HEMOLASERTERAPIA (ILIB) EM SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME

Apresentação

A anemia falciforme é uma das doenças genéticas mais comuns no Brasil, grave e suas principais manifestações clínicas são as crises dolorosas e quadros de infecção. A elevada letalidade da anemia falciforme reflete a gravidade da doença e o seu grande impacto social. Pode apresentar implicações sérias desde os primeiros anos de vida e levar a morte caso não tenha uma assistência adequada.Destacam-se também os problemas bucais decorrentes dela que são graves e podem precipitar crises dolorosas e inúmeros quadros de infecção (BRASIL, 2007 BRASIL, 2018). O que pode ser feito nos serviços de saúde para prevenir as alterações provocadas pela anemia falciforme? Terapia celular para úlceras de perna, hidratação oral, doppler trans craniano para prevenção do comprometimento neurológico, triagem pré-natal e teste do pezinho para um diagnóstico precoce, uso de vacinas, uso de antibióticos profiláticos e para o tratamento de infecções, prevenção de complicações, promoção da saúde e do autocuidado (BRASIL, 2018). Estas provocam grande impacto da qualidade de vida dos indivíduos acometidos também. A motivação para realizar este projeto pela equipe da assistência e gestão foi contribuir no tratamento das pessoas com doença falciforme através do uso desta inovação em biotecnologia que é a hemolaserterapia (ILIB), no âmbito do SUS.

Objetivos

Aplicar a hemolaserterapia (ILIB) nos pacientes com doença falciforme atendidos no Centro de Especialidades Medicas e Odontológicas de Cabaceiras do Paraguaçu– Bahia, com o intuito de contribuir na prevenção de sintomatologia dolorosa e melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença falciforme no tratamento odontológico.

Metodologia

As pessoas com a doença falciforme (crianças e adultos) atendidos pelas Unidades de Saúde da Família são avaliadas pela equipe multidisciplinar e encaminhadas para tratamento odontológico no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas do município de Cabaceiras do Paraguaçu. Para o atendimento as pessoas com doença falcifome a equipe atua na avaliação pelo exame clínico, laboratoriais e entrevista semiestruturada para obtenção de dados sociodemográficos e clínicos (entrevistas para o diagnóstico, desenvolvimento do processo de cuidado e avaliação da qualidade de vida) para a intervenção (ILIB) do plano de cuidados antes e após o tratamento odontológico como cirurgias, endodontia e outros procedimentos.

Resultados

Nosso projeto teve início em Setembro de 2022, sendo 2 pessoas beneficiadas inicialmente. Das pessoas com doença falciforme encaminhadas para o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas de Cabaceiras do Paraguaçu, com indicação cirúrgica para a realização do tratamento odontológico, a principal queixafoi medo da dor. O ILIB contribuiu para melhora do sono e diminuição das crises de dor. Em relação a qualidade de vida, houve melhora no aspecto psicológico como diminuição do medo do tratamento odontológico e mudanças nas práticas de vida que intensificaram o autocuidado e bem-estar. A intervenção mostrou-se adjuvante no tratamento da anemia falciforme, podendo contribuir na prevenção de sintomatologia dolorosa e contribuindo para melhorar a qualidade de vida.

Conclusões

Com a introdução. Nesse sentido,este projeto se propõe a aprofundar a aplicação de novas tecnologia no âmbito da saúde para o tratamento de pessoas com doença falciforme e sua efetividade em relação a sua sintomatologia, alterações hematológicas e qualidade de vida. O uso da hemolaserterapia, no âmbito do SUS pode se constituir em uma inovação de grande relevância para este grupo populacional.