A cidade de Presidente Jânio Quadros, está localizada na região Sudoeste do Estado da Bahia, tendo uma população estimada de 13.000 habitantes, sendo 6.587 mulheres e 6.413 homens. Dentro do contexto da saúde, o referido município, porta de 100% da cobertura de assistência a Atenção Primária a Saúde, podendo salientar a credibilidade e acreditação que este serviço tem de seus usuários, refletindo em sua avaliação geral do Programa Previne Brasil, com ISF 10, sendo essa a nota máxima. Em 2020, com o início da pandemia da COVID19, todos os serviços assistenciais de saúde foram imensamente prejudicados. Pacientes com várias doenças e diagnósticos, tiveram seu tratamento comprometido e interrompido, para além da assistência preventiva. Diante do exposto, em setembro de 2021, foi realizado um planejamento com captação estratégica, sendo a sua primeira ação com foco no diagnóstico precoce do Câncer de Mama, que foi realizado no mês de outubro, do dia 22 ao dia 25 de outubro, em uma unidade escolar no município. Naquele período, foi realizado um levantamento junto as equipes de saúde da família, identificando o número de 1.287 mulheres com a faixa etária de 50 a 69 anos, com esse dado, definimos nosso público-alvo, com isso, montamos e ofertamos uma Carteira de Serviços com 1.600 exames de Ultrassonografia mamária, além de atividades educativas junto a equipe multiprofissional e população presente nesta ação.
Objetivo Geral: Ofertar e garantir as mulheres com idade de 50 a 69 anos e mulheres com casos já diagnosticados como Câncer de Mama na família, o acesso a assistência para diagnóstico precoce. Objetivo Específico: Realizar a captação estratégica do público-alvo, estendendo a assistência da ação para os territórios de zona rural caso houvesse um índice de faltosos, tendo como objetivo principal a efetividade desta ação.
O Rastreio das pacientes em perfil de risco para câncer de mama – entre 50 e 69 anos de idade, ou com histórico familiar positivo para câncer de mama – foi consolidado através da Estratégia de Saúde da Família, avaliando toda a população adscrita ao município, ao dia 15 de setembro de 2021. A captação das pacientes identificadas no perfil do projeto foi realizada através de duas estratégias: promoção de vídeos de relatos de caso de pacientes reais do município contando suas próprias histórias da doença, desde o rastreamento, até tratamento e acompanhamento bem como através dos Agentes Comunitários de Saúde, que fizeram busca ativa às pacientes-alvo. O projeto foi ofertado do dia 22 a 25 de outubro de 2021, com realização do exame de ultrassonografia de mama, emissão instantânea de resultado com orientações pelo médico ultrassonografista, e, caso necessário, encaminhamento ao mastologista.
Foram identificadas 1.287 mulheres que se enquadram no perfil de risco do câncer de mama. Como forma de garantia da universalidade, disponibilizamos através da carteira de serviços 1.600 exames de ultrassonografias mamárias – cerca de 20% a mais da quantidade identificada no rastreio inicial, sendo planejado para a captação espontânea. Durante os quatro dias de ação, realizamos o total de 1.430 exames de ultrassonografias mamárias, com 49 pacientes encaminhadas ao médico especialista. Devido a questões climáticas que dificultaram o acesso de uma porção da população da zona rural do território da Estratégia de Saúde da Família de Curral Velho, impossibilitando o comparecimento ao evento, fez-se necessário estender a programação, levando a assistência deste serviço até a população local nos dias 11 e 17 de novembro de 2021, com a realização de mais 68 exames de ultrassonografias mamárias, totalizando 1.498 exames. Sendo encaminhadas mais 03 mulheres para o médico especialista. Aos dias 17, 19 e 24 de novembro de 2021, efetuaram-se as 52 consultas com médico mastologista, sendo diagnosticados 6 casos de câncer de mama, com início imediato do tratamento.
Ainda que a mamografia seja o exame padrão-ouro para o rastreio de câncer de mama na população de mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e considerando o perfil específico de um pequeno município do interior da Bahia com indisponibilidade deste serviço em sua estrutura, utilizamos a ultrassonografia de mama como exame alternativo visando a universalidade do acesso de toda a população janioquadrense. O projeto foi realizado com cobertura de 98% da população-alvo, tendo sucesso na identificação de casos em fase precoce. As pacientes faltantes ao evento foram posteriormente captadas e as que se fizeram necessário, encaminhadas. Atualmente, o tratamento das 06 mulheres diagnosticadas com o Câncer Mama foi concluído e está em fase de acompanhamento semestral. Seguiremos com a perspectiva de levar Saúde cada vez mais perto de todas as pessoas, assegurando a elas uma atenção primária cada vez mais efetiva, tendo como prioridade a longevidade com qualidade de vida e segurança. Melhorando sempre a satisfação de nossos usuários com a garantia de um serviço de saúde cada vez mais digno e que não só possa atender as necessidades do momento, mas que possa olhar adiante, para um futuro cada vez mais saudável, seguro e próspero.