A vacinação é a principal ferramenta de prevenção primária de doenças além de uma das medidas mais bem sucedidas da saúde pública. O Projeto Vacinas: Mitos e Verdades têm por objetivo levar para a população do Município de Barreiras conhecimento sobre a importância das vacinas e com isso aumentar a cobertura vacinal no município levando a toda população conhecimento e informação sobre o tema. Entre os fatores que influenciam para a subvacinação estão a hesitação vacinal e a propagação de fakenews sobre os imunizantes. Apesar de estudos comprovarem a eficácia das vacinas e descartarem a associação delas com doenças como o AVC e autismo, a recusa em se vacinar ou de permitir a vacinação de crianças e idosos persiste. A percepção positiva sobre a importância, segurança e eficácia das vacinas diminuiu ao longo dos anos. O projeto será realizado em todo o município abordando através de banners e folders explicativos sobre o desenvolvimento e a distribuição de vacinas, explicando como estas funcionam para proteger o nosso corpo contra germes portadores de doença, além disso serão apresentadas oficinas e palestras para os agentes e colaboradores de saúde fortalecendo a capacidade e a humanização dos mesmos e diminuindo a fragilidade da comunicação com a população.
O Projeto Vacinas: Mitos e Verdades têm por objetivo levar para a população do Município de Barreiras conhecimento sobre a importância das vacinas e com isso aumentar a cobertura vacinal no município levando a toda população conhecimento e informação sobre o tema.
O projeto será realizado em todo o município abordando através de banners e folders explicativos sobre o desenvolvimento e a distribuição de vacinas, explicando como estas funcionam para proteger o nosso corpo contra germes portadores de doença, além disso serão apresentadas oficinas e palestras para os agentes e colaboradores de saúde fortalecendo a capacidade e a humanização dos mesmos e diminuindo a fragilidade da comunicação com a população.
A vacinação no município de Barreiras ocorre de forma efetiva nas ESFs e UBSs onde a população é vacinada de forma sistemática. Na zona rural a vacinação ocorre mensalmente no formato extra muro (casa a casa e instituições de ensino).
Contudo, esse projeto tem intuito de poder auxiliar no fortalecimento das ações de Imunização, superando os desafios encontrados, visando o aumento das coberturas vacinais em todo território nacional.