CORPO E MENTE: BENEFÍCIOS DO PILATES PARA GESTANTES DO MUNICÍPIO DE CAPIM GROSSO

Apresentação

Pilates é um método de associação físico e mental que trabalha o corpo e a mente de forma coesa trata-se de uma técnica que vem crescendo cada vez mais no Brasil e é utilizada não só como condicionamento para equilíbrio do corpo e da mente mais também como terapia (ROCHA et al, 2007 LIMA et al, 2009). De acordo com Nascimento e Mejia (2012), a gravidez tem relação com diversas mudanças musculoesquelética, quando as mulheres fazem o método de pilates como se fosse um exercício físico acaba promovendo vários benefícios para se ter um parto normal, tanto físico como emocional, pois, este método melhora a dor na área, fornece estabilidade ligamentar, articular e muscular, corrige a postura, fortalece e alonga totalmente os músculos, e relaxa bastante a gestante neste tempo. O projeto Pilates para Gestantes no município de Capim Grosso BA, teve início no ano 2013, com a perspectiva de auxiliar no bem estar das gestantes, promovendo a preparação do assoalho pélvico para auxiliar no trabalho do parto normal, e na recuperação do pós-parto, mesmo na cesárea, além da segurança das praticantes no momento do parto, melhora da postura e das dores que ocorrem durante a gestação devido a mudança no corpo. As gestantes são acompanhadas por uma Fisioterapeuta com formação no método Pilates.

Objetivos

•Promover a preparação do assoalho pélvico para auxiliar no trabalho do parto •Reduzir as dores que ocorrem durante a gestação e melhorar a postura das gestantes •Possibilitar a terapia buscando equilíbrio entre corpo e mente através do pilates •Promover socialização entre as gestantes e melhora da autoestima

Metodologia

O projeto do Pilates cobre toda nossa rede, proporcionando a todas as gestantes acompanhadas pelas UBS o acesso às aulas. As aulas acontecem nas zonas rurais da cidade (Pedras Altas, Caiçara, Peixe) e na sede, no Posto do Estado, localizado no bairro Oliveira, onde atende todas as gestantes do município de Capim Grosso, por demanda livre. As aulas são realizadas semanalmente, onde as gestantes realizam as atividades uma ou duas vezes por semana, com duração de uma hora cada. As gestantes são orientadas pela enfermeira que a acompanha no pré-natal, sobre a importância do método durante a gestação e orienta a mesma a buscar o serviço, onde é realizado o cadastro para participação do grupo.

Resultados

O projeto teve início no ano de 2013 e segue até a data atual, tendo beneficiado centenas de gestantes, que relataram melhora na qualidade do sono, controle do peso, melhora na respiração, melhora da postura, melhora autoestima, melhora circulação, inserção social (onde as mesmas trocam várias experiências e criam vínculos), segurança e facilitação durante o trabalho do parto, e melhora na recuperação do corpo no pós-parto, entre outros benefícios que são relatados pelas mesmas. A prática regular do método durante a gestação e após o parto promove uma melhor recuperação do trabalho de parto e do parto propriamente dito, promovendo a grávida à base para readquirir as formas anteriores com o programa pós-parto (ENDACOTT, 2007).

Conclusões

O projeto foi de grande êxito no município, tanto que se mantém até a presente data, mudando seu formato apenas no momento da Pandemia, onde as aulas ocorreram via meet para garantirmos que as gestantes tivessem acesso aos benefícios do método pilates mesmo em um momento de incertezas, fragilidade e vulnerabilidade.