As estratégias de assistência com qualidade, acolhimento humanizado e fidelização nos serviços de saúde deixaram de ser uma atitude isolada e tornou-se hoje um imperativo técnico e social, onde a sociedade está cada vez mais exigente e conceituada dos seus direitos, sobretudo em relação aos serviços a elas prestados pelos órgãos públicos. Com essa exigência, torna-se fundamental a atualização em criação de normas, mecanismos, aprimoração de metodologias de gestão e intensificação de treinamentos para construir um padrão inovador que possa fidelizar cada vez mais os usuários aos serviços da atenção primária, cuidando de sua Saúde de forma preventiva e não reativa, alcançando assim, a longevidade digna e estável. O maior gerador de percalços no Sistema Único de Saúde, atualmente, não é o assistencialismo, e sim a falta de Gestão em indicadores assistenciais com uma captação estratégica, qualificada e com capacidade de produtividade eficiente e eficaz, concluindo-se na acreditação do paciente. Presidente Jânio Quadros, está localizado no Sudoeste da Bahia, com uma população estimada de 13 mil habitantes e tem uma cobertura de 100% da atenção primária, que em sua estrutura é composta por sete unidades básicas de saúde e um centro de reabilitação. E neste projeto, apresentamos o Planejamento Estratégico como ferramenta de fortalecimento dos serviços assistenciais de saúde que poderão garantir e fortalecer a integralidade, equidade e universalização que o país tanto precisa.
Objetivo geral: Garantir a assistência integral com o fortalecimento da atenção primária a Saúde, por meio da Gestão, planejamento e captação estratégica efetiva e permanente. Objetivos específicos: Ter o Programa Previne Brasil como parâmetro para captação de possíveis outros indicadores e patologias que devem ser tratados com prevenção através do Diagnóstico Precoce, para além do fortalecimento a acreditação do usuário nos serviços assistenciais das Estratégias de Saúde da Família.
O Programa Previne Brasil traz uma proposta assistencialista de captação ponderada com prioridade em sete indicadores de saúde, na qual, faz-se necessário uma análise e gestão geral do ambiente interno e externo. Partido deste pressuposto, foram realizados métodos para otimizar o funcionamento da Estratégia de Saúde da Família, divididas em cada quadrimestre do ano de 2022. O primeiro quadrimestre foi planejado e concretizado com o intuito de capacitar os gestores e líderes da atenção básica. Com foco na padronização da qualidade de atendimento e funcionamento das unidades de saúde, foram realizados encontros de dezembro de 2021 até janeiro de 2022, com introdução de ferramentas como SWOT, plano de ação 7W3H1I, GUT, entre outras, que auxiliaram os planejamentos quadrimestrais das equipes. Na primeira semana de março, realizado um encontro com gestores das unidades de saúde para avaliação de fluxos de gestão das unidades, bem como estratégias utilizadas até o momento para superação de obstáculos. À última semana de março, realizada visita técnica pelo Secretário e Direção, em todas as ESF’s. Em maio de 2022, foi realizada reunião geral com toda e equipe da Atenção Primária para planejamento das ações, estratégias e objetivos do segundo quadrimestre. Durante última semana de maio, realizada nova visita às ESF’s pelo Secretário e Direção, para cooperação técnica e avaliação de metas. Em setembro, realizada nova reunião geral para planejamento do último quadrimestre de 2022.
Após a realização dos encontros com as equipes da atenção básica, foi possível observar uma melhora importante na iniciativa de criação de projetos e estratégias para suprir as demandas reprimidas anteriormente, em cada unidades das esf’s. A melhora do fluxo das unidades e da comunicação com a população foi observada pela crescente adesão dos usuários às ações e projetos, bem como pela melhora das notas de indicadores do previne brasil. Obtivemos, ao primeiro, segundo e terceiro quadrimestre, as notas 9,98 9,92 e 10. Não apenas obtida a melhoria da qualidade de atendimento e funcionamento da atenção básica, como também a manutenção desse padrão.
Durante todo o ano de 2022 foi trabalhando a implementação do modelo de Gestão a ser desenvolvidos junto as equipes de Estratégia de Saúde da Família consoante aos usuários de cada território, tendo como objetivo principal, a longevidade e acreditação do usuário com o uso correto da atenção primária a saúde. Foram comprovados através de todas as ferramentas e processos trabalhados que a Gestão e Planejamento de ações dos serviços assistenciais garantem a cobertura integral, no qual, também ficou comprovando que os avanços da captação estratégica só são possíveis através do aprimoramento, organização e inovação das ações para com os usuários.