DOM BASÍLIO-BA EM MOVIMENTO: A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EQUIPE DA USF

Apresentação

Em 2006, foi aprovada a Política Nacional de Promoção da Saúde que inseriu a prática de atividade física na estratégia de promoção de saúde, reforçando a importância do estilo de vida fisicamente ativo. Essa conjuntura culminou com a inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na Atenção Primária à Saúde (APS) em projetos que visem à promoção, proteção e reabilitação da saúde, sendo uma dessas ações o incentivo financeiro pelo Ministério da Saúde para implementação de ações de atividade física na APS. Desse modo, o município de Dom Basílio, através da Portaria GM/MS Nº 1.105, de 15 de maio de 2022, inseriu o PEF nas Unidades de Saúde da Família (USF) como estratégia para aumentar a prática de atividade física na população, minimizar os riscos ocasionados pela inatividade física, promover saúde, reabilitar, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal.

Objetivos

Geral: Promover a saúde dos usuários das Unidades de Saúde da Família através da atividade física. Específicos: Prevenir doenças e reduzir complicações por doenças crônicas Fortalecer o trabalho multiprofissional, a fim de ofertar um cuidado integral.

Metodologia

Em Dom Basílio, em 2023, o PEF foi inserido em 03 equipes de USF (02 na zona rural e 01 na sede), cumprindo uma carga horária de 40 horas, contando ainda com um PEF residente do Permusf. Articulado com a equipe mínima e com a equipe multiprofissional do NASF, o PEF realiza diversas atividades com os usuários do SUS, tanto individuais como coletivas, priorizando os grupos de maior vulnerabilidade como idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças, pessoas com deficiências, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mulheres, escolares, dentre outros. Dentre as atividades realizadas, destacam-se a avaliação das limitações físicas de cada usuário e dos aspectos que inviabilizam a prática de exercícios físicos verificação dos exercícios mais adequados a cada usuário estabelecimento individual da intensidade, volume e duração dos movimentos determinação dos intervalos de descanso entre os exercícios e de que forma as atividades serão executadas análise e orientação de onde e como os exercícios serão feitos: em casa, ao ar livre, na unidade, na academia da saúde orientação sobre as práticas que precisam ser adotadas para a segurança do usuário elaboração de planos de ações adequados para cada usuário compartilhar as informações com demais membros da equipe participação nas reuniões de equipe, visitas domiciliares e atividades multiprofissionais orientação ao usuário sobre a relação entre os exercícios físicos e os benefícios advindos da sua prática.

Resultados

Desde fevereiro deste ano, já foram realizados em torno de 160 atendimentos individuais e mais de 120 atividades coletivas com os usuários contemplados. Com a realização das atividades, os PEF já identificaram nos usuários alguns resultados como: contribuição para o controle do peso adequado melhora na qualidade do sono melhora na coordenação motora e funções cognitivas de crianças melhora na integração e no desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais de crianças e adolescentes melhora na capacidade respiratória e fortalecimento muscular melhora no alívio de dores osteomusculares melhora no humor e redução da sensação de estresse e de sintomas de ansiedade e depressão promoção do prazer, relaxamento, divertimento e disposição contribuição para a inclusão social e fortalecimento de laços vínculos resgate de aspectos da cultura local, principalmente nas comunidades rurais além de diversos benefícios para a saúde física e mental relatados pelos participantes.

Conclusões

Apesar do curto tempo de inserção do PEF na APS de Dom Basílio, é possível notar, através dos resultados alcançados e de relatos de usuários que participam das atividades ou de seus familiares, a importância da atuação desses profissionais enquanto promotores da saúde. Dentre os profissionais da atenção básica, o PEF é considerado o mais capaz para orientar atividades físicas, sendo um facilitador para aumentar as chances dos indivíduos serem fisicamente ativos, gerando benefícios adquiridos com a prática de atividade física orientada, bem como, colaborando com os demais profissionais da equipe na promoção e reabilitação da saúde e na prevenção de doenças. Os usuários das unidades que ainda não foram contempladas com o PEF têm solicitado à gestão municipal sua inserção na equipe. A adesão satisfatória dos usuários contemplados às atividades e grupos ofertados comprovam que a população tem se tornado cada vez mais consciente da importância do cuidado com a saúde. A prática da atividade física na APS contribui ainda como uma boa alternativa para a redução de gastos públicos com medicação e possíveis internações que com o devido cuidado podem ser evitados, reforçando a relevância do PEF no SUS.