANA, SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A)DESCREVER A LÓGICA ASSISTENCIAL DO MODELO DE ATENÇÃO UPINHA 24H B) IDENTIFICAR E PREVENIR AGRAVOS, ALÉM DE PROMOVER MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO. C) AMPLIAÇÃO DO ACESSO DOS INDIVIDUOS EM HORÁRIOS NOS QUAIS AS USF NÃO ESTÃO EM FUNCIONAMENTO DIMINUINDO O RISCO DE FRAGMENTAÇÃO DO CUIDADO.

Metodologia

A UBS DR. JOSÉ ALVENTINO LIMA DISPÕE DE UMA ESTRUTURA COM RECEPÇÃO, SALA DE COORDENAÇÃO/DIREÇÃO, DE TRIAGEM, CONSULTÓRIO MÉDICO, FARMÁCIA, SALA DE PROCEDIMENTO E PREPARAÇÃO DE MEDICAMENTOS, SALA DE ECG, CONFORTO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, DOS ENFERMEIROS, MOTORISTAS E MÉDICO, ESTERILIZAÇÃO, EXPURGO, SALA DE PRÉ-PARTO E PARTO, LAVANDERIA, COPA, DML, DEPÓSITO DE RESÍDUOS INFECTANTES E PERFORUCORTANTES, SALA VERMELHA, ENFERMARIAS MASCULINA, FEMININA, INFANTIL E DE ISOLAMENTO DE CONTATO, LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS, SALA DE RAIO-X ESALA DE ULTRASSONOGRAFIA. FUNCIONA EM REGIME DE ESCALA, COM EQUIPE COMPOSTA POR UM MÉDICO, UM ENFERMEIRO, QUATRO TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, UMA ENFERMEIRA OBSTETRA, UMA PARTEIRA, UM TÉCNICO EM RADIOLOGIA, UM BIOMÉDICO, TRÊS TÉCNICOS DE LABORATÓRIO E QUATRO MOTORISTAS. CONTA COM O SISTEMA DE REGULAÇÃO E URGÊNCIA (SUREM) DA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA,FORTALECENDO A CONTINUIDADE DO CUIDADO POR MEIO DO ENCAMINHAMENTO DOS PACIENTES PARA OUTROS SERVIÇOS QUE COMPÕE A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE PARA ATENDIMENTO E TRATAMENTO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE. E A TELECARDIOLOGIA, SERVIÇO DE TELEDIAGNÓSTICO QUE DISPONIBILIZA LAUDOS DE ELETROCARDIOGRAMA ONLINE. AS USF’S DO MUNICIPIO ATUAM EM HORÁRIO PADRÃO DAS 8 ÀS 12 E DAS 14 ÀS 17 HORAS, SÃO ENCAMINHANDO PARA A UPINHA DANDO CONTINUIDADE AO ATENDIMENTO PERMITINDO POSTERIORIMENTE A INCERSSÃO DOS DESFECHO NO PEC (PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO), POIS A UPINHA NÃO DISPÕE DE SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO.

Resultados

A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VÊM CONTRIBUINDO PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO, PRINCÍPIO DO SUS, COM PRESTAÇÃO DE CUIDADOS EM SAÚDE À POPULAÇÃO, EM QUE PRESTA ATENDIMENTO A CERCA DE 1.500 PESSOAS MENSALMENTE. COM A DISPONIBILIDADE DOS SERVIÇOS DE ULTRASSONOGRAFIA, RAIO-X, EXAMES LABORATORIAIS, O SUREM E A TELECARDIOLOGIA, A UNIDADE REALIZA ANUALMENTE CERCA DE: – 960 EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA – 1440 RAIO-X – 1728 EXAMES LABORATORIAIS – 240 ELETROCARDIOGRAMAS – 264 REGULAÇÕES. DESSA FORMA, A UNIDADE VEM PRESTANDO ASSISTÊNCIA AS DEMANDAS DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS DO MUNICÍPIO, SENDO RESOLUTIVA EM MUITAS DAS DEMANDAS DE SAÚDE QUE CHEGA NA UNIDADE E QUANDO SE FAZ NECESSÁRIO UMA ASSITÊNCIA ESPECIALIZADA E DE MAIOR DENSIDADE TECNOLÓGICA PRESTA-SE OS PRIMEIROS ATENDIMENTOS E REALIZA-SE O ENCAMINHAMENTO DOS PACIENTES PARA O NÍVEL SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO POR MEIO DA CENTRAL ESTADUAL DE REGULAÇÃO.

Conclusões

POR INTERMÉDIO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, OBSERVOU-SE QUE É UMA ESTRATÉGIA PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE EM MUNICÍPIOS QUE NÃO DISPÕEM DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO E HOSPITAL DE PEQUENO PORTE. O MUNICÍPIO DE RODELAS FICA LOCALIZADO A MAIS DE 100 KM DO HOSPITAL REFERÊNCIA MAIS PRÓXIMO E ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DA UBS 24 HORAS UPINHA ESTÁ SENDO POSSÍVEL OFERTAR ASSISTÊNCIA NOS TURNOS DA NOITE, FINAIS DE SEMANA E FERIADOS À POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO E MUNICÍPES CIRCUNVIZINHOS, DESSE MODO, PODE-SE AFIRMAR QUE A IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES DA UPINHA EXIGIU ESFORÇOS NO QUE CONCERNE AO PLANEJAMENTO E MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES EXECUTADAS, SENDO ASSIM, TORNA-SE RELEVANTE A CONTINUAÇÃO DA AÇÃO NO MUNICÍPIO, ALÉM DE SER UMA ESTRATÉGIA POSSÍVEL A SER DISCUTIDA EM ESTÂNCIAS DE PACTUAÇÃO INTERFEDERATIVA PARA O FINANCIAMENTO EM UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE, DANDO SUPORTE NUM MESMO ESPAÇO FISICO SEM OCORRER CONCORRÊNCIA OU SOBREPOSIÇÃO DAS AÇÕES E EQUIPE MULTIPROFISSIONAL.CONSEGUEM REALIZAR UM ATENDIMENTO INTEGRAL AO PACIENTE E PROMOVER A INTERSETORIEDADE ENTRE VÁRIOS PONTOS DE ATENÇÃO EM SAÚDE DO MUNICÍPIO E SEM PERDER DE VISTA A TERRITORIALIZAÇÃO TÃO IMPORTANTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE.